Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Jogos estão baixando de preço

Jogos estão baixando de preço

  • Ruan Fernandes
    35 mensagens MD
    avatar
    Ruan Fernandes07/05/24 19:27
    Ruan Fernandes » 07/05/24 19:27

    Depende do jogo e da editora, tem jogos que até hoje não abaixa o preço. Tipo a Devir dificilmente tem bons preços.

    1
  • iuribuscacio
    3167 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio07/05/24 19:34
    iuribuscacio » 07/05/24 19:34

    Logan_df::Não sei se muitas pessoas pararam para observar, mas o preço dos board games está caindo. É o mercado se regulando? Oferta maior que a demanda? Crise do mercado geral? Sou jornalista e game designer, e me contive para escrever este artigo: até tenho aqui alguns dados, mas o restante é puro “feeling”. Então vamos lá.


    Luciano Marques

    Caro Logan_df

    Luciano, gostei do seu post e achei sua análise muito interessante, no entanto, gostaria de ressaltar, que conforme você mesmo disse, nessa questão de preços, muitas vezes as pessoas comentam com base no seu próprio "feeling". Também é fundamental destacar que o mercado nacional de jogos sofre muitas distorções na questão do preço. 

    Logo de cara, se esbarra com o problema da maioria dos jogos não ter um lançamento contínuo. Apenas os blockbusters são produzidos e lançados no mercado continuamente. E isso nem depende do sucesso do jogo, porque o Wingspan, por exemplo, fez uma sucesso estrondoso, o que indicava que ele passaria a ser produzido regularmente por aqui, mas não foi isso que aconteceu, ou pelo menos é o que indica, aparentemente, a atual dificuldade de encontrar o jogo. Eu digo aparentemente, porque pode ser que essa falta seja apenas momentânea. Mas mesmo que esse não seja o caso do Wingspan propriamente dito, exemplo de jogo de sucesso que esgotou e não foi relançado (The Thing) ou demorou anos (como foi o caso do Stone Age) é o que não falta. Desse modo, como eu sempre digo as editoras nacionais de jogos modernos não tem produtos, elas têm na verdade projetos. A editora imagina que o mercado absorva 2.000 unidades, então ela produz essa quantidade, lança no mercado, e quando a triagem se esgota, pronto, o projeto foi finalizado com sucesso, e a editora parte para outro "jogo-projeto". Não há uma vontade das editoras de fidelizar o cliente e fazer com que mais pessoas comprem aquele jogo, o que leva a maiores tiragens e a maiores lucros, pelo maior volume de vendas. São só aquelas 2.000 unidades e acabou. Os jogos só são produzidos e vendidos com alguma regularidade se forem verdadeiros campeões de vendas, como um Dixit, um Ticket to Ride, um Pandemic, um Azul ou um Terraforming Mars da vida.

    Isso dificulta sobremaneira uma análise mais ampla, com uma amostragem maior de jogos, contendo a evolução anual do preço de cinco anos para cá por exemplo. E considerando um universo de 300 lançamentos por ano, só para usar 10% disso, o que é uma amostragem muito pequena para se falar em tendência de mercado, seriam necessários no mínimo 30 jogos com lançamento contínuo. Por outro lado, esses jogos que eu citei no parágrafo anterior, não me parece que o preço esteja em queda, muito pelo contrário, eu só vejo o preço aumentar. Porém, mais uma vez esse é o meu feeling apenas, e não uma conclusão baseada em fatos concretos.

    Outra questão que complica a análise é que em muitos casos (Stone Age foi um exemplo clássico), as editoras relançam seu jogos OOP (fora de catálogo), muito mais perto dos valores inflacionados pela escassez, no mercado de usados, do que pelo real custo dele. Posso estar errado, mas me parece que seria muito mais fácil o Wingspan ser relançado custando R$ 400,00 / R$ 500,00 do que R$ 300,00 / R$ 200,00. Isso porque o jogo é anunciado no mercado de usados por R$ 500,00 a R$ 700,00, e as pessoas pagam sem nem pestanejar. Esse é o único dado que as editoras precisam saber, ou seja, quanto as pessoas estão dispostas a pagar, em média, por um relançamento de um jogo "fora de catálogo".

