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  2. Geral
  3. Pirateou o board game? Como isso impacta a você mesmo?

Pirateou o board game? Como isso impacta a você mesmo?

  • fabiomoon007
    216 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00709/05/24 09:25
    fabiomoon007 » 09/05/24 09:25

    Vou te dizer quem é que mais odeia o pnp: o cara que anuncia Brass Birmingham usado a R$ 1.000, bem como o cara que anuncia Concordia tb usado a R$ 700 aqui na Ludopedia.

    11
  • Ryuukenshin23
    16 mensagens MD
    avatar
    Ryuukenshin2309/05/24 09:44
    Ryuukenshin23 » 09/05/24 09:44

    Opa, e ai! 

    Tem vário ótimos pontos a se levantar mesmo sobre esse tema. 
    E que a pirataria ganha muito na competição é pelo valor, mesmo que destrua todo no processo.

    Os jogos de tabuleiro estão cada vez mais custando muito caro. Tendo jogos a custarem metade de um salário minimo. Fazendo com que o produto board game fique cada vez mais nichado. Com acesso cada vez mais para quem tem mais renda poder comprar e jogar. Lógico que ainda tem promoções de lojas e editoras, de queima de estoque. Só que não da para confiar sempre nessa prática, por riscos aos estados de jogos, amassados, peças faltando e mofo. Fora o risco do jogo que queria comprar se esgotar e a revenda desse jogo ficar a valores insanos. 

    Próprio Five Tribes comentado antes aqui, é um exemplo que é revendido a um preço muito alto, Tikal, Guerra do Anel (Segunda Edição) e por aí vai. São alguns exemplos de jogos revendidos a preços altos, e tudo bem. Se você não quer pegar a esse preço, não pegue ou espere baixar o preço. Mas o valor de copias piratas aparecem ser uma boa opção para se adquirir aquele jogo que você tanto queria, seja pelo preço, não foi lançado aqui ainda ou pelo jogo estar esgotado.

    Eu pessoalmente não aprovo a pirataria, e entendo que por muito tempo já comprei coisas piratas, jogos de PS2, cartinhas de Pokémon e outros. Mas cada vez mais sinto que quero a experiência certa, sem peso. E por mais que os jogos aqui no Brasil custam uma fortuna somados a alguns terem erros de traduções e outros problemas. Eu estou pegando uma copia do jogo original que parte do valor pago está indo para a editora original, para o game designers e para os artistas (o valor algumas vezes vai indiretamente, porque muitas vezes a editora aqui já pagou para a editora lá primeiro para depois trazer aqui, mas em casos de Pré venda e kickstarter é um bom exemplo disso). A copia pirata não se importa nem um pouco com os autores originais, com recolocar um jogo para o público ou com pensar como se fosse um desbravador contra os altos preços. Nada disso, vai entregar uma copia de baixa à razoável qualidade e ponto. Não agrega nada, apenas é um mecanismo de sabotagem. 

    As copias piratas até podem ser idênticas, por serem lotes extras ou não. Mas muitos ou são printados todos os componentes e re-editados ou pegam o material original e reimpresso. E nisso se perde qualidade de cor e imagem. Qualidade do material, as cartas são de um material totalmente diferente do original ou até mesmo de tamanho. E se você quer comprar mesmo sabendo disso, é por sua conta e risco. 

    Mas voltando ao outro ponto tocado aqui no post é de repassar, de revender uma copia pirata sem avisar ou avisando (que ta errado também nisso). E isso é de uma sacanagem gigante. Primeiro que é ilegal a venda de produtos piratas no Brasil. E a Ludopedia aqui segue forte (e com razão) contra isso aqui. Se virem, denuncie! Mas as vezes ocorrem de lojas comprarem lote pirata e não saberem (ou saberem), de gente comprar jogo pirata e não gostar do que recebeu e revende como "aberto para conferencia", "versão gringa", "versão internacional" ou "versão em inglês". Usam pouquíssimas fotos para esconder as imperfeições do jogo ou usam fotos da internet para criar uma aparência original e enganar ainda mais quem for comprar. Eu falo isso porque ocorreu comigo isso. Comprei um Clank!: Uma Aventura de Construção de Baralho de outra pessoa que falou que era apenas a versão gringa, em inglês do jogo. A foto era boa e peguei à R$200,00. Tinha achado que com o jogo em PTBR aqui a procura por outras versões baixou o preço dessa aí, vou pegar. Quando pego em mãos olhando por cima parece uma copia original e muito boa, mas quando fui sleevar, só de olhar com mais calma nas cartas já percebi que era pirata o jogo. Os tile eram estranhos, "mas ok" pensei antes. Só que as cartas não tinham como serem originais. Pela qualidade da impressão da carta, pelo papel, pelo corte péssimo de algumas. Era intancável, tanto que desanimei com o jogo e ele está de lado, nem na prateleira está, pois pra mim, eu não tenho o jogo. O que farei com o jogo, não sei ainda. Mas não irei revender, não é justo com quem pegar depois. O meu caso de compra não foi na Ludopedia, o que me complicou para recorrer (que não tem como), por isso compre jogos usados em locais seguros, pois se tiver essa prática, denuncie e peça a devolução imediata.

