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  3. Pirateou o board game? Como isso impacta a você mesmo?

Pirateou o board game? Como isso impacta a você mesmo?

  • Ludopedia
    2510 mensagens MD
    avatar
    Ludopedia08/05/24 14:29
    Ludopedia » 08/05/24 14:29

    Dru-Zod::
    JfBaraky::O Deep Sea Adventure tava engraçado.
    Tinha gente que anunciava o jogo lacrado com um adesivo em Chinês da AliExpress, ai denunciavam o anúncio.
    No outro dia vinha o mesmo anúncio, mas como "aberto, só joguei 1 vez" e as peças claramente falsificadas. Denunciavam denovo.
    No terceiro dia, aparecia o mesmo anúncio, mas se recusando a adicionar fotos do jogo. 

    O que acho mais engraçado, é que uma das maiores lojas de boardgames do Brasil estava vendendo cópias piratas do Deep Sea Adventure até ano passado, como se fossem originais, e nunca vi comentários sobre isso em lugar nenhum. Só descobri que havia comprado um produto falsificado graças a um tópico criado aqui na Ludopedia há alguns meses, que foi trancado pela moderação do site sabe-se lá porquê, visto que era um tópico de utilidade pública (quando vi este tópico, imaginei que também seria trancado). Ao autor, parabéns pelo excelente texto sobre um assunto que considero bastante relevante para a comunidade.

    O post foi trancado porque estava sendo utilizado por vários "defensores da pirataria".
    Como é um post certeiro e não dá margem para qualquer tipo de discussão, utilizamos ele como exemplo nos comunicados que fazemos para os vendedores do jogo pirata.
    Obrigado

    6
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/05/24 15:04
    iuribuscacio » 08/05/24 15:04

    patrickbnu::
    iuribuscacio::



    Mas o que me preocupa mais ainda é que não duvido nada que daqui a pouco, nossas próprias gráficas tupiniquins vão se dar conta que nesse nosso hobby, papelão e plástico valem muitas vezes o seu peso em ouro. Só para citar um jogo que eu adoro, e só para ficar em um que vende igual água no Saara, uma expansão do Dixit são apenas 84 cartas, mas custa quase R$ 200,00. E existem diversos jogos em situação análoga.



    Eu já vi gráfica famosa daqui imprimindo lotes de PNP, e tenho conhecidos que participam dessas chamadas "impressões coletivas", onde há intermediador de venda, lotes de jogos, vários títulos - para mim, isso é pirataria com outro nome, como intitulam. No final cada um sabe o que é certo ou não hehe

    Caro patrickbnu

    Só para não deixar qualquer dúvida a respeito, eu não defendo de forma alguma a pirataria, porque tenho total consciência do quanto ela pode ser nociva a longo prazo para qualquer setor econômico. Os piratas não produzem nada, mas apenas copiam aquilo que outras pessoas gastaram dinheiro produzindo. Quando não valer mais a pena continuar produzindo, aí o setor econômico afunda, levando o pirata junto, porque ele não tem mais de quem copiar. Porém isso não é problema para o pirata, porque ele simplesmente passa a piratear outra coisa. Por outro lado, eu acho essa discussão super relevante, porque afeta a todos nós, e esse já é um problema real. Por isso eu acho que é fundamental discutir a respeito, porque a pirataria pode ser "vantajosa" em um primeiro momento e para um único indivíduo, mas ela é muito prejudicial e perigosíssima para a coletividade.   

    Dito isso, meu camarada, eu não sei que gráfica é essa que você citou, mas não tenho a menor dúvida de que isso já está acontecendo conforme o seu relato. Porém, eu estava me referindo à pirataria pesada organizada, com jogo sendo vendido em lojas de produtos chineses, que existem aos montes nas grandes capitais. Isso ainda não acontece no nosso país, pelo menos por enquanto.

    Além disso, a cópia pirata sendo produzida aqui, exclui o risco de taxação de uma cópia pirata importada. Claro que a comunidade boardgamer em geral repudia a pirataria porque as pessoas prezam pela qualidade, e valorizam os jogos. Diferentemente do grande público, os boardgamers não veem os jogos como brinquedos, e por isso entendemos que o custo não é o mesmo. Ninguém põe sleeves em cartas de versões atuais de Detetive (edições originais dos anos 70, como é o caso da minha versão, aí é outra conversa).  Mas eu fico pensando na seguinte situação hipotética, um amigo que não conhece os jogos modernos vai na minha casa, joga o Ticket to Ride ou o Splendor, se encanta com o jogo, mas fica espantando desses jogos custarem entre 300/400 reais. O sujeito gostou muito dos jogos mas para ele, cujo parâmetro de jogo de tabuleiro é o Detetive da Estrela de R$ 90,00, esses preços estão fora de questão. Um belo dia o sujeito está andando na rua, e se depara com uma dessas lojas de artigos chineses vendendo cópias alternativas do Ticket to Ride e do Splendor por R$ 100,00. Eu não tenho dúvida de que o sujeito não vai pensar duas vezes, porque lá está o jogo que ele gostou, e a um preço que ele pode pagar. 

