CarpeteVermelho::iuribuscacio::Caros Boardgamers
Eu tinha tecido algumas críticas no tópico original, que se perderam por causa da exclusão, e por isso vou repeti-las abaixo:
Em primeiro lugar o vídeo desconsidera totalmente que na maioria esmagadora dos casos os descontos da Calango são devido aos jogos virem mofados e lacrados. Ao contrário disso, pelo vídeo fica parecendo que a editora resolveu fazer uma queima de estoque por outro motivo não tão grave, quando todos sabem que a verdade é outra.
Em segundo lugar, ainda tratando da questão do mofo, o vídeo utiliza o exemplo das únicas cópias que compraram, e que vieram sem problemas, como se isso se aplica-se a toda a tiragem, o que não é verdade. Obviamente não são 100% das cópias que chegam mofadas para o comprador, mas isso ocorre na grande maioria das vezes, como foi o caso do Zombicide 2.0, entre outros. Inclusive o vídeo dá a entender que isso acontece também com outros jogos da Calango, além daqueles citados especificamente.
Em terceiro lugar, a explicação do vídeo, de que os descontos são para abrir espaço nos estoques não faz nenhum sentido. O próprio vídeo diz que os jogos são ótimos, e estão vendendo bem, portanto essa é uma oportunidade "imperdível de adquirir jogos bons a preço excelentes". Só que se os jogos são bons e estão vendendo bem, obviamente ele não ficam parados no estoque, e por isso essa história de que a promoção é para liberar espaço para os próximos lançamentos, é uma conversa mais que manjada, que não convence a ninguém com um mínimo de experiência no hobby dos board games.
Como disse no vídeo anterior isso é nada mais nada menos, que uma verdadeira peça publicitária para a Calango, a editora dos jogos lacrados e mofados, com direito a chamada bombástica no melhor estilo "xepa da feira" (o patrão ficou maluco!!!!). Esse vídeo presta um verdadeiro desserviço para o hobby, principalmente os iniciantes que eventualmente assistam o vídeo e corram para aproveitar as "promofões" da Calango, só para se arrependerem amargamente depois.
Não tenho a menor pretensão de ditar qual deve ser a linha editorial do canal, quem sou eu na fila do pão, mas é uma pena que a equipe responsável não tenha aproveitado a oportunidade da exclusão do vídeo original, e refeito de uma forma menos comprometida com a Calango. Um vídeo revisado deveria no mínimo informar que essas ditas promoções normalmente estão associadas à questão do mofo, para que as pessoas que embarcassem nessa furada o fizessem consciente do problema, e não como se fosse a oportunidade imperdível que o vídeo propaga. E essa repetição do vídeo mantendo exatamente os equívocos constantes no vídeo antigo, na minha opinião, prejudica muito aquela tentativa de amenizar o discurso da equipe de que esse é apenas um dos vídeos do canal, porque ele demonstra claramente que o canal está realmente comprometido com a Calango.
Por fim, por conta disso tudo é que eu mantenho meu posicionamento de que esse vídeo é um absurdo, além de uma indignidade. Por isso o canal Carpete Vermelho definitivamente é uma canal de board games a se evitar, pelo menos por quem estiver interessado em se informar melhor sobre jogos de tabuleiro, e não ficar ouvindo propaganda disfarçada de editora.
Indignadamente.
Iuri Buscácio
Caro, @iuribuscacio
Agradecemos muito o seu feedback quanto ao nosso vídeo. E também pelo seu tempo dedicado para redigir o seu texto e apresentar o seu ponto de vista conosco novamente.
Acreditamos que todas as opiniões são bem vindas para uma discussão saudável e um debate construtivo. Por isso, em todos os nossos tópicos encorajamos nossos ouvintes a pesquisar sobre o conteúdo por conta própria também antes de formar alguma opinião ou tomar alguma decisão. É importante enfatizar o que já foi falado de que esse vídeo não é patrocinado por nenhuma editora, nosso ponto de vista segue imparcial.
Quanto ao conteúdo do vídeo, os jogos apresentados foram comprados em lojas de jogos pelo próprio colaborador, por conta e risco do mesmo. Vale mencionar que esses jogos estão na lista dos mais adicionados à coleções em março de 2024 na Ludopedia. Portanto é seguro dizer que muitas pessoas no hobby estão falando sobre eles também, o que amplia ainda mais o acesso à informações das pessoas do hobby sobre o assunto.
