Hugosan::Gente... A Estrela que plagiou Clue na cara dura tem a audácia de processar porque o jogo tem apenas um nome parecido, apesar de atender mercado totalmente diferente?
Ai tem uma diferença na lei de propriedade intelectual... copiar regras em si pode, pois não existe lei que protege elas, se mudou o nome de CLUE para DETETIVE e as artes são diferente a lei permite... tanto é que toda a briga atual do novo D&D e fogo de palha depois que abriram o D20.... qq coisa que seja regra e que não seja criação autoral (como nome de personagens, cenarios, as artes proprias, historias contadas, etc..) pode ser usado, até mencionado que é baseado, agora quando é uma marca como o DETETIVE, ai a lei protege quem tem o registro no pais, mesmo que o DETECTIVE seja la de fora e esteja registrado la fora.
Outra coisa... é uma caixa de pandora.... são tantos pontos em comum protegidos pela lei que sim, a estrela tem altas chances de ganha ou via acordo a galapagos consegui alguma abetura..
Estamos falando de uma marca de 1976 se não me engano... devidamente protegida e dentro do que a lei manda....
Alem de que 99,99% das empresas de boardgames modernos cagam para proteger os nomes dos jogos pois generaliza nesse questão de que "não tem proteção", "qualquer um pode copiar", mas esquecem que isso é verdade quando fala das regras... não do nome do jogo....
A briga estrela x hasbro tb naum deu em nada... so a super massa x play doh deu merda... pq tinha contrato valido ainda.. o resto ta liberado... ou pq voces acham que tem Banco Imobiliario e War de tudo que é tipo....
E sobre o mercado diferente, essa questão tambem é relativa.... falar que jogador de tabuleiro é diferente de boardgamer é foda... ambos jogos vendem aqui na ludopedia inclusive e a galapagos vira e mexe tem produto em livraria que vende tambem jogos da estrela..
mas é isso ai... a lei pode ser zuada mas é o que temos de resquicio de civilidade no nosso pais...