    No caso dos lançamentos inéditos, a coisa não é diferente, porque quando se diz que R$ 400,00 é o novo R$ 200,00 e R$ 600,00 é o novo R$ 400,00, as pessoas não estão brincando, nem exagerando. No caso dos jogos festivos, a linha pocket da Papergames realmente fez pressão para diminuir o valor desse tipo de jogo, mas no caso dos jogos família, dos euros/ameritrash médios, e dos jogos mais complexos e com mais componentes, o que se verificou foi uma subida de patamar de preços. Um Ticket to Ride que custava em média R$ 300,00 cinco anos atrás, antes da pandemia, agora custa por volta R$ 500,00. Nesse caso também é preciso cuidado para não comparar o preço pago em uma cópia lacrada do jogo, com o preço de uma cópia usada, anos depois. Quando se fala em preço de cópias usadas a distorção é ainda maior, porque muitas vezes os vendedores procuram ganhar bem mais do que pagaram pelo jogo, especialmente se ele estiver esgotado e com poucas cópias usadas disponíveis. Por outro lado, quando é lançada um reimplementação de um jogo consagrado, ou uma versão 2.0, o mercado acaba sendo inundado pelas cópias das versões antigas e a impressão é de que o preço baixou, mas isso não se reflete no preço da nova versão. O Kingdomino Origins custa em torno de R$ 250,00, que é R$ 100,00 mais caro que a primeira versão do jogo (cópias lacradas), mas o preço das cópias usadas normalmente fica por volta de R$ 100,00 ou menos.

    Do mesmo modo, é preciso considerar também que muita gente entrou para o hobby durante, ou logo antes da pandemia, quando os preços já estavam em alta, portanto, para essas pessoas, um jogo custar R$ 400,00 era considerado normal, porque elas ainda não estavam no hobby, alguns anos antes, quando os jogos custavam em torno de R$ 250,00. Vale lembrar também, que eu acho difícil as editoras de jogos trabalharem com uma margem de lucro de apenas 30% (as editoras, não os lojistas), principalmente por conta do tamanho diminuto do mercado nacional de board games. Mercados maiores permitem margens de lucro menores, enquanto que mercados menores exigem margens de lucro maiores. Não tenho como afirmar, apenas dar um palpite, mas me parece que de forma geral, se a editora vender um terço da produção pelo preço cheio, o projeto já se pagou e deu lucro, e os outros dois terços podem ser vendidos por valores mais próximos do preço de custo. Mas isso é só especulação da minha parte. 

    O desempenho em vendas também interfere nisso, porque se o jogo estiver vendendo bem, dificilmente o preço dele baixa como é o caso do Azul e do Terraforming Mars. O caso da autoregulação do mercado também é algo que eu acho que ainda estamos longe de atingir, porque isso requer algum equilíbrio entre oferta e demanda. E nesse sentido, eu vejo poucos jogos floparem, em comparação com jogos que tem um desempenho médio. O chamado "efeito Gloomhaven" é um mito que mesmo influenciado muita gente, só aconteceu uma vez (um jogo caríssimo esgotar no mesmo dia). Quem investiu pesado no "Descent Lendas da Escuridão" que o diga. Mas, jogos caros como Ark Nova, Hegemony, e outros um pouco mais baratos como World Wonders venderam bem, mesmo levando algum tempo para escoar a maioria da produção. 

    Para terminar, como eu disse antes, o mercado nacional de jogos sofre muitas distorções e envolve uma quantidade significativa de variáveis, portanto, normalmente o que eu vejo quando se escreve sobre isso, é especulação demais e dados concretos de menos, o que inclusive me inclui. Nesse cenário só nos resta lançar mão do nosso feeling, e, pelo menos no meu caso, a impressão é justamente oposta ao do artigo, ou seja, os jogos me parecem estar ficando em média cada vez mas caros. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    11
  • Logan_df
    84 mensagens MD
    avatar
    Logan_df07/05/24 20:05
    Logan_df » 07/05/24 20:05

    iuribuscacio::
    Logan_df::Não sei se muitas pessoas pararam para observar, mas o preço dos board games está caindo. É o mercado se regulando? Oferta maior que a demanda? Crise do mercado geral? Sou jornalista e game designer, e me contive para escrever este artigo: até tenho aqui alguns dados, mas o restante é puro “feeling”. Então vamos lá.


    Luciano Marques

    Caro Logan_df

    Luciano, gostei do seu post e achei sua análise muito interessante, no entanto, gostaria de ressaltar, que conforme você mesmo disse, nessa questão de preços, muitas vezes as pessoas comentam com base no seu próprio "feeling". Também é fundamental destacar que o mercado nacional de jogos sofre muitas distorções na questão do preço. 

