Post original: https://coopgestalt.com/2024/02/17/review-of-marvel-zombies-x-men-resistance-and-differences-to-marvel-zombies-heroes-resistance/
Neste review, assumimos o papel dos X-Men explorando o mundo para derrotar os Zumbis!
Nós jogamos e analisamos o jogo
Marvel Zombies: Heroes Resistance há cerca de um ano. Nessa discussão, mencionamos que não estávamos interessados em
Marvel Zombies (onde os jogadores assumem os papéis de heróis zumbificados), mas estávamos interessados em Marvel Zombies: Heroes Resistance (onde os jogadores assumem o papel de super-heróis da Marvel lutando contra os zumbis)! Tenho os dois títulos de Resistance da linha Marvel Zombies e não precisei comprar mais nada do Marvel Zombies, que eu não queria!
CAIXA
Marvel Zombies: X-Men Resistance é uma caixa maior do que o original Marvel Zombies: Heroes Resistance! Veja a lata de Coca-Cola e o lápis número 2 para ver a escala.
Acontece que a maioria do conteúdo da caixa são miniaturas. Debaixo do livro de regras e de algumas folhas recortadas de papelão, há uma grande caixa repleta de zumbis, heróis e sobreviventes! Também na caixa estão alguns porta-cartas de personagens de luxo.
Muitos zumbis
Abaixo dos zumbis está o restante dos componentes: cartas e um monte de grandes salas de papelão, alguns dados, alguns blocos de plástico coloridos e suportes de plástico.
Tudo na caixa parece muito legal!
Componentes: principalmente as miniaturas
Admita: você só quer ver as miniaturas! A parte inferior da caixa das miniaturas faz um bom trabalho ao garantir que tudo caiba de volta. Graças a Deus, as minis estão etiquetadas! Tivemos dificuldades com as miniaturas de
Tamashii: Chronicle of Ascend quando elas não estavam bem rotuladas!

Os caminhantes (5 variedades, veja acima) são os zumbis mais básicos (e mais fáceis de matar).

Os Corredores e Brutos (2 de cada, da esquerda para a direita) são zumbis um pouco mais fortes.

Os zumbis mais difíceis de matar são os heróis zumbificados (contra os quais você pode ou não lutar) em verde-vômito (exceto o Homem de Gelo, que é azul-claro)! Você tem Abominável, Fênix Negra, Homem de Gelo, Dentes de Sabre, Ciclope e Psylocke.

Os super-heróis que os jogadores interpretam são alguns X-Men em cinza: Wolverine, Mistica, Magneto, Tempestade, Colossus ou Vampira!

Parte do jogo Marvel Zombies é sobre resgatar sobreviventes: há 12 deles (miniaturas marrons) no jogo.
O número total de zumbis é bastante assustador.