    Outro fator que pesa é que a qualidade das cópias piratas nem sempre é essa porcaria toda, que a gente pensa. Tem cópias muito ruins, mas tem cópias que podem não ser a mesma coisa, mas chegam bem perto, da qualidade do produto original. Tanto assim é que algumas pessoas, aqui mesmo no tópico, relataram que compraram cópias chinesas no seu início do hobby, e jogavam essas cópias tranquilamente. 

    E é aí que entra o meu receio de que a tentação seja muito grande para quem é boardgamer, que quer comprar o jogo original, mas não consegue bancar esses preços absurdos de hoje em dia. Imagina que o Heat, que todo mundo está tendo um faniquito para comprar, saia por R$ 600,00 (isso é só um hipótese), e aí o camarada fica só na vontade porque não dispõe de tanto dinheiro assim. Um belo dia o sujeito está andando na rua e se depara com uma dessas lojas de artigos chineses vendendo cópias alternativas do Heat por R$ 100,00. É por aí...  Uma coisa leva a outra e quando formos ver, uma quantidade enorme de pessoas que poderiam continuar comprando jogos originais, talvez reflita que se as editoras estão cagando se boa parte da comunidade boardgamer não pode arcar com os preços elevadíssimos, então elas talvez devam cagar para as editoras e começarem a comprar cópias piratas.

    Só para finalizar, eu gostaria de recordar a triste história da indústria fonográfica. No início, o sujeito que quisesse ouvir música só tinha duas opções: pagar caro pelos discos de vinil ou gravar fitas cassetes de baixíssima qualidade. Nessa época, a indústria fonográfica não estava nem aí para os consumidores e cobrava o quanto queria pelos discos. No momento em que surgiu a Internet, o Mp3, bem como as cópias piratas dos Cds, que mudaram totalmente as regras do jogo, e as pessoas deixaram de ficar exclusivamente na mão da indústria fonográfica. Foi só aí, que a indústria fonográfica resolveu se preocupar em falar de preço justo e como baratear o preço que cobrava pela música. Mas aí já era tarde demais, porque as pessoas pensaram, com certa razão que, quando a indústria fonográfica tinha todas as cartas na mão, ela não se preocupou comigo, agora que as cartas estão na minha mão, eu não vou me preocupar com a indústria fonográfica. E o resto é história. E olha que mesmo sem as grandes empresas da indústria fonográficas não tendo hoje, nem de longe, o poder que tinham antes, nem por isso as pessoas deixaram de produzir música e de viver disso. Hoje grandes artistas ganham muito mais dinheiro com shows do que propriamente com a venda direta da música.

    Se eu fosse o diretor de uma editora nacional de jogos eu refletiria bastante sobre esse episódio.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    5
  • Dru-Zod
    74 mensagens MD
    avatar
    Dru-Zod08/05/24 15:10
    Dru-Zod » 08/05/24 15:10

    Ludopedia::
    Dru-Zod::
    JfBaraky::O Deep Sea Adventure tava engraçado.
    Tinha gente que anunciava o jogo lacrado com um adesivo em Chinês da AliExpress, ai denunciavam o anúncio.
    No outro dia vinha o mesmo anúncio, mas como "aberto, só joguei 1 vez" e as peças claramente falsificadas. Denunciavam denovo.
    No terceiro dia, aparecia o mesmo anúncio, mas se recusando a adicionar fotos do jogo. 

    O que acho mais engraçado, é que uma das maiores lojas de boardgames do Brasil estava vendendo cópias piratas do Deep Sea Adventure até ano passado, como se fossem originais, e nunca vi comentários sobre isso em lugar nenhum. Só descobri que havia comprado um produto falsificado graças a um tópico criado aqui na Ludopedia há alguns meses, que foi trancado pela moderação do site sabe-se lá porquê, visto que era um tópico de utilidade pública (quando vi este tópico, imaginei que também seria trancado). Ao autor, parabéns pelo excelente texto sobre um assunto que considero bastante relevante para a comunidade.

