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  3. Airport Rush
  4. Análise - quase

Análise - quase

Airport Rush
  • avatar
    isauraluiza01/04/24 07:46
    avatar
    isauraluiza
    01/04/24 07:46
    377 mensagens MD

    É muito fácil criticar e muito difícil fazer. Eu acho incrível a capacidade cognitiva de quem cria jogos. Mas vou me dar o luxo de ser chata.
    Uma lição que aprendi é que quando forem playtestar seus jogos, façam isso com pessoas mal-amadas, pessoas com ódio no coração, pessoas que vê defeito em tudo. Não faça com pessoas legais, pessoas agradáveis, pois essas são capazes de pegar leve e deixar os defeitos passarem.

    Então, joguei pela terceira vez Airport Rush, e é um jogo que gosto, mas sinto que ele precisava de umas aparadas pra ser bom de verdade

    Vamos começar pelo manual, não é um manual de fácil leitura pra um jogo que se proprõe a ser família, um pouco confuso, não intuitivo e precisava de uma revisão bem revisada.
    Não fica muito claro o nome dos espaços, o que é, e o que não é bendito do Aeroporto.
    Num trecho do manual tem "Casos todos os espaços do Aeroporto já estejam ocupados e o jogador não puder colocar os dados em nenhum local, ele poderá descartar os dados neste turno ou trocar até três dados com os do aeroporto, descartando qualquer da descendente."
    Ficamos três minutos conversando sobre isso na partida de hoje, afinal se meu aeroporto tá ocupado como vou trocar dados com aeroporto? No final sei lá o que minha amiga vez, deixei ela optar por fazer o que achasse melhor.

    Outro ponto, as cartas de eventos é praticamente igual as de ação, só que as diferença é que as de evento o título é em amarelo.
    E pois bem, por duas vezes jogadores compraram cartas evento e a usaram como ação porque se confundiram

    Os eventos poderiam ter cartas bem diferentes, tipo as cartas de epidemia do pandemic

    Outra reclamação, e essa não é só minha, é a falta de um mecanismo de refresh no mercado. E eu diria até mais, refresh na mão, porque tem horas que você toma decisões estúpidas porque tá travado com uma mão ruim. Alguém reclamou disso na Ludopedia e o designer falou que iria complicar muito o jogo. Mas como complicar com aquele setup que se você tem retirar as cartas se não tiver com número total de jogadores e ainda precisa separar de início as cartas iniciais (S) antes de embaralhar a fazer o monte de compras? O que é uma regra a mais pra um setup destes?


    Há uma grande variedade de aviões, o que é excelente tendo em vista os objetivos pessoais, mas eles rodam pouco, já que os jogadores evitam acumular aviões porque cada um não decolado é menos 2 pontos no final da partida. Não incentivo para compra-los.


    Fora que os poderes de algumas cartas pode dar margem à dúvidas. Ou ser apenas uma cartas muito inútil.
    Por exemplo, num turno eu poderia decolar um avião, eu não o fiz pra ter dois aviões pra decolar no próximo turno pra eu poder usar a carta controlar e assim limpar a mão e lidar com a obrigação de jogar uma carta por turno
    E bem que poderia ter mais variedades de poderzinhos.

    Eu curti muito o tema, curti ser um jogo onde você tem alocar os dados e bater uma soma. E sinto muito que um jogo que poderia ser excelente, possua tais defeitos.

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  • fantafanta
    534 mensagens MD
    avatar
    fantafanta01/04/24 09:06
    fantafanta » 01/04/24 09:06

