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  3. Star Wars: Destiny
  4. Star Wars Destiny, Uma Lição Sobre os Riscos de Inovar

Star Wars Destiny, Uma Lição Sobre os Riscos de Inovar

Star Wars: Destiny
  • fantafanta
    541 mensagens MD
    avatar
    fantafanta13/04/24 10:01
    fantafanta » 13/04/24 10:01

    Wachelke::Cabe lembrar também Iuri, que não é a FFG que fica no preju não. Além dos jogadores, quem se lasca são os lojistas, distribuidores, que compraram o jogo empolgados, a preço cheio, e depois ficam a ver navios. FFG/Asmodee e filiais vendem os estoques a preço de custo, já lucraram muito com o boom inicial, e com as sobras ficam no zero a zero.

    É muita sacanagem com quem compra no lançamento!

    1
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213913/04/24 11:17
    excluido_12139 » 13/04/24 11:17

    fantafanta::
    Wachelke::Cabe lembrar também Iuri, que não é a FFG que fica no preju não. Além dos jogadores, quem se lasca são os lojistas, distribuidores, que compraram o jogo empolgados, a preço cheio, e depois ficam a ver navios. FFG/Asmodee e filiais vendem os estoques a preço de custo, já lucraram muito com o boom inicial, e com as sobras ficam no zero a zero.

    É muita sacanagem com quem compra no lançamento!

    É nessa hora que entra a famosa inteligência emocional.

    3
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/04/24 17:10
    linezinhah » 14/04/24 17:10

    Bla bla bla bla... 
     
    Dane-se a inovação, vamos fazer post de mofo e gerar treta hahahaha. 

    2
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/04/24 18:47
    linezinhah » 14/04/24 18:47

    Agora contribuindo... 

    Eu acho que deu certo o star wars. E tem o "ashe reborn" que tb se assemelha a um Magic com dados (achei bem bonita as artes, por sinal).
     
    Quanto ao tempo, na economia estudamos que o produto é projetado para ter um ciclo de vida. A ideia é que dê fato ele morra, em determinado momento. 
     
    O problema, na minha opinião, é que o nicho de boardgame é mais difícil de ver essa curva de vida do produto, porque muitas variáveis estão fora de patamar, como o colecionismo e as hypes. 
     
    O colecionador vai querer todas as cartas com foil, com bordas expandidas, sem bordas, com carta assinada e os cacete. Esse não quer que o jogo acabe. Quer o multiverso de tudo. 
     
    O cara do hype é pior, pois ele tá indo numa onda que nem sabe do que se trata. Aqui fica muito ruim o controle gerencial. Um jogo merda pode ganhar muitos adeptos só pela hype e morrer pelo meio do caminho, porque as pessoas se tocaram que o jogo é uma merda de fato (a grande maioria dos jogos é assim).
     
    Agora, comparar com Magic é sempre algo que eu não gosto. Magic é um jogo que se mantém pelo nome e pelas inúmeras variações que criaram para dizer ao pessoal da década de 80 que seu deck ainda funciona. É agora descobriram os multiversos deles, com senhor dos anéis e the doctor (se não me engano).
     
    Eu ainda sigo curtindo mais o LCG, por saber o que vem em cada Pack. Isso economiza minha ansiedade. 

    1
  • iuribuscacio
    3219 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/04/24 21:11
    iuribuscacio » 14/04/24 21:11

    linezinhah::Agora contribuindo... 

    Eu acho que deu certo o star wars. E tem o "ashe reborn" que tb se assemelha a um Magic com dados (achei bem bonita as artes, por sinal).
     
    Quanto ao tempo, na economia estudamos que o produto é projetado para ter um ciclo de vida. A ideia é que dê fato ele morra, em determinado momento. 
     
    O problema, na minha opinião, é que o nicho de boardgame é mais difícil de ver essa curva de vida do produto, porque muitas variáveis estão fora de patamar, como o colecionismo e as hypes. 
     