    Logo de cara, se esbarra com o problema da maioria dos jogos não ter um lançamento contínuo. Apenas os blockbusters são produzidos e lançados no mercado continuamente. E isso nem depende do sucesso do jogo, porque o Wingspan, por exemplo, fez uma sucesso estrondoso, o que indicava que ele passaria a ser produzido regularmente por aqui, mas não foi isso que aconteceu, ou pelo menos é o que indica, aparentemente, a atual dificuldade de encontrar o jogo. Eu digo aparentemente, porque pode ser que essa falta seja apenas momentânea. Mas mesmo que esse não seja o caso do Wingspan propriamente dito, exemplo de jogo de sucesso que esgotou e não foi relançado (The Thing) ou demorou anos (como foi o caso do Stone Age) é o que não falta. Desse modo, como eu sempre digo as editoras nacionais de jogos modernos não tem produtos, elas têm na verdade projetos. A editora imagina que o mercado absorva 2.000 unidades, então ela produz essa quantidade, lança no mercado, e quando a triagem se esgota, pronto o projeto foi finalizado com sucesso, e a editora parte para outro "jogo-projeto". Não há uma vontade das editoras de fidelizar o cliente e fazer com que mais pessoas comprem aquele jogo, o que leva a maiores tiragens e a maiores lucros, pelo maior volume de vendas. São só aquelas 2.000 unidades e acabou. Os jogos só são produzidos e vendidos com alguma regularidade se forem verdadeiros campeões de vendas, como um Dixit, um Ticket to Ride, um Pandemic, um Azul ou um Terraforming Mars da vida.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

    Iuri, interessantíssima essa sua colocação (vai me fazer parar para pensar sobre mais esse assunto). Realmente as variantes são muitas (só essa questão do "jogo-projeto" já modifica demais a questão).
    O fato de novas impressões nossas dependerem de "impressões mundiais" lá fora atrapalha muito também (e quanto maior a demora, maior a especulação por aqui e maiores os preços ficam).
    Não sei se outras pessoas entenderam bem o texto (corro o risco de não ter sido claro), mas quis dizer que os lançamentos são tantos e os preços chegaram a um patamar tão alto que muitos jogos bons estão sendo lançados a R$ 450 e caindo rapidamente para R$ 250, simplesmente porque não vamos conseguir comprar tudo. E obviamente isso não se aplica aos "mais populares e mais vendidos", que nunca, em mercado algum, vão baixar de preço (Wingspan, Azul, Nemesis, etc).
    Grande abraço e obrigado por colaborar no pensamento (ainda continuo matutando o assunto)

    3
  • viniciusjf
    2718 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf07/05/24 20:48
    viniciusjf » 07/05/24 20:48

    Outro fator que influencia muito também é a editora, tem umas que não baixam o preço do jogo nem a porrete. 

    O mercado (e minha lista de desejos) está cheio daqueles euros de 400,00 ou mais que por mais que sejam bons, nada têm de excepcional pra justificar um preço de lançamento dessa ordem, quanto menos a manutenção desse preço a longo prazo. 

    Duvido que tem gente comprando Lacrimosa ou Jerusalem: Anno Domini igual água. 

    5
  • lucazsmajor
    8 mensagens MD
    avatar
    lucazsmajor07/05/24 21:20
    lucazsmajor » 07/05/24 21:20

    HeitorFerreira::Só no delírio mais liberal pra acreditar em auto-regulação de mercado no Brasil, quanto mais no nicho do board game rsrs

    Leu minha mente!

    3
  • ErnestoLoaiza
    5 mensagens MD
    avatar
    ErnestoLoaiza07/05/24 21:42
    ErnestoLoaiza » 07/05/24 21:42

    viniciusjf::Outro fator que influencia muito também é a editora, tem umas que não baixam o preço do jogo nem a porrete. 

    O mercado (e minha lista de desejos) está cheio daqueles euros de 400,00 ou mais que por mais que sejam bons, nada têm de excepcional pra justificar um preço de lançamento dessa ordem, quanto menos a manutenção desse preço a longo prazo. 

    Duvido que tem gente comprando Lacrimosa ou Jerusalem: Anno Domini igual água. 


    Nossa, Lacrimosa é um desses jogos que fico surpreso de não abaixar logo. Tá mt caro ainda.