    Olá, Isaura! Tudo bem?
    Compartilho um pouco da sua dor! hehehe
    Embora eu não concorde com tudo o que você colocou, eu também penso que o Airport Rush poderia ter ido além e ter sido um jogo ainda melhor!
    Digo isso pois eu o considero um bom jogo sim! Acho bem divertido o sistema de seleção de dados e de resolução de "contratos". Muito inteligente, o charme do jogo!
    Porém, há poréns.
    Concordo com o clamor geral de que as cartas para compra giram pouco, o que reduz consideravelmente a flexibilidade dos jogadores para concretizar suas estratégias. Assim como as da mão também. Sinto que falta algum mecanismo para tornar o jogo mais dinâmico. Isso acaba por deixar a sua pontuação final com aquela sensação de "foi o que deu pra fazer" e não de algo fruto das suas escolhas estratégicas. No entanto não vejo isso como algo totalmente negativo, já que parte da sua graça é justamente tentar solucionar esse dilema.
    O que me incomoda mais é que em nenhum momento eu sinto a urgência do "Rush" pois o jogo é demasiado propenso a paralisia por análise. E isso acaba contribuindo para deixá-lo ainda mais travado que o desejado. 
    O manual merece uma revisão mesmo. Há muitas situações confusas. A preparação é um pouco chatinha também, especialmente para um jogo desse gênero.
    Por falar nisso eu acho que cabe aqui uma comparação para efeitos didáticos. Noctiluca sob muitos aspectos é bastante semelhante ao Airlport Rush e mesmo sendo também bastante suscetível a paralisia por análise, é um jogo bem mais rápido e também bem mais nervoso. Por aqui, quando vamos escolher o que jogar, sempre damos preferência a ele porque achamos que é um jogo de regras mais limpas, mais claras e fáceis de lembrar, igualmente desafiador e muito divertido! Embora mais simples, é verdade, traz muito mais tensão e competitividade para a mesa.
    Digo isso pois vejo que o Airport Rush merecia também uma revisão geral das regras em um dos 2 sentidos a seguir. Ou para torná-lo um jogo mais simples, como o Noctiluca e também o mais recente Spots, ou para assumir de vez um lado mais denso, de planejamento mais elaborado.
    Pensando no seu público alvo, fica claro qual é o caminho que deveria ser seguido. Do jeito que está, em uma espécie de meio termo, realmente dá a impressão que faltou polimento de regras.
    Obviamente tudo isso é apenas a minha impressão do jogo e eu não tenho a capacidade de articular as soluções propostas. Não sou o Designer do jogo e muito menos dono de editora, mas torço muito por uma futura nova edição em que essas arestas sejam aparadas.

    4
  • isauraluiza
    377 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza01/04/24 09:25
    isauraluiza » 01/04/24 09:25

    fantafanta::Olá, Isaura! Tudo bem?
    Compartilho um pouco da sua dor! hehehe
    Embora eu não concorde com tudo o que você colocou, eu também penso que o Airport Rush poderia ter ido além e ter sido um jogo ainda melhor!
    Digo isso pois eu o considero um bom jogo sim! Acho bem divertido o sistema de seleção de dados e de resolução de "contratos". Muito inteligente, o charme do jogo!
    Porém, há poréns.
    Concordo com o clamor geral de que as cartas para compra giram pouco, o que reduz consideravelmente a flexibilidade dos jogadores para concretizar suas estratégias. Assim como as da mão também. Sinto que falta algum mecanismo para tornar o jogo mais dinâmico. Isso acaba por deixar a sua pontuação final com aquela sensação de "foi o que deu pra fazer" e não de algo fruto das suas escolhas estratégicas. No entanto não vejo isso como algo totalmente negativo, já que parte da sua graça é justamente tentar solucionar esse dilema.
    O que me incomoda mais é que em nenhum momento eu sinto a urgência do "Rush" pois o jogo é demasiado propenso a paralisia por análise. E isso acaba contribuindo para deixá-lo ainda mais travado que o desejado. 
     O manual merece uma revisão mesmo. Há muitas situações confusas. A preparação é um pouco chatinha também, especialmente para um jogo desse gênero.
    Por falar nisso eu acho que cabe aqui uma comparação para efeitos didáticos. Noctiluca sob muitos aspectos é bastante semelhante ao Airlport Rush e mesmo sendo também bastante suscetível a paralisia por análise, é um jogo bem mais rápido e também bem mais nervoso. Por aqui, quando vamos escolher o que jogar, sempre damos preferência a ele porque achamos que é um jogo de regras mais limpas, mais claras e fáceis de lembrar, igualmente desafiador e muito divertido! Embora mais simples, é verdade, traz muito mais tensão e competitividade para a mesa.
    Digo isso pois vejo que o Airport Rush merecia também uma revisão geral das regras em um dos 2 sentidos a seguir. Ou para torná-lo um jogo mais simples, como o Noctiluca e também o mais recente Spots, ou para assumir de vez um lado mais denso, de planejamento mais elaborado.
    Pensando no seu público alvo, fica claro qual é o caminho que deveria ser seguido. Do jeito que está, em uma espécie de meio termo, realmente dá a impressão que faltou polimento de regras.
    Obviamente tudo isso é apenas a minha impressão do jogo e eu não tenho a capacidade de articular as soluções propostas. Não sou o Designer do jogo e muito menos dono de editora, mas torço muito por uma futura nova edição em que essas arestas sejam aparadas.