    O colecionador vai querer todas as cartas com foil, com bordas expandidas, sem bordas, com carta assinada e os cacete. Esse não quer que o jogo acabe. Quer o multiverso de tudo. 
     
    O cara do hype é pior, pois ele tá indo numa onda que nem sabe do que se trata. Aqui fica muito ruim o controle gerencial. Um jogo merda pode ganhar muitos adeptos só pela hype e morrer pelo meio do caminho, porque as pessoas se tocaram que o jogo é uma merda de fato (a grande maioria dos jogos é assim).
     
    Agora, comparar com Magic é sempre algo que eu não gosto. Magic é um jogo que se mantém pelo nome e pelas inúmeras variações que criaram para dizer ao pessoal da década de 80 que seu deck ainda funciona. É agora descobriram os multiversos deles, com senhor dos anéis e the doctor (se não me engano).
     
    Eu ainda sigo curtindo mais o LCG, por saber o que vem em cada Pack. Isso economiza minha ansiedade. 

    Caro Claudio (linezinhah)

    Eu concordo em parte com essa ideia de produtos lançados com data de validade, em que a empresa já sabe desde o lançamento quanto tempo eles devem durar. Mas isso não me parece uma estratégia muito cristalizada, porque você tem jogos que não se enquadram nisso. nesse sentido eu nem estou falando do Magic mas de outras card games como Pokemon e Yu-Gi-Oh, também lançados na década de 90 e que vendem até hoje. O mesmo se aplica a jogos de tabuleiro consagrados como Catan, Carcassonne, Ticket to Ride, que já tiveram incontáveis versões diferentes e expansões, mas que os originais lá do início do hobby, continuam a ser produzidos todos os anos e não dao sinal algum de que serão descontinuados tão cedo. 

    Apesar disso, ao que tudo indica é assim que a Fantasy Flight encara os projetos de seus card games Star Wars, ou seja jogos com data de validade. Essa é justamente a base do meu questionamento, quando eu digo que o retrospecto da editora e a forma como ele tratou os outros projetos desse tipo, que não inspiram a menor confiança, em relação a esse novo Star Wars Unlimited, justamente porque as pessoas já viram esse filme em relação ao Star Wars Destiny.

    Outra coisa que é preciso considerar é que o jogo pode até ser planejado com uma vida útil de alguns anos, mas se ele se transformar em um sucesso estrondoso, não há a menor dúvida de que a empresa continuará investindo e produzindo o jogo, porque é ele que está dando retorno financeiro. Portanto, esse conceito de jogo com data de validade não é algo tão absoluto assim. 

    O Star Wars Destiny foi uma aposta de inovação que não deu certo, porque o jogo não deve ter tido o sucesso em vendas, que a Fantasy Flight esperava, ou porque a ideia original era exatamente essa, lançar a novidade, ganhar a maior quantidade possível de dinheiro em dois anos e depois abandonar e descontinuar o produto. Porém, se o Star Wars Destiny tivesse sido para a Fantasy Flight, aquilo que o Magic The Gathering foi para a Wizard of the Coast, certamente hoje você só estaria ouvindo falar de jogos de tabuleiros em miniatura da editora apenas em segundo plano, porque a prioridade seria o Star Wars Destiny.

    Assim sendo, o meu entendimento é mais no sentido de que a Fantasy Flight tentou inovar lançado algo diferente, um card games com dados, que poderia muito bem dado muito certo, mas que aconteceu justamente o contrário, resultando em um produto mais difícil de produzir, transportar e distribuir e que não vendeu tão bem a ponto de justificar essas dificuldades a mais na produção. Outro argumento em favor desse entendimento é que a própria Fantasy Flight, abandonou totalmente a ideia de um card game com dados, nesse novo produto Star Wars Unlimited, retornando para o formato clássico e consagrado dos card games.