    O post foi trancado porque estava sendo utilizado por vários "defensores da pirataria".
    Como é um post certeiro e não dá margem para qualquer tipo de discussão, utilizamos ele como exemplo nos comunicados que fazemos para os vendedores do jogo pirata.
    Obrigado

    Acredito que houve um mal entendido, o tópico ao qual me referi foi esse:

    https://ludopedia.com.br/topico/71795/copias-falsas-de-deep-sea-adventure

    Sinceramente, não consigo vislumbrar como a referida postagem pode ter sido utilizada por vários "defensores da pirataria", até mesmo porque o tópico foi trancado 01h19min após a sua criação. 

    De qualquer forma, o post me ajudou a identificar que comprei uma cópia pirata, pelo preço de uma original.

    3
  • allansilva
    9 mensagens MD
    avatar
    allansilva08/05/24 15:13
    allansilva » 08/05/24 15:13

    @Ludopedia, se o post citado antes é esse https://ludopedia.com.br/topico/71795/copias-falsas-de-deep-sea-adventure (que é o único relacionado ao Deep Sea Adventure sobre pirataria), não houve qualquer utilização por "defensores da pirataria"; pelo contrário, está alertando para cópias piratas e como evitar isso (o autor escreveu "Então fica este aviso caso vejam anúncios deste jogo no Mercado da Ludopedia e sempre peça por fotos do jogo, já que não foi lançado oficialmente por aqui e muitos vendedores se recusam a colocar fotos de jogos quando o jogo é lacrado ou novo. Evitem pirataria!").

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2a9d7_xyzkgv.png

    6
  • Chapeu Preto
    16 mensagens MD
    avatar
    Chapeu Preto08/05/24 15:24
    Chapeu Preto » 08/05/24 15:24

    patrickbnu::
    iuribuscacio::



    Mas o que me preocupa mais ainda é que não duvido nada que daqui a pouco, nossas próprias gráficas tupiniquins vão se dar conta que nesse nosso hobby, papelão e plástico valem muitas vezes o seu peso em ouro. Só para citar um jogo que eu adoro, e só para ficar em um que vende igual água no Saara, uma expansão do Dixit são apenas 84 cartas, mas custa quase R$ 200,00. E existem diversos jogos em situação análoga.



    Eu já vi gráfica famosa daqui imprimindo lotes de PNP, e tenho conhecidos que participam dessas chamadas "impressões coletivas", onde há intermediador de venda, lotes de jogos, vários títulos - para mim, isso é pirataria com outro nome, como intitulam. No final cada um sabe o que é certo ou não hehe


    No início do Hobby eu me encantei por Marvel Champions, e como não tem a opção de comprar aqui no BR as cartas traduzidas, fui atrás de PnP em uns grupos aí.

    Me deparei com um grupo no Whats que faz exatamente isso - "Impressões Coletivas". O maior choque não foi nem o preço de produto oficial novo que cobravam, o choque foi "Nós não disponibilizamos as cartas para impressão cara, mas você pode imprimir nessa gráfica X uma remessa nossa. Temos todos os ciclos".

    "Então eu vou estar comprando? Eu queria só imprimir em casa mesmo, sem qualidade e colocar na frente das minhas cartas de magic". 

    Ficaram bem irritados, quando falei que isso seria uma compra deles. Loucura...

    Enfim, comprei o jogo do amigo que me apresentou. Comprei a Gamora no site grande que vende todos os BG e comprei  The Rise of Red Skull do meeple Forateiro aqui na Ludopedia.

    Depois que acostuma, o inglês não é tão assustador. 

    3
  • Ludopedia
    2510 mensagens MD
    avatar
    Ludopedia08/05/24 15:33
    Ludopedia » 08/05/24 15:33

    allansilva::@Ludopedia, se o post citado antes é esse https://ludopedia.com.br/topico/71795/copias-falsas-de-deep-sea-adventure (que é o único relacionado ao Deep Sea Adventure sobre pirataria), não houve qualquer utilização por "defensores da pirataria"; pelo contrário, está alertando para cópias piratas e como evitar isso (o autor escreveu "Então fica este aviso caso vejam anúncios deste jogo no Mercado da Ludopedia e sempre peça por fotos do jogo, já que não foi lançado oficialmente por aqui e muitos vendedores se recusam a colocar fotos de jogos quando o jogo é lacrado ou novo. Evitem pirataria!").

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2a9d7_xyzkgv.png

    Como falamos, o post principal é muito bom e usamos como exemplo. Os "defensores da pirataria" utilizaram esse post com réplicas e precisamos trancá-lo, mantendo o post original como fonte de pesquisa e informação.