    Gostei dos seus apontamentos e pontos de vista 

    0
  • RaphaelGuri
    1399 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri01/04/24 23:26
    RaphaelGuri » 01/04/24 23:26

    +1 voto aqui pro "Quase".

    O jogo não é ruim, mas também não ficou bom o suficiente para ser lembrado com carinho, logo, ele fica perdido em um limbo estranho, posso até dizer que esse vôo passou pelo Triângulo das Bermudas e sumiu.

    7
  • fantafanta
    534 mensagens MD
    avatar
    fantafanta02/04/24 08:12
    fantafanta » 02/04/24 08:12

    RaphaelGuri::+1 voto aqui pro "Quase".

    O jogo não é ruim, mas também não ficou bom o suficiente para ser lembrado com carinho, logo, ele fica perdido em um limbo estranho, posso até dizer que esse vôo passou pelo Triângulo das Bermudas e sumiu.

    Verdade! O que é uma pena pois a produção ficou muito caprichada. As ilustrações são lindas e o tema casou bem com a proposta!
    Nós até que jogamos bastante ele, mas não vê mais mesa pois, como eu disse, sempre tem um jogo que curtimos mais para jogar antes. Seja porque é mais dinâmico e rápido, seja porque é mais estratégico.
    Se você for pensar em termos de mecânicas semelhantes, por exemplo, preferimos jogar o White Castle por ser mais pesado e surpreendentemente mais rápido (pelo menos por aqui). Ou até mesmo um Azul Pavilhão de Verão, que é bem diferente, mas tem uma vibe parecida.
    Porém, eu queria lembrar que atualmente é possível encontrar o Airport Rush por $176! Um preço que acho justíssimo! Para quem não possui nenhum jogo semelhante na coleção, eu acho que vale a pena!

    4
  • isauraluiza
    377 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza02/04/24 11:15
    isauraluiza » 02/04/24 11:15

    Eu tenho esperança que o Butilheiro e a Vem pra Mesa faça uma "pack de correção".
    Tem uma outra postagem aqui de um colega falando que tem duas cartas de objetivo que não dá pra realizar ou realizar na totalidade porque faltou a carta do avião do Brasil na empresa roxa, e a Vem Pra Mesa falou de corrigir isso numa eventual expansão
    Porque é um jogo que eu gostei, que quero manter na coleção, mas a sensação de bola na trave, que faltou uns pequenos ajustes pra ser um jogo excelente é o que me incomoda 

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  • PedroMVM
    734 mensagens MD
    avatar
    PedroMVM02/04/24 15:22
    PedroMVM » 02/04/24 15:22

    Uma alternativa é tirar os pontos negativos do jogo. Isso pode ajudar os jogadores a colocar mais aviões na área de espera, ajudando a circular. O efeito negativo é que pode esgotar o baralho de aviões. 

    Outro ponto que não concordo com a regra e cheguei a comentar com o autor é que se o jogo avalia a eficiência, ele deveria descontar os espaços vazios dos aviões, não os cheios. Porque a ineficiência seria não ter enchido o avião, não liberando espaço para um outro.

    Mas tirando os poréns, o jogo é bacana e rápido. Dá para jogar várias seguidas sem cansar dele. 

    3
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Airport Rush - Análise - quase
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