    2
  • iuribuscacio
    3167 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio07/05/24 22:05
    iuribuscacio » 07/05/24 22:05

    Logan_df::
     
    Iuri, interessantíssima essa sua colocação (vai me fazer parar para pensar sobre mais esse assunto). Realmente as variantes são muitas (só essa questão do "jogo-projeto" já modifica demais a questão).
    O fato de novas impressões nossas dependerem de "impressões mundiais" lá fora atrapalha muito também (e quanto maior a demora, maior a especulação por aqui e maiores os preços ficam).
    Não sei se outras pessoas entenderam bem o texto (corro o risco de não ter sido claro), mas quis dizer que os lançamentos são tantos e os preços chegaram a um patamar tão alto que muitos jogos bons estão sendo lançados a R$ 450 e caindo rapidamente para R$ 250, simplesmente porque não vamos conseguir comprar tudo. E obviamente isso não se aplica aos "mais populares e mais vendidos", que nunca, em mercado algum, vão baixar de preço (Wingspan, Azul, Nemesis, etc).
    Grande abraço e obrigado por colaborar no pensamento (ainda continuo matutando o assunto)

    Caro Luciano (Logan_df)

    Rapaz, também reconheço que o seu artigo me deu muito o que pensar, inclusive agora em que escrevo esse comentário, e mais uma vez eu te saúdo por isso, camarada. 

    De todo modo, eu penso que é por aí mesmo. Se você pedir a minha opinião, ela é no sentido de que os jogos estão aumentando de preço ao invés de baixar. Obviamente eu me refiro à média de preços, e não a casos específicos que podem sofrer sérias distorções. E eu tenho certeza quer muita gente vai concordar comigo. O problema é que se você emendar a pergunta questionando os dados concretos que me levam a pensar assim, aí a coisa complica, porque eu não vou ter quase nenhum dado dessa espécie para te apresentar salvo, alguns jogos pessoais que eu tenho, que possuo os recibos de quando comprei e consigo acessar o preços atuais. Mas isso é uma amostragem muito pequena para embasar a minha conclusão.

    Sei que muita gente vai chiar e dizer que é claro que o preço está aumentando, e eu também penso assim, mas não vejo ninguém apresentando dados concretos ou estudos aprofundados que fundamentem essa conclusão, apenas a vivência do hobby, acompanhamento de alguns jogos no mercado e experiência pessoal. Pelo menos para mim isso ainda é pouco para se chegar a um conclusão sólida. Para a gente poder cravar com certeza se os preços estão aumentando ou diminuindo (e nisso eu estou excluindo a impressão geral calcada exclusivamente no feeling de cada um), seria necessária um análise do preço desses jogos ao longo de alguns anos. Só que aí entra exatamente o que você falou. Os jogos que realmente são lançados ao longo dos anos, e que serviriam de parâmetro, normalmente são aqueles campeões de vendas que não baixam de preço de forma alguma, e nem tem porque baixar de preço, já que eles vendem muito mesmo com os preços nas alturas.

    Por outro lado aquilo que você falou, e que faltou citar no meu comentário, sobre a quantidade de jogos comprados anualmente pelas pessoas, e a quantidade de jogos lançados anualmente, realmente dá o que pensar. Na minha realidade, mesmo pelejando bastante, só consegui atrair um número ínfimo de pessoas para o hobby, porque a maioria sempre esbarra na questão dos preços, que são muito altos para os leigos. No meu caso, meus amigos de um modo geral, não se tornaram boardgamers e passaram a comprar jogos eles próprios. Pelo contrário, eles simplesmente jogam os jogos que eu mesmo compro. Só para ficar em um exemplo, se um amigo meu adorar o tema espacial, mas eu não comprar o High Frontier, para ele tudo bem, ele joga um Terraforming Mars e está tudo certo.  E aí eu fico me perguntando: onde é que está essa galera que está sustentando esse crescimento desenfreado, na quantidade de jogos lançados anualmente?!?! Mas aparentemente elas existem porque se a quantidade de jogos lançados a cada ano aumenta (é o que se verifica na prática), então obviamente, mais gente tem entrado para o hobby, e mais gente tem comprado os jogos, apesar dos altos preços, caso contrário a tendência seria uma queda na quantidade lançamentos.  

    Pode ser também que o mercado de jogos ainda esteja sentindo os efeitos do boom de crescimento durante a pandemia, quando muita gente ficou desesperada por opções de lazer "em casa", durante o confinamento social, e acabou descobrindo os board games modernos. Entretanto, mesmo esse crescimento é difícil de explicar como é que essa quantidade de jogos lançados anualmente são absorvidos pelo mercado, mesmo que apenas parcialmente. Se nós tivéssemos apenas 10 editoras de jogos e cada uma lançasse apenas 10 jogos por ano, cada jogo com uma tiragem de 1.000 unidades cada, já seriam 100.000 unidades de jogos a cada ano. E mesmo essa hipótese, para lá de modesta, sendo verdade, já seria uma quantidade enorme de jogos, porque são cem mil esse ano, cem mil no ano seguinte, cem mil no outro e por aí vai. 