    É por isso, que considerando o que já aconteceu com o Star Wars Destiny, eu acho que as pessoas deveriam ter muita cautela antes de embarcar nesse novo card game da Fantasy Flight.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
         

    0
  • HeitorFerreira
    215 mensagens MD
    avatar
    HeitorFerreira16/04/24 23:51
    HeitorFerreira » 16/04/24 23:51

    Pra mim, o erro foi lançar um CCG licenciado. Star Wars é uma marca popular, mas é limitada, ao contrário do nome do jogo. A Disney é muito rígida com o que pode ser criado sobre SW fora dos muros da Lucasfilm.

    As mecânicas desse card game são bem parecidas com Magic, mas dão uma boa refrescada. Seria melhor se a FFG tivesse investido esse set de regras em uma IP própria, como Terrinoth, em que teria mais controle sobre o produto. Espero que honestamente a empresa faça isso no futuro.

    2
  • iuribuscacio
    3219 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio17/04/24 03:06
    iuribuscacio » 17/04/24 03:06

    HeitorFerreira::Pra mim, o erro foi lançar um CCG licenciado. Star Wars é uma marca popular, mas é limitada, ao contrário do nome do jogo. A Disney é muito rígida com o que pode ser criado sobre SW fora dos muros da Lucasfilm.

    As mecânicas desse card game são bem parecidas com Magic, mas dão uma boa refrescada. Seria melhor se a FFG tivesse investido esse set de regras em uma IP própria, como Terrinoth, em que teria mais controle sobre o produto. Espero que honestamente a empresa faça isso no futuro.

    Caro HeitorFerreira

    Você tem toda a razão, só que isso seria bom para nós compradores e não para a Fantasy Flight, porque basta colocar Star Wars na tampa que você vende até lata de estrume. Por isso a editora não está nada preocupada com a limitação causada pela rigidez da Disney, tanto que já é o quinto jogo de cartas (contando os CCG, LCG e jogos comuns), que ela lança com esse tema. 

    Assim sendo, ao que tudo indica, a Fantasy Flight não tem a menor intenção de deixar de lançar card games Star Wars. E olha que ela já tem uma verdadeira galinha dos ovos de ouro, nesse formato que é o Arkham Horror Card Game. No caso do AHCG ela nem paga royalties porque a obra do Lovecraft já entrou em domínio público. 
    Apesar disso, surge no horizonte mais um card game Star Wars da Fantasy Flight. Não quero ser pessimista, mas, pelo menos até que se prove o contrário, há uma grande possibilidade de acontecer com o novo Star Wars Unlimited o mesmo que aconteceu com o Star Wars Destiny, ou seja, a Fantasy Flight aplicar mais uma vez sua política de "vou lançar o jogo, faturar o mais que puder nos primeiros anos, encerrar e depois partir para outra". 

    Dito isso, antes que alguém me acuse, eu não sou nenhum "arauto do caos", um estragar prazer alheio, nem estou torcendo para o jogo dar errado, só para depois poder dizer: "eu avisei". Muito pelo contrário, eu gostaria muito que, pelo menos dessa vez, a Fantasy Flight lançasse um card game Star Wars que realmente fizesse sucesso a ponto da empresa realmente decidir investir nele no longo prazo. Isso porque apesar de não cair nessa conversa mole da Fantasy Flight, eu sei que muita gente, não apenas no Brasil, mas no mundo todo vai aderir ao jogo, e eu não desejo, de forma alguma, que essas pessoas se decepcionem, vendo o jogo que gostam ser cancelado depois de meros quatro anos. 

    Infelizmente, como eu já disse nesse e em outros tópicos, levando em consideração o retrospecto da Fantasy Flight, especialmente em relação a card games Star Wars não dá para confiar não. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
     

    2
  • elvislucas
    141 mensagens MD
    avatar
    elvislucas22/04/24 10:15
    elvislucas » 22/04/24 10:15


    Eu fui um dos "investidores" e “entusiastas” (otários) que abraçaram a ideia do jogo logo de início, no hype do lançamento.

