cara, são dois deckbuilders com estilos bem diferentes. Vou listar alguns aqui.
AEON'S END
- você nunca embaralha seu descarte. Quando seu baralho acaba você vira o descarte na ordem que estava e essa é sua nova pilha de compra. É uma mudança sutil, mas faz diferença DEMAIS no gameplay, pois retira a aleatoriedade de reembaralhar seu deck, e é um dos grandes diferenciais desse jogo (nunca vi isso em nenhum outro deckbuilding)
- a cada partida existe uma "loja" com 9 cartas diferentes (cada uma com varias copias) Naquela partida todos os jogadores vao construir seu baralho com apenas essas 9 cartas sorteadas para a partida.
- cada personagem tem um poder especial unico (um "ultimate" que voce pode usar apos obter X cargas), e um deck inicial com 1-2 cartas unicas. Fora isso, todo o deckbuilding de todos os jogadores vai ser feito com o pool de 9 cartas
- O jogo é um boss battler. A partida já começa no boss, e a construção de baralho ocorre durante a batalha
- a variabilidade entre uma partida e outra é dada pela escolha do Boss, pelas 9 cartas disponiveis na loja, pela escolha de personagens iniciais, pelo baralho de ataques do Nemesis (boss), e pela aleatoriedade da ordem de turno em cada rodada (a ordem do turno é sempre aleatoria em cada rodada)
- duração média/longa, mas num limiar tolerável
SLAY THE SPIRE
- Deckbuilding padrão, quando seu baralho de compra acaba você embaralha o descarte pra fazer uma nova pilha de compra. Vêm com toda a aleatoriedade inerente a essa mecânica
- Cada personagem começa com um baralho inicial diferente (apesar de serem bem parecidos no inicio), e durante a partida você vai obtendo novas cartas para o seu baralho, que podem ser cartas genéricas (que pode entrar no baralho de qualquer personagem), e as cartas específicas do seu personagem. Essas cartas você vai ganhando ao longo da partida apos as batalhas, e é sempre por meio de sorteio (ex.: apos uma batalha cujo premio é uma nova carta você sorteia 3 cartas e escolhe uma delas pra entrar no seu baralho)
- No jogo você vai progredindo por um caminho que se ramifica, enfrentando inimigos, descansando e melhorando cartas, comprando novas cartas e itens com dinheiro, e resolvendo eventos, até chegar no final e enfrentar um boss. O jogo se passa ao longo de 3 atos
- a variabilidade entre partidas é dada pelo sorteio do boss em cada ato, pelas escolhas de cartas que voce faz pro seu deck ao longo da partida, e pelos itens/eventos que voce resolve ao longo do caminho, além da aleatoriedade envolvida no baralho e ataques de inimigos
- duração LONGA (jogar os 3 atos seguidos vai demorar umas 5-6h)