Post original: https://www.boardseyeview.net/post/neotopia
Neotopia apresenta-se como uma espécie de jogo civil ou de construção de cidades. É ambientado no ano de 2055 e o tema coloca os jogadores como empreendedores construindo uma cidade autossustentável onde todas as partes possuem sinergia. Essa é a teoria, pelo menos. Não espere se envolver nisso porque, na prática, Neotopia é um jogo de construção de padrões abstratos, onde 2 a 4 jogadores colocam peças para pontuar a partir de padrões que eles fazem e que correspondem aos de suas cartas.

Neotopia foi criado por Orlando Sá e André Santos, com arte de Tiago Lobo Pimentel. É jogado num tabuleiro dividido em três regiões, com as quatro cores diferentes de peças produzidas pelas fábricas que separam as três regiões. O jogo é super fácil: no seu turno você pode realizar três ações. Na verdade, existem apenas duas ações diferentes, então você fará uma delas pelo menos duas vezes: pode pegar uma carta de projeto, seja da exibição virada para cima ou da pilha de compras virada para baixo, e pode colocar uma peça de uma fábrica em qualquer uma das regiões adjacentes. Quando coloca uma peça, ela deve estar adjacente a uma peça já colocada naquela região. Quando a colocação de suas peças resulta em um padrão que corresponde ao que é mostrado em uma de suas cartas de projeto, pontua essa carta.

O jogo possui também peças bônus a serem colhidas, e isso representa praticamente todo o jogo. Cada jogador está associado a uma das quatro cores e há um bônus de pontuação no final da partida para o maior grupo contíguo de peças da sua cor. Você pontua em todas as três regiões, mas o melhor é que marca o triplo de pontos na região com pontuação mais baixa. Eles não estavam brincando quando o cenário se referia às sinergias da cidade: você é extremamente incentivado a equilibrar suas pontuações nas três regiões; é improvável que um jogador que negligencie uma região vença.
Neotopia tem partidas rápidas. A maioria das nossas partidas no Board's Eye View não durou mais do que 30-40 minutos. Descobrimos que funcionava especialmente bem para dois ou três jogadores. A velocidade e a facilidade de jogo o tornam uma ótima escolha como um jogo de entrada para apresentar aos novos jogadores de tabuleiros modernos. E também ajuda o fato da MEBO Games e Arcane Wonders terem feito um ótimo trabalho na produção do jogo, com as atraentes peças de plástico de Neotopia. E os editores também foram inclusivos: embora as cores sejam importantes no jogo, as peças também apresentam padrões distintos para benefício dos jogadores daltônicos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.