    Achei maravilhoso, gostei demais do jogo, me empolguei e fui gastando horrores de dinheiro em caixas fechadas de pacotes de figurinhas.
    Queria ter todas as cartas de cada coleção, e duas cartas de cada personagem para ter dois dados (outra ideia maravilhosa para arrancar mais dinheiro dos “entusiastas”).

    Claro como todo TCG (Trade Card Game) fui acumulando toneladas de cartas comuns (inúteis) que ninguém quer e que viram peso morto guardados em caixas no fundo dos armários.

    Quando veio o cancelamento, meu deus que decepção, sério foi uma ducha de água fria, fiquei extremamente chateado de ver os preços literalmente despencarem e tudo perder totalmente o valor.

    Nisso, eu sinceramente perdi todo o interesse em qualquer nova armadilha chamada TCG, ou colecionáveis da vida, ou o jogo vem “completo” ou eu nem me interesso mais (claro que sempre existe o fator / armadilha chamadas expansões).

    Na geral / real, qualquer produto ou artificio que as editoras conseguirem criar e usar para tomar nosso dinheiro com certeza eles vão fazer e com força, é o negócio deles, não os culpo, porém, um pouco de respeito ao consumidor é sempre bom.

    Ainda tenho o jogo, ainda gosto muito, mas infelizmente está encostado.

    OBS: o mesmo aconteceu também com o Star Wars Legion e acho que com o X-Wing (ou está próximo de acontecer).

    E no final sempre quem é o maior prejudicado é o lojista.
    Meu sincero respeito a todos esses guerreiros de margens de lucro extremamente baixas, eles sim são sempre o elo mais fraco de toda cadeia econômica dos jogos, a gente perde o jogo, porém eles perdem muito dinheiro investido e tem que fazer promoções absurdas para no mínimo não ficar juntando poeira no estoque deles, pois prejuízo já tomaram.

    3
  • MatheusAleM
    216 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM22/04/24 18:46
    MatheusAleM » 22/04/24 18:46

    Se não me engano, aguém da própria Fantasy Flight (ou que era da Fantasy Flight) disse por aí na internet que os dados prejudicaram sim o jogo, mas não por causa da jogabilidade, e sim porque a logística de juntar os dados com as cartas durante a produção foi complicada. Os dados eram feitos em um lugar, as cartas em outro, e se um atrasava, o cronograma do produto todo atrasava, o que aumentava os custos pra FF e a frustração dos jogadores. Tudo isso piorou com a pandemia, quando as coleções atrasaram ainda mais, até que o modelo ficou insustentável.


    Essa mesma pessoa (se não me engano #2) também comentou que eles tinham vários planos sobre as próximas coleções, inclusive um novo grupo de cartas verdes que sairia na próxima temporada e seria de criaturas não senscientes, com novas mecânicas.


    Se tudo isso é verdade, então parece que o jogo morreu pelo menos parcialmente por causa dos dados sim, mas não porque não foram bem recebidos em jogo, e sim porque ficou caro pra empresa produzir.


    Depois que o jogo flopou eu peguei várias caixas em promoção (+- 75 reais cada booster box), personalizei os tokens e me divirto bastante jogando casualmente com a galera. Dos 4 card games que já joguei com uma certa frequência (Magic, Keyforge, Destiny e Horus Heresy), é o que eu prefiro. Quanto ao Unlimited, não gostei daquele lance de dividir o jogo entre espaço e terra e não curti a arte no geral (algumas cartas são muito bonitas, outras parecem HQ infantil), mas espero que sobreviva mais que o antecessor, o que SW passe a fazer parte de Magic, haha!

    3
  • iuribuscacio
    3219 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio14/06/24 15:22
    iuribuscacio » 14/06/24 15:22

    elvislucas::
    Eu fui um dos "investidores" e “entusiastas” (otários) que abraçaram a ideia do jogo logo de início, no hype do lançamento.

    Achei maravilhoso, gostei demais do jogo, me empolguei e fui gastando horrores de dinheiro em caixas fechadas de pacotes de figurinhas.
    Queria ter todas as cartas de cada coleção, e duas cartas de cada personagem para ter dois dados (outra ideia maravilhosa para arrancar mais dinheiro dos “entusiastas”).