Cada herói tem um tabuleiro de identificação com poderes e rastreamento de saúde e nível de poder.
Este jogo também é compatível com Marvel Zombies, então também existem cartas de “herói” para os 6 heróis zumbificados. Não veremos isso novamente nesta análise: estamos apenas revisando a versão Resistance do jogo (onde os jogadores jogam com super-heróis reais, não com heróis zumbificados).
As cartas de geração trazem os zumbis para a partida. As Características Heroicas são poderes únicos que pode obter como uma ação. Os tabuleiros de papelão são bem legais, pois ambientam cenas do mundo dos X-Men!
Uma das características mais legais desta caixa é a bandeja de plástico para guardar todas as informações do herói! A bandeja tem espaço para 1 sobrevivente (porque pode ter no máximo 1) e 2 Características Heroicas (porque pode ter no máximo 2 Características Heroicas) e um pequeno indicador de plástico para seu poder, bem como cubos de plástico.
Os mapas de papelão são bem legais, pois ambientam cenas do mundo dos X-Men! No geral, ótimos componentes.
Livro de Regras
Este livro de regras é melhor que o de Marvel Zombies: Heroes Resistance! Isso faz sentido, já que eles tiveram um ano inteiro para lapidar e melhorar. Obtém um B+ ou A- no teste de tempo: oscila um pouco, mas as fontes são grandes e as imagens estão bem rotuladas. Também começa com um índice decente.
As páginas de componentes são bem apresentadas e bem rotuladas. É uma pena que as páginas de preparação ultrapassem o limite da página: gostaria que as duas páginas de preparação estivessem em páginas opostas. Mesmo assim, ainda funcionou muito bem.
E tudo está muito bem rotulado e anotado. Existem muitos exemplos de jogo/combate que estão todos bem descritos! Este é um livro de regras muito bom! Ainda é um pouco assustador como livro de regras, pois tem 48 páginas, mas a última metade do livro de regras são os cenários do Modo Herói e do Modo Zumbi, então apenas cerca de metade do livro de regras (24 páginas) são “regras”; a última metade são apenas cenários. O livro de regras tem até um índice (sim, eu adoro índices...)! E o livro termina com um resumo muito bom.
Este é um ótimo livro de regras. É melhor que a versão anterior… até o papel é mais bonito! E tudo isso faz sentido: eles tiveram muito tempo para consertar. Mas é muito gratificante ter um livro de regras tão bom: índice, componentes bem rotulados, boas imagens de preparação, boas explicações de regras com exemplo, índice e, finalmente, um belo resumo no final.
Bom trabalho, pessoal: livro de regras muito bom.
Jogabilidade
Basicamente, o jogo funciona como Marvel Zombies: Heroes Resistance.
Existem algumas adições de regras (principalmente regras para escadas e estruturas 3D), mas parece muito com Heroes Resistance.
Jogo Solo
Marvel Zombies: X-Men Resistance tem um modo solo assim como o modo solo de Marvel Zombies: Heroes Resistance. Tal como acontece com o modo solo anterior, o jogador solo joga com quatro heróis, alternando entre eles.
Basicamente, tudo o que dissemos antes (sobre Marvel Zombies: Heroes Resistance) se aplica aqui: o modo solo é um pouco assustador, já que o jogador tem que comandar quatro heróis! Funciona bem no começo, pois os poderes do herói são simples. Mas, à medida que cada herói sobe de nível e ganha mais poderes, fica cada vez mais difícil administrá-los bem: leva cada vez mais tempo para alternar o contexto entre os personagens!
O jogo ainda é bastante divertido como jogo solo. Esteja ciente do potencial de forte mudança de contexto (à medida que os heróis ganham mais poderes) à medida que avançam de nível.
No final, apesar do problema de mudança de contexto, ainda é divertido. Só precisa estar ciente de que a alternância entre quatro personagens pode ser um problema para algumas pessoas. Acho que, como a qualidade dos componentes é um pouco melhor e gosto um pouco mais dos X-Men, me diverti mais do que Marvel Zombies: Heroes Resistance.
Jogo Cooperativo
O jogo cooperativo é ótimo! Eu adoro que Marvel Zombies: X-Men Resistance tenha ordem de turno selecionada pelos jogadores! Isso significa que os jogadores decidem a ordem em que seus heróis serão ativados! Queremos que a Tempestade vá por último para que ela possa varrer a sala pelo vento (movendo os zumbis não mortos para a próxima sala), ou queremos que ela vá primeiro fazendo um Ataque Relâmpago à distância para que Wolverine não tenha que desperdiçar turnos em movimento? A escolha é sua! Você escolhe o pedido!
Assim como vimos em Marvel Zombies: Heroes Resistance, um pouco de RPG parece surgir conforme você joga:
“SNIKT! Entendi, querida. Esse zumbi não vai mais incomodar você!”
“Logan, não me chame de querida! (Whoosh!) E de nada por eu levar todos os 12 zumbis para a próxima sala!”
Em todos os lugares que falam sobre Marvel Zombies: Heroes Resistance existe um consenso: ordem dos turnos definidas pelos jogadores é ótimo, uma pequena encenação parece surgir enquanto você joga e há muita discussão. Este é um bom jogo cooperativo.
Diferenças entre Heroes Resistance e X-Men Resistance
Quais são as principais diferenças entre esses dois jogos Resistance? O preço vem à mente primeiro: X-Men Resistance é bem mais caro. Se não tem certeza se gosta deste jogo e apenas deseja experimentá-lo primeiro, recomendo comprar a versão mais barata (3x mais barata) do jogo. Ainda é muito bom, os componentes simplesmente não são tão bons.

A verdadeira grande diferença de preço é porque a versão X-Men tem toneladas de zumbis de plástico e miniaturas de sobreviventes (à direita), enquanto a Heroes Resistance tem apenas peças de papelão (à esquerda).
Felizmente, ambas as versões ainda têm todos os heróis (zumbis e não zumbificados) como miniaturas, então ainda ficam bem na mesa. O livro de regras dos X-Men é muito melhor, tanto no conteúdo quanto na qualidade das regras. Mas o livro de regras original também é bom. Claro, a versão X-Men tem lindas bandejas de plástico, e a original não. E a versão X-Men não tem mostradores de nível, tem a rasteirinha na parte inferior das bandejinhas.