    Conforme você bem apontou, pelo que se sabe do mercado, não era para essa conta fechar, mas parece que ela está fechando de algum modo. Isso porque a quantidade de lançamentos sobe a cada ano, mesmo que não se saiba onde está todo esse povo capaz de sustentar esse crescimento. O DOFF é um evento de 20.000 pessoas, então para dar conta de meu pequeno, e muito tímido, exemplo, cada pessoa que foi ao DOFF teria de comprar 5 jogos por ano, e todos nós sabemos que muita gente compra bem mais que isso, mas uma quantidade muito maior de pessoas não chega nem perto dessa marca, ainda mais quando a coleção começa a se aproximar dos 100 títulos. 

    Realmente é preciso concordar que a quantidade de variáveis é tanta, que talvez nem seja possível avaliar pormenorizadamente e com um rigor maior, com base em dados, o comportamento do mercado de jogos usados, dentro de todas a sua complexidade. Porque dizer que os preços estão subindo ou descendo é fácil, qualquer um faz, o difícil, extremamente difícil, é provar esse tipo de afirmação. Tomara que alguém, algum dia, consiga!

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    4
  • Hiei
    376 mensagens MD
    avatar
    Hiei07/05/24 23:36
    Hiei » 07/05/24 23:36

    Para mim estão subindo ... ai vendem pouco (só pros emocionados e fãs se for de alguma franquia/jogo) , depois colocam aquela promoção discreta de 15% off e levam mais uma leva dos emocionados que estavam entre a cruz e a espada , quase pagando o valor cheio, mas com dor no coração, ai dessa vez não resistem (quando fica um anjinho e num ombro dizendo num leva tá caro,espera mais um pouco ... e o diabinho no outro , leva sim acabou de entrar em promoção, aproveita...) e então temos um vencedor :devil:  ...

    Ai depois o jogo encalha ... não vende mais (isso acontece mais com jogos CAROS de valores quase na faixa de 1k) ...

    E jogo não é vinho (a não ser o vinhos... não pera) enfim , uma hora MOFA . e começa a alegria do povo :woot: ... e da-lhe jogos com 30-40-50-60 ate 70% na PROMOFÃO huahsuahuahu .


    Não vou mentir nem ser hipócrita , ultimamente só tenho comprado jogos qd vem os preços camaradas e adoro :angel: ... e quase sempre o dano é nenhum ou mínimo de vc msm trata e fica novinho em folha .

    Jogos como Destiled , Northgard , Ankh , Batlte of Rokugan , Starcadia , Mage Knight , Zumbicide Invader , Golem , GWT Argentina e vários outros ai ... que vai do estilo e gosto de cada um .

    3
  • Grobejunior
    16 mensagens MD
    avatar
    Grobejunior08/05/24 00:39
    Grobejunior » 08/05/24 00:39



    Realmente é preciso concordar que a quantidade de variáveis é tanta, que talvez nem seja possível avaliar pormenorizadamente e com um rigor maior, com base em dados, o comportamento do mercado de jogos usados, dentro de todas a sua complexidade. Porque dizer que os preços estão subindo ou descendo é fácil, qualquer um faz, o difícil, extremamente difícil, é provar esse tipo de afirmação. Tomara que alguém algum dia consiga!

    Olá, Iuri.

    E se conseguisse os dados da quantidade de novos inscritos ano a ano na Ludopedia?

    Pode ser que mostrasse a porcentagem de avanço dos novos no hobbie, o que confirmaria que estão entrando mais pessoas, em peso ou não.

    Claro que nem todos acabam criando uma conta no canal, mas é uma ideia.

    Sei que seria uma medida longe de ser exata, mas quem sabe daria um norte.

    Parabéns pela discussão.

    Grobe.

    2
  • caiom88
    450 mensagens MD
    avatar
    caiom8808/05/24 01:06
    caiom88 » 08/05/24 01:06

    Cara, todo mundo que ta no hobbie a tempo suficiente pode dizer o contrário. Os jogos estão cada vez mais caros. Os lançamentos vem mais caros,  o poder de compra e a relação moeda real - dólar está cada vez mais desfavorável para o real. Acho que vc deve estar se referindo somente a um monte de jogo usado mofado ou que flopou nas estantes/armazéns ai. Esses sim. 
    Tem a questão também que o mercado está ficando mais maduro na questão do consumo. 

    4
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4(current)
  • 5
  • 6
Jogos estão baixando de preço
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.