    E para finalizar, se tem vontade de pegar um jogo de situação duvidosa, que é o pirata, que só estraga o nicho, pegue por sua conta e risco. Só que pessoas novas no hobby podem querem pegar o jogo a um preço melhor e podem se frustar ao receber uma cópia nesse estado, como pode desanimar os jogadores mais firmes também. E uma sugestão que eu dou, é de algo que eu sigo, mas entendo que não é aplicável para todos, o de alugar jogos. Varias lojas, casas de jogos tem em seu espaço diversos jogos, inclusive os que estão fora de catalogo. Podendo jogar no espaço deles lá, ou alugar e jogar em casa. Sim, verdade esse jogo não é seu, não estará a sua disposição 24h, mas é uma opção barata e acessível de jogar o jogo. Infelizmente não da para todo mundo fazer isso, por não ter locais para locação de jogos na cidade ou região. Uma outra opção que eu dou, é de seu grupo buscar pegar jogos diferentes para o todo ter uma coleção maior, que nem videogames antigamente que cada um pegava um diferente jogava até zerar e depois emprestava para o amigo e jogava um "novo". Soluções tem para contornar a pirataria. Temos que ver que a pirataria sempre vem como uma opção de "combater valores elevados", mesmo que no processo destrua tudo, pois o foco não é a arte, artistas ou bons jogos. É só mercadológica. E as editoras aqui no Brasil devem ficar de olho com essas praticas, pois se cada vez mais pessoas comprarem jogos lá fora ou aqui piratas, eles podem ter sérios problemas de se manter. Fora que a pirataria não cria nada. Não são outra editora, eles só copiam o trabalho de outros e ganham com isso. É como se uma pessoa no seu trabalho recebesse os créditos e o seu salário pelo seu trabalho duro e suado realizado. Não é legal. 

    Desculpa pelo textão, mas fica aqui um pouco a minha reflexão sobre o tema.
    Bora continuar debatendo sobre e se vir anuncio pirata de jogo vou denunciar. 

    3
  • fsomalia
    115 mensagens MD
    avatar
    fsomalia09/05/24 10:03
    fsomalia » 09/05/24 10:03

    Amigo fabiomoon007 creio que você está ligeiramente equivocado. O artigo 184 do código penal é claro em tipificar o crime de violação de direito autoral e não é necessário benefício finnanceiro para ocorrer a violação. Também não é necessario haver registro forma para estabelecer o direito de um autor com sua obra de acordo com a convenção de Berna e com a lei 9610/98. Vejo muitas pessoas relativizando as coisas, mas na letra da lei a proteção ao autor é muito firme no Brasil

    2
  • fabiomoon007
    216 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00709/05/24 10:50
    fabiomoon007 » 09/05/24 10:50

    fsomalia::Amigo fabiomoon007 creio que você está ligeiramente equivocado. O artigo 184 do código penal é claro em tipificar o crime de violação de direito autoral e não é necessário benefício finnanceiro para ocorrer a violação. Também não é necessario haver registro forma para estabelecer o direito de um autor com sua obra de acordo com a convenção de Berna e com a lei 9610/98. Vejo muitas pessoas relativizando as coisas, mas na letra da lei a proteção ao autor é muito firme no Brasil

    Creio que não estou equivocado pq jogo de tabuleiro não gera direito autoral.

    LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
    Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
    (...)
    II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;


    Direito autoral é uma coisa. Marca registrada é outra.

    Direito autoral protege obra literária, artística ou científica, enquanto marca protege um sinal vinculado a um produto ou serviço.
    Jogo de tabuleiro não é obra literária, nem artística, nem científica; é um produto.
    Logo, a única proteção possível dentro do universo da propriedade intelectual é o registro de marca.

