Post original: https://coopgestalt.com/2024/03/01/a-review-of-chainsomnia/
CHAINsomnia é um jogo cooperativo que comprei recentemente (na época em que esta análise foi escrita, Junho de 2023... aham). O Kickstarter de Chainsomnia me atraiu porque parecia um jogo cooperativo leve do designer Seiji Kanai, também criado do jogo 
Unicornus Knights! Acho que Unicornus Knights é uma espécie de joia escondida. Unicornus Knight também fez parte do nosso Top 10 de Jogos Cooperativos de 2017!
Este jogo é sobre um bando de crianças cheias de pesadelos tentando sair de um castelo! É para 1 a 4 jogadores, 40 a 60 minutos e maiores de 14 anos. Vamos dar uma olhada.
Abertura da Caixa e Jogabilidade

Esta é uma caixa bastante profunda. 
Cada jogador assume o papel de uma criança presa no castelo:
Cada personagem tem uma figura de papelão.
Cada personagem tem algumas habilidades (Força, Sorte e Sabedoria) que formarão a base de um teste de habilidade de dois dados. Por exemplo, Chloe acima, tem 3 de Força, 3 de Sabedoria e 3 de Sorte. Ela também pode se livrar de um Pesadelo facilmente com um AP (Ponto de Ação).
AP significa Ponto de Ação. O pequeno gráfico à esquerda mostra quantos APs você tem por turno. Conforme obtém Correntes no jogo (Ryan acima tem 2 correntes), isso reduz o número de AP que tem por turno.
As cartas de resumo ajudam no que você pode fazer, mas basicamente explorar, pesquisar, dar itens, treinar, mover, usar itens ou dar/pegar correntes.
Para vencer, os personagens devem explorar cooperativamente o Castelo para encontrar a saída: a Saída é a última carta do baralho. Veja Chloe vencendo o jogo para todos ao encontrar a saída... quando não há pesadelos no tabuleiro.
Como a maioria dos jogos cooperativos, aparecem cartas de “Más notícias”. Nesse caso, as cartas de Más Notícias são chamadas de “Eventos” e aparecem toda vez que explora e descobre uma nova Sala.
De modo geral, as cartas de Evento estão cheias de pesadelos que entopem as salas. Você não pode entrar em uma sala com um pesadelo até retirá-lo. Como você os tira?
Cada Pesadelo é diferente (por exemplo, acima você tem que descartar um Item), mas geralmente tem que fazer um teste de perícia em 2 dados e rolar um valor maior que sua perícia. Se a Força de Ryan for 5 e exigir Força 11+ para Vencer, então Ryan precisará rolar 6 ou mais (6+5 >= 11) em dois dados para ter sucesso no teste de Habilidade.
Aliás, testes de habilidade são como você obtém itens (ferramentas muito úteis): geralmente, cada sala lhe dirá o que precisa rolar para conseguir um. Na primeira sala (veja abaixo), se obtiver 12 ou mais em qualquer teste de habilidade, receberá um item.
Existem outras cartas ruins que modificam o baralho de Eventos (veja Shriek acima), mas se passar por todas as cartas de Evento sem encontrar a Saída, você perde. Se conseguir chegar a Saída e derrotar todos os Pesadelos no tabuleiro, você ganha!
Os componentes são muito bonitos, embora um pouco pequenos.
Livro de Regras
O livro de regras é bom, exceto que não fala muito sobre algumas condições. A medida que jogávamos, surgiram muitas perguntas (“Os Pontos de Ação são dinâmicos? Você perde/ganha imediatamente um AP como resultado de uma mudança de corrente?”). Existe um FAQ, mas ele não respondia às perguntas que surgiram.
A lista de componentes não tinha fotos, mas o Setup estava bem rotulado para neutralizar isso. Em geral, havia imagens apropriadas e o jogo foi suficientemente explicado. Até gostei que tivesse um FAQ, mas não parecia responder às dúvidas que tínhamos. Vou considerar o livro de regras bom o suficiente.
Modo Solo
Infelizmente, o jogador solo deve assumir o controle de 3 personagens. Da mesma forma, um jogo para 2 jogadores faria com que cada jogador assumisse o controle de 2 personagens. Basicamente, deve haver sempre 3 ou 4 personagens no jogo. Isso não é ideal para o solo porque sempre há o problema de mudança de contexto conforme pula de personagem para personagem, jogando cada um separadamente.
