É muito fácil criticar e muito difícil fazer. Eu acho incrível a capacidade cognitiva de quem cria jogos. Mas vou me dar o luxo de ser chata.
Uma lição que aprendi é que quando forem playtestar seus jogos, façam isso com pessoas mal-amadas, pessoas com ódio no coração, pessoas que vê defeito em tudo. Não faça com pessoas legais, pessoas agradáveis, pois essas são capazes de pegar leve e deixar os defeitos passarem.
Então, joguei pela terceira vez Airport Rush, e é um jogo que gosto, mas sinto que ele precisava de umas aparadas pra ser bom de verdade
Vamos começar pelo manual, não é um manual de fácil leitura pra um jogo que se proprõe a ser família, um pouco confuso, não intuitivo e precisava de uma revisão bem revisada.
Não fica muito claro o nome dos espaços, o que é, e o que não é bendito do Aeroporto.
Num trecho do manual tem "Casos todos os espaços do Aeroporto já estejam ocupados e o jogador não puder colocar os dados em nenhum local, ele poderá descartar os dados neste turno ou trocar até três dados com os do aeroporto, descartando qualquer da descendente."
Ficamos três minutos conversando sobre isso na partida de hoje, afinal se meu aeroporto tá ocupado como vou trocar dados com aeroporto? No final sei lá o que minha amiga vez, deixei ela optar por fazer o que achasse melhor.
Outro ponto, as cartas de eventos é praticamente igual as de ação, só que as diferença é que as de evento o título é em amarelo.
E pois bem, por duas vezes jogadores compraram cartas evento e a usaram como ação porque se confundiram
Os eventos poderiam ter cartas bem diferentes, tipo as cartas de epidemia do pandemic
Outra reclamação, e essa não é só minha, é a falta de um mecanismo de refresh no mercado. E eu diria até mais, refresh na mão, porque tem horas que você toma decisões estúpidas porque tá travado com uma mão ruim. Alguém reclamou disso na Ludopedia e o designer falou que iria complicar muito o jogo. Mas como complicar com aquele setup que se você tem retirar as cartas se não tiver com número total de jogadores e ainda precisa separar de início as cartas iniciais (S) antes de embaralhar a fazer o monte de compras? O que é uma regra a mais pra um setup destes?
Há uma grande variedade de aviões, o que é excelente tendo em vista os objetivos pessoais, mas eles rodam pouco, já que os jogadores evitam acumular aviões porque cada um não decolado é menos 2 pontos no final da partida. Não incentivo para compra-los.
Fora que os poderes de algumas cartas pode dar margem à dúvidas. Ou ser apenas uma cartas muito inútil.
Por exemplo, num turno eu poderia decolar um avião, eu não o fiz pra ter dois aviões pra decolar no próximo turno pra eu poder usar a carta controlar e assim limpar a mão e lidar com a obrigação de jogar uma carta por turno
E bem que poderia ter mais variedades de poderzinhos.
Eu curti muito o tema, curti ser um jogo onde você tem alocar os dados e bater uma soma. E sinto muito que um jogo que poderia ser excelente, possua tais defeitos.