Não cabe a nós dizer aqui ou em qualquer lugar que a nossa verdade é absoluta. Não há nenhum indício de que nossa opinião nesse vídeo tenha diretamente influenciado de forma negativa qualquer entusiasta do hobby a tomar alguma decisão que tenha de alguma forma sido arrependida. Não temos responsabilidade sobre as ações de ninguém e, como sempre, encorajamos o debate saudável entre os fãs do hobby assim como uma pesquisa dedicada das pessoas sobre os jogos que queiram adicionar a sua coleção e as editoras que trazem esses jogos.
Se temos alguma responsabilidade aqui nessa plataforma é de respeitar a todos e promover um espaço livre de hostilidade para crescimento e elevação do tão querido hobby que compartilhamos.
Esperamos que continue engajando com o nosso conteúdo e continue colaborando nas nossas discussões futuramente.
Até lá.
Atenciosamente,
Equipe Carpete Vermelho
Cara Equipe do Canal
CarpeteVermelho
Com todo o respeito, eu discordo veementemente desse raciocínio de vocês, e faço isso sem hostilidade alguma, e de forma respeitosa, porque também acredito no debate civilizado, mas sem com isso deixar de defender contundentemente aquilo que eu acredito. E na minha opinião vocês erraram e erraram de forma grave tanto no vídeo, quanto na resposta, mais ainda até.
Certamente vocês não tem responsabilidade direta pelas ações de ninguém, mas vocês são sim responsáveis pelo conteúdo dos vídeos que vocês publicam, da mesma forma que eu sou totalmente responsável pelos textos que eu escrevo e pelos comentários postados aqui no Ludopedia. Obviamente vocês têm todo o direito de acreditar que o motivo dessas promoções e redução de preços dos jogos da Calango Editora se deve exclusivamente à necessidade de liberar espaço nos estoques. Cada um acredita no que quiser.
O problema é que toda a comunidade boardgamer nacional já sabe que a Calango editora é responsável pela grande maioria dos casos de jogos que vem lacrados e mofados. E muitos desses jogos são colocados nessas promoções que o vídeo tanto alardeia. Essa inclusive já é uma informação pública e a própria editora nem faz mais questão de esconder isso. As lojas já fazem promoções com esses jogos, em que as pessoas já sabem que estão pagando mais barato porque os jogos têm mofo. Esla compram conscientes e rezam para que o problema do mofo não seja tão grave que não dê para resolver com Sanol.
Porém, nem todos os recém-chegados ao hobby sabem disso, e quando eles assistirem o vídeo certamente podem acreditar que o motivo das promoções de jogos da Calango é uma mera questão de gerenciamento de estoque, quanto na realidade não é exatamente isso. Basta digitar mofo na ferramenta de busca do Ludopedia para ver quantos tópicos envolvendo essa editora já foram publicados. Portanto, essa questão de jogos lacrados e mofados não sou eu quem diz, mas sim as próprias pessoas da comunidade boardgamer que relatam esses problemas.
Só que nada disso consta no vídeo, e aí fica muito difícil acreditar na imparcialidade do canal, quando esse problema tão grave sequer é citado em um vídeo feito especificamente para divulgar as promoções da editora. Defender disso é no mínimo zombar da inteligência das pessoas.
Como se não bastasse, vocês ainda defendem que não são responsáveis caso alguém compre o um jogo na promoções da Calango e ele venha mofado. Vocês vão me desculpar mas isso é muito cinismo. Quer dizer então que vocês publicam um vídeo dizendo podem comprar os jogos da Calango sem medo, e se por um acaso o jogo vier mofado vocês não tem nada com isso, o problema é de quem comprou?!?! Isso demonstra uma total falta não só de empatia, mas de responsabilidade editorial. Não precisa saber se real e comprovadamente, alguém comprou ou não um jogo seguindo a indicação do canal, e o jogo veio mofado. Só o risco disso acontecer já deveria ser motivo suficiente para que o conteúdo incluísse essa questão do mofo dos jogos da Calango, principalmente se o canal fosse imparcial do jeito que vocês dizem que são. Isso sim é ter no mínimo uma responsabilidade moral sobre o conteúdo que o canal produz e divulga. Mas não foi isso que se viu, e é por isso que depois desse vídeo e principalmente depois dessa resposta, se omitindo totalmente quanto à responsabilidade do conteúdo produzido, que só se pode concluir que essa canal tem um sério problema de credibilidade, pelo menos na minha opinião.
Respeitosamente.
Iuri Buscácio