    É justamente por isso que todo mundo pode jogar futebol a qualquer momento sem ser processado pela Fifa ou pelo Flamengo por pirataria. Coisa imensamente diferente é eu vender algo com a marca das duas pq são marcas registradas no INPI.

    3
  • vicoraio
    137 mensagens MD
    avatar
    vicoraio09/05/24 10:51
    vicoraio » 09/05/24 10:51

    ter uma diferença entre PNP e homemade é importante, como foi falado antes.

    pessoas fazerem suas versões de jogos em casa podem ser inclusive meios para desenvolver habilidades de design, fazer suas alterações em regras q não gosta ou acrescentar algo ao jogo que se não fosse você fazendo não seria possível.

    Muito diferente de gráficas comercializarem cópias falsas em qq escala.

    Tudo tem dois lados, até algo como a pirataria tem seu benefício, apesar de ser crime invariavelmente.

    Vejo que o lado bom da pirataria no hobby é somente o homemade, onde posso jogar coisas q eu não poderia por não ter altissimo poder aquisitivo, tenho condicoes de comprar alguns mas jogos caríssimos não! um jogo estar OOP ou só ter fora do país não é impeditivo se você tem dinheiro, a exclusão sempre perpassa a condição financeira.

    Ainda assim, me recuso a comprar versões piratas chinesas na internet, se eu quero algo do hobby q não posso comprar, eu mesmo faço. Não fomento nem incentivo essas "empresas" de produtos falsos.

    6
  • w_walker
    123 mensagens MD
    avatar
    w_walker09/05/24 11:13
    w_walker » 09/05/24 11:13

    fabiomoon007::
    fsomalia::Amigo fabiomoon007 creio que você está ligeiramente equivocado. O artigo 184 do código penal é claro em tipificar o crime de violação de direito autoral e não é necessário benefício finnanceiro para ocorrer a violação. Também não é necessario haver registro forma para estabelecer o direito de um autor com sua obra de acordo com a convenção de Berna e com a lei 9610/98. Vejo muitas pessoas relativizando as coisas, mas na letra da lei a proteção ao autor é muito firme no Brasil

    Creio que não estou equivocado pq jogo de tabuleiro não gera direito autoral.

    LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
    Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
    (...)
    II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;


    Direito autoral é uma coisa. Marca registrada é outra.

    Fala @fabiomoon007, bão?
    Me diga aonde você quer chegar com essa citação? Dizer que não existe proteção aos jogos de tabuleiro é o mesmo que invalidar toda essa discussão, afinal não existiria pirataria, mas você sabe que isso não é verdade.

    Fique tranquilo, acho que houve uma confusão conforme o outro amigo ali disse, e você misturou homemade com PnP. Te garanto que ninguém da comunidade tá bravo com os PnPs não, nem o cara que vende Brass a R$1000. Como falei lá no post, o PnP pode ser sim autorizado numa boa e nunca vai ter a qualidade de um jogo real. Agora experimenta subir um PnP da Awaken Realms lá no BGG pra você ver se não derrubam seus arquivos. Muitos designers são ativos lá e é capaz de vc receber uma mensagem privada de "Man, what are you doing?"

    Achei estranho você comparar o Tabletop Simulator mais com as lojas chinesas e não com o PnP. O TTS é uma plataforma onde o designer pode criar e testar seus jogos, pode decidir publicá-lo lá de graça como incentivo às vendas, pessoas podem fazer seu próprio homemade, ninguém vende nada e, por fim, não pode ser jogado fisicamente com os amigos, coisa que o PnP permite. Se analisarmos dessa forma, é mais provável que quem jogou virtualmente compre uma cópia física do que quem teve o trabalho de fazer um PnP.
    Nem sempre o PnP e o Tabletop são piratas, mas a resposta final é muito simples: quando o designer/editora não autorizou, é pirata sim, não tem o que fazer.

    4
  • fabiomoon007
    216 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00709/05/24 11:31
    fabiomoon007 » 09/05/24 11:31

    w_walker::
    fabiomoon007::
    fsomalia::Amigo fabiomoon007 creio que você está ligeiramente equivocado. O artigo 184 do código penal é claro em tipificar o crime de violação de direito autoral e não é necessário benefício finnanceiro para ocorrer a violação. Também não é necessario haver registro forma para estabelecer o direito de um autor com sua obra de acordo com a convenção de Berna e com a lei 9610/98. Vejo muitas pessoas relativizando as coisas, mas na letra da lei a proteção ao autor é muito firme no Brasil

    Creio que não estou equivocado pq jogo de tabuleiro não gera direito autoral.

    LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
    Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
    (...)
    II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;


    Direito autoral é uma coisa. Marca registrada é outra.

    Fala @fabiomoon007, bão?
    Me diga aonde você quer chegar com essa citação? Dizer que não existe proteção aos jogos de tabuleiro é o mesmo que invalidar toda essa discussão, afinal não existiria pirataria, mas você sabe que isso não é verdade.

    Fique tranquilo, acho que houve uma confusão conforme o outro amigo ali disse, e você misturou homemade com PnP. Te garanto que ninguém da comunidade tá bravo com os PnPs não, nem o cara que vende Brass a R$1000. Como falei lá no post, o PnP pode ser sim autorizado numa boa e nunca vai ter a qualidade de um jogo real. Agora experimenta subir um PnP da Awaken Realms lá no BGG pra você ver se não derrubam seus arquivos. Muitos designers são ativos lá e é capaz de vc receber uma mensagem privada de "Man, what are you doing?"

    Achei estranho você comparar o Tabletop Simulator mais com as lojas chinesas e não com o PnP. O TTS é uma plataforma onde o designer pode criar e testar seus jogos, pode decidir publicá-lo lá de graça como incentivo às vendas, pessoas podem fazer seu próprio homemade, ninguém vende nada e, por fim, não pode ser jogado fisicamente com os amigos, coisa que o PnP permite. Se analisarmos dessa forma, é mais provável que quem jogou virtualmente compre uma cópia física do que quem teve o trabalho de fazer um PnP.
    Nem sempre o PnP e o Tabletop são piratas, mas a resposta final é muito simples: quando o designer/editora não autorizou, é pirata sim, não tem o que fazer.

    Onde eu quero chegar com a citação?
    Apenas explicar para o outro colega que direito autoral não tem absolutamente nenhuma aplicação aos jogos de tabuleiro.

    E eu não disse que não existe proteção aos jogos.
    Eu disse o contrário: existe sim, mas as editoras não ligam pra isso. Pega a Nintendo, por exemplo. Ela é rigorosíssima com a proteção de TODOS os seus títulos, e personagens.

    A prova de que a comunidade reprova o pnp é esse post, assim como vários outros que surgem de tempos em tempos, bem como episódios de podcasts que acabam colocando o pnp no mesmo saco da lojinha da shopee.

    Sobre o Tabletop simulator, de fato é uma plataforma sensacional para designers fazerem playtests, mas ainda tem muito jogo lá sem nenhuma autorização das editoras.

    E veja que interessante: o pnp que eu faço vai atingir pouquíssimas pessoas que jogam comigo. O "pnp" que o Tabletop Simulator faz atinge milhares de pessoas 24 horas por dia, todos os dias da semana.

    E ele é pirataria pois o acesso a vários jogos é pago. Tem a diferença de que eles vendem o acesso aos jogos piratas online e a shopee vende os jogos piratas físicos.

    Ok, admito que a comparação foi imprecisa nesse ponto, mas ainda sustento que o TTS é pirataria sim. A diferença é que as editoras abraçaram, bem como a comunidade.

    "quando o designer/editora não autorizou, é pirata sim, não tem o que fazer."
    Achismo baseado em senso comum.

    A explicação técnica eu já dei.

    3
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213909/05/24 12:35
    excluido_12139 » 09/05/24 12:35

    fabiomoon007::Creio que não estou equivocado pq jogo de tabuleiro não gera direito autoral.

    LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
    Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

    Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
    (...)
    II - os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;

    Direito autoral é uma coisa. Marca registrada é outra.

    fabiomoon007::Apenas explicar para o outro colega que direito autoral não tem absolutamente nenhuma aplicação aos jogos de tabuleiro.

    E eu não disse que não existe proteção aos jogos.
    Eu disse o contrário: existe sim, mas as editoras não ligam pra isso. Pega a Nintendo, por exemplo. Ela é rigorosíssima com a proteção de TODOS os seus títulos, e personagens.

    Realmente, direitos autorais e marcas registradas são duas coisas diferentes, regidas por leis diferentes (marcas são propriedade industrial, lei 9279/96), mas ambas são subgrupos de propriedade intelectual e uma não anula a outra, apesar de serem independentes.