Felizmente para o modo solo, a questão da troca de contexto não é muito problemático: cada personagem tem um tabuleiro bastante simples com um poder “principal”. Por exemplo, se um de seus personagens fosse Ryan (veja acima), é fácil lembrar que ele é forte (força 5) e também pode eliminar um monstro por um AP. Não há muito o que lembrar para cada personagem, então a mudança de contexto de personagem para personagem não é grande coisa. Compare isso com os personagens de 
Marvel Zombies: Heroes Resistance, onde cada mudança de contexto se torna cada vez mais pesada à medida que os personagens ganham mais e mais habilidades na partida. Embora as habilidades extras em Marvel Zombies: Heroes Resistance sejam legais, torna significativamente mais difícil interpretar vários personagens.
Levei dois jogos solo para conseguir uma vitória. Lembro-me de perder meu primeiro jogo e dizer: “Não! Quero jogar de novo! Sei o que fazer agora!" Acho que sua estratégia depende muito dos personagens que escolher, então minha segunda partida foi com os mesmos 3 personagens.
Cometi um grande erro em ambos os jogos solo: esqueci de salvar minhas cartas de Evento Ameaçador e minhas cartas de Evento Auspicioso. Na maioria dos outros jogos cooperativos, você joga fora eventos quando termina… Não! Aqui, eles são uma medida de quão bem se saiu.
Ao abrir o envelope secreto, precisará dessas cartas. Não percebi isso até depois da minha segunda partida!
Basicamente, você mede sua vitória (no caso de vitória) por quantos eventos auspiciosos e eventos ameaçadores obteve. Isso é legal: uma maneira oculta e secreta de medir o sucesso e dá a você um motivo para jogar novamente e tentar uma vitória “melhor”.
Não adorei o modo solo (principalmente por causa do problema dos 3 personagens), mas foi divertido o suficiente para jogar novamente. Também me deu informações suficientes para ensinar aos meus amigos.
Modo Cooperativo
Este jogo funcionou muito bem como um jogo cooperativo: provavelmente melhor do que esperava. Como sempre precisa de pelo menos 3 ou 4 personagens em jogo (isso me lembra totalmente Unicornus Knights), um jogo para 3 ou 4 jogadores é provavelmente o ideal: dessa forma, cada jogador recebe exatamente um personagem para operar, é mais fácil conectar-se ao jogo. 
Percebi que, enquanto jogávamos, nós realmente nos consultávamos muito… e nos consolávamos muito. “Ei, não se preocupe: posso cuidar desse pesadelo!” “Ei, não se preocupe, posso pegar um item para você!” O poder da personagem Sara permitiu aqui dar itens para outras pessoas em qualquer lugar do tabuleiro… isso foi ótimo! Nos permitiu ajudar! Mesmo que tivéssemos uma jogada ruim, o jogo evocava um incentivo: “Está tudo bem, vamos tirar você dessa bagunça”. Talvez haja algo em ser criança que traz à tona o que há de melhor nas pessoas e as faz querer ajudar umas às outras?
Houve muitos pequenos momentos divertidos jogando cooperativamente. Sabia que o jogo tinha corrido bem quando passamos o pós jogo conversando sobre todos os tipos de outras maneiras pelas quais poderíamos ter vencido/perdido, sido mais estratégicos, etc. As pessoas se importaram o suficiente para continuar pensando no jogo, mesmo quando ele acabou!
Guardando
O que está acontecendo com esta caixa? Ela tem um insert enorme, mas o jogo não cabe de volta na caixa, a menos que faça uma de duas coisas:
1 - Sempre remova as bases plásticas dos personagens
OU
2 - Coloque os dados nos buracos dos dedos!
- Aqueles de vocês que já jogaram 
Gloomhaven:
Conhecem o problema de remover/adicionar constantemente as bases de plástico! Basicamente, o fundo rasga! Então optei por deixar as bases plásticas. O que significa que não cabe na caixa do jogo, QUE É ENORME! Tive que ser inteligente... e colocar os dados nos buracos dos dedos.
Sim, não é o ideal, mas o jogo se encaixa. Por muito pouco.
Conclusão
Chainsomnia é muito divertido. Embora as regras estivessem faltando em muitos casos, o jogo ainda é muito fácil de ensinar e jogar. O grupo gostou, mas não adorou: o maior problema do jogo é que ele parece um pouco “mais do mesmo” depois de algumas partidas. Você pode mitigar isso trocando os personagens para ter estratégias diferentes. Talvez também tenha sido um pouco de sorte com tanta ênfase colocada nos dados.
Na verdade, não recomendamos para crianças: mesmo que este jogo seja fofo, os pesadelos que atacam as crianças podem não agradar aos jogadores mais jovens. Este jogo é mais para crianças mais velhas que gostam de jogos cooperativos leves com visual de anime.
https://coopgestalt.com/
Por Richard Saunders (saunders)
Traduzido*** por 
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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