Provavelmente a pior coisa sobre Heroes Resistance original são os pequenos “clipes” de plástico que são anexados na planilha de Herói para Nível de Saúde e Poder: esses clipes são difíceis de mover e estou sempre preocupado em rasgar a ficha. Veja acima. A versão X-Men tem pequenos cubos na planilha: é muito mais fácil de anotar.
Li as regras de ambos, mas não encontrei grandes diferenças: ambos ainda têm prioridade de alvo, ordem de turno selecionada pelo jogador, poder, dados para combate, linha de visão... e todos eles têm a mesma mecânica. A única adição importante parece ser sobre as regras para quando você está nas escadas e/ou se movendo entre os níveis. Basicamente, se nenhum herói estiver em um nível, esses zumbis não serão ativados.
Então, qual você quer? Após notar a diferença de preço e componente, cabe a você: quer X-Men e muitas minis e componentes incríveis? Ou quer heróis convencionais da Marvel com algumas minis legais (principalmente de papelão), mas por um preço muito bom?
Por que não ambos? Pode jogar os dois juntos, sabe... isso não ficou claro? Pode combiná-los! Jogue com Tempestade, Wolverine, Homem Aranha e Hulk em uma missão secreta!!
Prioridade do alvo e ataque dirigido
Ainda não gosto da regra de prioridade de alvo (veja acima na página 23 do livro de regras): ela tira a escolha e não parece particularmente temática. Posso ter encontrado uma boa resolução: por combate, você pode decidir por si se deseja usar Prioridade de Alvo ou Ataque Direcionado. O que é ataque direcionado? APENAS mire em qualquer bandido! Veja, com Prioridade de Alvo, seus “acertos” se espalham para outros zumbis no mesmo espaço, para que você possa matar vários zumbis com uma jogada de dados! Isso é legal! Mas e se decidir ignorar a Prioridade do Alvo e focar em um bandido? Então, pode optar por NÃO ter seu dano espalhado ao custo de escolher apenas um alvo! Eu gosto disso, muito mais! Acho que é muito mais temático!
“Tempestade escolhe relâmpagos neste turno, tentando eliminar o máximo de zumbis que puder em um espaço (use Prioridade de Alvo e faça com que os ataques se espalhem).”
“Tempestade agora precisa impedir que um corredor ultrapasse um Sobrevivente, então ela usa raios direcionados para atingir exatamente um Zumbi corredor (ignore a Prioridade do Alvo usando Ataque Direcionado, mas nenhum ataque se espalha).”
Olha, pode ser apenas eu com esse problema; simplesmente odeio quando os jogos tiram minha escolha. Sinto que isso poderia ser uma boa resolução para a questão: na verdade, acrescenta escolha ao Herói e faz com que ele se sinta muito mais poderoso! Quero me sentir um herói e sentir que minhas escolhas são importantes! Odeio quando tenho que fazer “o que os dados dizem”.
Advertência: este sistema de jogo já foi lançado há muito tempo, com milhares de horas de testes de jogo, então as razões para a Prioridade de Alvo são quase certamente algum tipo de equilíbrio. Não estou tentando minar isso: entendo. Pessoalmente, estou tentando aceitar uma regra que não gosto e que não considero temática: sinta-se à vontade para ignorar o Ataque Direcionado, mas é uma boa regra para mim.
Conclusão
Se gostou de Marvel Zombies: Heroes Resistance, vai gostar de
Marvel Zombies: X-Men Resistance: eles são essencialmente a mesma jogabilidade, mas em um universo Marvel diferente. Claro, sempre pode comprar os dois e combiná-los! O bom de ter ambos disponíveis é que você pode escolher aquele que fala com você (“Vingadores ou X-Men?”) ou qual fala com sua carteira (a diferença de preço é considerável). A escolha é sua.
Como nunca gostei de jogos de zumbis, estou surpreso com o quanto gostei destes. Este é um bom sistema de jogo cooperativo. Acho que estou superando minha aversão à prioridade de alvo ao ter uma regra de ataque direcionado: isso pode ser apenas uma coisa minha, mas talvez seja algo que o ajudará a entrar no papel do personagem.
Por Richard Saunders (saunders)
https://coopgestalt.com/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.