    5
  • jean llima
    40 mensagens MD
    avatar
    jean llima08/05/24 16:06
    jean llima » 08/05/24 16:06

    O jogo pirata nem vale tanto à pena assim. Não é barato, e a qualidade dos componentes não é a mesma. 

    Mesmo assim, não compraria pirata, pq eu estaria minando o mercado do meu hobby preferido.

    3
  • rafapaz
    478 mensagens MD
    avatar
    rafapaz08/05/24 16:55
    rafapaz » 08/05/24 16:55

    Excelente o texto!

    No caso de board games, acho que essa pirataria da China prejudica sim o mercado interno, prejudica editoras, lojistas e desestimula o crescimento e lançamento futuro de mais jogos. Não posso precisar a porcentagem desse prejuízo, pois como é um hobby nichado, a maioria preza pela qualidade do que compra, e são chatos pra burro, kkkkk. Então a esmagadora maioria compra original mesmo.
    Eu jamais compraria jogo de verdade pirata..... só comprei da China o kluster e deep sea porque não considero jogo de verdade (levo pra praia e se estragar, dane-se, kkkk).

    Enfim, para jogos que tem versão nacional, comprar original é questão de consciência coletiva, além de garantia de qualidade.

    E se o problema é grana, no Youtube tem vários top-10 de jogos por menos de 100 ou 200 reais. Ou seja, dá pra se divertir horrores com jogos originais baratos.

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/05/24 17:54
    iuribuscacio » 08/05/24 17:54

    jean llima::O jogo pirata nem vale tanto à pena assim. Não é barato, e a qualidade dos componentes não é a mesma. 

    Mesmo assim, não compraria pirata, pq eu estaria minando o mercado do meu hobby preferido.

    Caro jean llima

    Rapaz, com todo o respeito, a coisa não é bem assim, caso contrário não haveria problema porque ninguém compraria. Realmente existem cópias piratas caras e sem qualidade. Mas também tem muita coisa barata e muito próxima da qualidade do jogo original, até porque, como eu comentei, acredito realmente que muitas dessas cópias piratas dos sites que todo mundo conhece, são na verdade lotes extras dos jogos originais rodados na mesma fábrica.

    É justamente por isso que a pirataria de board games é tão perigosa, porque ela é tentadora.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/05/24 17:57
    iuribuscacio » 08/05/24 17:57

    Chapeu Preto::
    patrickbnu::
    iuribuscacio::



    Mas o que me preocupa mais ainda é que não duvido nada que daqui a pouco, nossas próprias gráficas tupiniquins vão se dar conta que nesse nosso hobby, papelão e plástico valem muitas vezes o seu peso em ouro. Só para citar um jogo que eu adoro, e só para ficar em um que vende igual água no Saara, uma expansão do Dixit são apenas 84 cartas, mas custa quase R$ 200,00. E existem diversos jogos em situação análoga.



    Eu já vi gráfica famosa daqui imprimindo lotes de PNP, e tenho conhecidos que participam dessas chamadas "impressões coletivas", onde há intermediador de venda, lotes de jogos, vários títulos - para mim, isso é pirataria com outro nome, como intitulam. No final cada um sabe o que é certo ou não hehe


    No início do Hobby eu me encantei por Marvel Champions, e como não tem a opção de comprar aqui no BR as cartas traduzidas, fui atrás de PnP em uns grupos aí.

    Me deparei com um grupo no Whats que faz exatamente isso - "Impressões Coletivas". O maior choque não foi nem o preço de produto oficial novo que cobravam, o choque foi "Nós não disponibilizamos as cartas para impressão cara, mas você pode imprimir nessa gráfica X uma remessa nossa. Temos todos os ciclos".

    "Então eu vou estar comprando? Eu queria só imprimir em casa mesmo, sem qualidade e colocar na frente das minhas cartas de magic". 

    Ficaram bem irritados, quando falei que isso seria uma compra deles. Loucura...

    Enfim, comprei o jogo do amigo que me apresentou. Comprei a Gamora no site grande que vende todos os BG e comprei  The Rise of Red Skull do meeple Forateiro aqui na Ludopedia.

    Depois que acostuma, o inglês não é tão assustador. 

    Caro Chapeu Preto

    Esses caras é que são os piratas que tanto me preocupam, que se disfarçam de boardgamers, mas não querem "divulgar", nem tornar acessíveis os jogos (seja pelo preço ou pela dificuldade de encontrar), mas apenas lucrar em cima do trabalho alheio.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Talvez a pirataria nacional de board games esteja mais próxima do que nós pensamos...

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