    Claro como todo TCG (Trade Card Game) fui acumulando toneladas de cartas comuns (inúteis) que ninguém quer e que viram peso morto guardados em caixas no fundo dos armários.

    Quando veio o cancelamento, meu deus que decepção, sério foi uma ducha de água fria, fiquei extremamente chateado de ver os preços literalmente despencarem e tudo perder totalmente o valor.

    Nisso, eu sinceramente perdi todo o interesse em qualquer nova armadilha chamada TCG, ou colecionáveis da vida, ou o jogo vem “completo” ou eu nem me interesso mais (claro que sempre existe o fator / armadilha chamadas expansões).

    Na geral / real, qualquer produto ou artificio que as editoras conseguirem criar e usar para tomar nosso dinheiro com certeza eles vão fazer e com força, é o negócio deles, não os culpo, porém, um pouco de respeito ao consumidor é sempre bom.

    Ainda tenho o jogo, ainda gosto muito, mas infelizmente está encostado.

    OBS: o mesmo aconteceu também com o Star Wars Legion e acho que com o X-Wing (ou está próximo de acontecer).

    E no final sempre quem é o maior prejudicado é o lojista.
    Meu sincero respeito a todos esses guerreiros de margens de lucro extremamente baixas, eles sim são sempre o elo mais fraco de toda cadeia econômica dos jogos, a gente perde o jogo, porém eles perdem muito dinheiro investido e tem que fazer promoções absurdas para no mínimo não ficar juntando poeira no estoque deles, pois prejuízo já tomaram.

    Caro elvislucas

    Camarada, não fique tão decepcionado consigo porque você não foi o único que caiu nessa armadilha. Muita gente, muita gente mesmo, incluindo alguns amigos meus gastaram uma fortuna e estavam convictos de que esse jogo seria realmente um novo Magic, curiosamente por conta dos dados que traziam um elemento novo para o universo dos CCG. Eu mesmo comprei alguma coisa, mas tratei logo de vender, não porque o jogo fosse ruim, porque ele não é, mas por conta do X-Wing que eu comprei algumas naves da primeira edição ainda, mas nunca consegui jogar direito, por precisar de uma infraestrutura (mesa grande) e muitas naves, e de uma dedicação que nem todo mundo está disposto a ter. A única nave que sobrou foi a Millenium Falcon, que eu uso de enfeite, e por razões sentimentais. Eu tinha guardado o Tie Fighter do Darth Vader também, mas como me ofereceram um dinheiro legal, acabei vendendo. 

    No caso do Destiny, cada material anunciado me deixava mais com a mesma "impressão de caça níquel", que eu senti no Magic em 95. Eu completei a quarta edição e a Ice Age, só para ver surgir em pouquíssimo tempo, uma nova edição e novas coleções com centenas de cartas. Respeito quem gosta, mas esses sumidouros de dinheiro não são para mim.

    E é justamente por isso, que esse novo Star Wars Unlimited não me atrai nem um pouco, e eu não só fujo dele, como o Tinhoso foge da cruz, como acho que qualquer um que não queira corre um sério risco de gastar uma pequena fortuna para depois acabar se decepcionando como aconteceu com o Destiny, deveria fazer a mesma coisa. Claro que sempre tem alguém que diz que comprou só algumas cartas para jogar de brincadeira com o vizinho, ou filho/esposa. Mas considerando que é um CCG, que é da Fantasy Flight, que lança material novo um atrás do outro, pelo menos nos primeiros anos, e principalmente que é um jogo Star Wars, eu acho que a tentação de cair no vício é grande demais para qualquer um. A pessoa começa de forma despretensiosa e quando dá por si está lá comprando booster atrás de booster.

    Por via das dúvidas, melhor evitar. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

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Star Wars: Destiny - Star Wars Destiny, Uma Lição Sobre os Riscos de Inovar
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