    Usando o exemplo da Nintendo que você mesmo trouxe: se eu "criar" um jogo com um personagem chamado Zink que vai tentar salvar uma princesa chamada Lelda (sim, ficaram zoados os nomes) num lugar fictício chamado Hyrole e pra isso ele tem que achar a quadriforce, serei processado pela Nintendo por plágio (direito autoral) e por concorrência desleal por indução ao erro por alusão à marca, sendo que cada item que eu troquei o nome é uma marca (propriedade industrial).

    Além disso, o inciso II do Art 8º que você citou se refere às REGRAS de atos mentais, REGRAS de jogos ou REGRAS de negócios (não só as regras, mas planos e esquemas). Paralelismo.

    3
  • w_walker
    123 mensagens MD
    avatar
    w_walker09/05/24 12:41
    w_walker » 09/05/24 12:41

    fabiomoon007::
    w_walker::
    fabiomoon007::
    fsomalia::Amigo fabiomoon007 creio que você está ligeiramente equivocado. O artigo 184 do código penal é claro em tipificar o crime de violação de direito autoral e não é necessário ...

    Creio que não estou equivocado pq jogo de tabuleiro não gera direito autoral.

    ....

    Direito autoral é uma coisa. Marca registrada é outra.

    Fala @fabiomoon007, bão?
    Me diga aonde ...
    Nem sempre o PnP e o Tabletop são piratas, mas a resposta final é muito simples: quando o designer/editora não autorizou, é pirata sim, não tem o que fazer.

    Onde eu quero chegar com a citação?
    Apenas explicar para o outro colega que direito autoral não tem absolutamente nenhuma aplicação aos jogos de tabuleiro.

    ...

    A explicação técnica eu já dei.

    Tranquilo, no meu texto eu só clarifiquei quais são os meios de pirataria, não existe aqui nesse tópico hate pra cima de PnP ou Tabletop. Vamos aprofundar aqui e separar duas coisas: você fazer uma cópia do jogo na sua casa, no capricho, usando a criatividade, tendo trabalho, e só vocês jogarem é homemade. Isso é o que parece que você faz.
    Agora, você pegar os arquivos iguais ou similares do jogo, disponibilizar na internet pra qualquer um baixar, imprimir e jogar é PnP.

    Ninguém odeia quem tá se divertindo em paz, o cara que colocou um jogo vendendo em preço abusivo nunca vai pensar "ninguém quer comprar por esse preço pq estão fazendo homemade em casa". Esses caras que estão se divertindo em paz estão contribuindo pro hobby, jogando, montando, botando a mão na massa, aparecendo em eventos.

    Vamos manter o foco do post: comprar da China e incentivar pode fazer com que, não você, mas outras pessoas comecem a inundar o mercado de trocas e vendas com cópias falsas, matando ou dificultando ainda mais a confiança que é necessária pra manter o mercado girando.

    E pra fechar e matar de vez esse assunto: Os jogos que são vendidos no Tabletop não são piratas, são mods autorizados para serem comercializados pelos designers. Quando alguém pega esses mesmos jogos vendidos e republica de graça, a plataforma remove por serem não-autorizados.

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  • fsomalia
    115 mensagens MD
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    fsomalia09/05/24 12:48
    fsomalia » 09/05/24 12:48

    @fabiomoon007 regra do jogo não é protegida, mas um jogo de tabuleiro envolve muito mais do que só a regra. tem ilustrações, redação, tradução, e até a propria editora tem direitos sobre produção e distribuição. tudo isso é protegido. se você quer fazer um pnp de Catan com visual de Yuyu Hakusho, voce pode até não violar direitos do Catan (se voce não usar os assets dele), mas estará violando a do anime/mangá. Se você fizer um pnp de Dixit Disney, estará violando direitos autorais.

    Eu entendo que existe confusão entre pnp e pirataria. Existem vários projetos de pnp que o autor disponibiliza para a comunidade. 7th continent tinha um pnp que você podia fazer para experimentar o jogo. 1889 é um jogo pnp gratuito (que tem as regras semelhantes ao 1830). tem sites que vendem jogos pnp.

    Mas é importante frisar que pnp por si só não é pirataria, mas nem todo pnp é isento de violação de direiros autorais (mesmo que para fins de "uso pessoal").

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Pirateou o board game? Como isso impacta a você mesmo?
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