Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?
Project L é uma experiência estimulante para amantes de quebra-cabeças. O objetivo do jogo é usar suas peças para completar quebra-cabeças. Começando com apenas duas peças básicas, você usa três ações a cada turno para desenvolver um motor de produção poderoso. Os quebra-cabeças que você completa concedem pontos de vitória ou novas peças para abastecer o seu motor de produção. Com mais peças de vários tipos, você pode completar com eficiência até os quebra-cabeças mais difíceis.
Como este kina que vos fala já viu dizerem por aí: Não tema o não-tema! Não estamos falando de um jogo que é “tipo” tetris, ou que lembra tetris… é um jogo onde o Tetris é a essência... O começo, meio e fim da brincadeira, como dá pra ver abaixo 
O jogo tem um fluxo de partida baseado em resolver 3 ações dentro de 5 ações disponíveis (podendo fazer a mesma repetidas vezes). Você pode reclamar um tile de quebra-cabeça pra sua área de jogo (seu playerboard) que pode armazenar até 4 deles. Pode pegar uma pecinha mais simples pra aumentar sua pool de peças, ou pode melhorar/subir de nível uma peça que você já tem, dando um upgrade mesmo. A quarta e quinta ação são simplesmente colocar uma peça pra começar a resolver o desafio de cada tile, ou havendo mais de um deles, pode fazer a ação MESTRE que é colocar 1 peça em cada tile, ou seja, de 2 a 4 peças com uma ação só, considerando que você pode ter até 4 quebra-cabeças a sua frente, como dito acima. Essa ação mestre (única que não resolve várias vezes no mesmo turno) é que promove o “boom” do jogo, e não poderia ter sido melhor nomeada, pois rende jogadas realmente de alto nível dentro da performance de progressão possível no jogo.
Completar puzzles te faz recolher as peças utilizadas, deixando elas disponíveis para uso novamente e vai te recompensar com uma nova peça e/ou pontos de vitória. Existem puzzles de verso branco (simples) e puzzles de verso preto(complexos). Os brancos valem 0, 1 ou 2 pontos (fora as pecinhas adicionais que podem te dar) e os pretos 3, 4 e 5 pts. Eles ficam separados em 2 pilhas viradas para baixo, havendo sempre uma linha com 4 brancos e uma linha com 4 pretos disponíveis, inclusive o jogo acaba quando a pilha de pretos acabar. É relativamente simples, mas consegue dar uma aula de “timing” principalmente na obtenção de vários quebra-cabeças VS uso acertado da ação mestre. Não é complexo, mas demanda leitura de mesa pra ver a que passo estão os oponentes, acompanhar o clock de endgame e um certo cuidado pra não se empolgar e tentar abraçar o mundo com as pernas.
Por vezes o espaço que falta para completar é de exatamente uma peça que cairia como uma luva ali, mas já está encaixada em outro tile e você não tem 2 dela, então é sempre interessante perceber isso antes, assim como também explorar as possibilidades de outras peças. Outro ponto notável também, sem insultar a capacidade de observação ou inteligência espacial de ninguém, é que faz toda diferença cumprir um puzzle utilizando, por exemplo, 4 peças ou 3... É algo sensível mas se traduz numa perceptível otimização dos singelos 3 action points que você tem todo turno. Uma das coisas mais interessantes é perceber que em alguns quebra-cabeças específicos você está montando exatamente uma nova peça, usando outras peças menores! A Foto abaixo demonstra totalmente essa ideia:
No que o Project L bate forte?
Creio que o ponto mais central do "feels good" do jogo é o senso de recompensa gradativo. Normalmente o fluxo é de começar preocupado em conseguir completar os tiles e terminar tendo certeza que consegue, mas preocupado com a velocidade em que se cumpre e pensando se vai querer se desafiar com um puzzle de 4 ou 5 ou olhar com mais carinho (e agilidade na resolução) pra puzzles de 2 ou 3pts por exemplo. Normalmente vc fica mais forte e ganha "mais peças" de forma metafórica em alguns jogos(ações otimizadas ou mais possibilidades) mas aqui o ganho de peças é literal. Se você curte abstratos tá garantida uma experiência beeeeem divertida com o Project L. Sempre ficam alguns tiles na caixa a cada partida, então isso + a variação entre como vai estar a pool de puzzles disponíveis já garante uma rejogabilidade de média pra alta! Fora que as 2 expansões que estavam digamos "desenganadas" de vir pro Brasil, acabaram de ser lançadas, mas isso é assunto pra outra sessão do texto. Vamos apenas observar como fica sua mente antes e depois de uma partida de project L
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No que o Project L bate de kina?
Nem tudo são flores, como de costume. O jogo merece todas as citações positivas faladas acima, mas não é pra todo perfil de jogador. Algumas pessoas podem cansar fácil no sentido de não haver atrativos adicionais (que poderiam estar presente dentro de alguma tematização) mas estamos falando das pecinhas de tetris/poliminó elas por elas, então é sobre seu desafio geométrico e é isso. Não é nada grave quando você entende qual é a proposta e normalmente você senta pra jogar já percebendo qual é a do jogo mas vi algumas pessoas querendo um algo a mais no jogo, então vale citar, mas sem deixar de destacar que pra mim a entrega final do Projeto L acaba sendo linda(bom e velho bonito na mesa, embora isso seja relativo hehe) e bem amarradinha.
Como bom solo player que por vezes tem que travar suas batalhas defendendo o reino sozinho, curti o fato de ter modo solo, mas infelizmente ele vai pra categoria “exercício de ingratidão”. O design conseguiu combar dificuldade excessiva com diferença acentuada entre a partida multiplayer e a solo. O problema menor (mas que pelo menos pra mim tira um pouco do brilho) é ver a automa varrendo o chão com sua cara… Digo problema menor, porque há quem seja masoquista goste de uma dificuldade acentuada, para jogar 10 e ganhar 1 ou 2(ou nenhuma),reconheço não ser meu perfil mas tá tudo bem. O problema maior é que a jogabilidade muda, com um grid 3x3 numa vibe de bloquear as jogadas da automa ou ser atropelado… depois de jogar umas 6-7 vezes e perceber que era quase que totalmente sobre se ater a esse grid ao invés de “fazer meu jogo” eu fatiguei e prefiro usar uma variante “simple minded” do bgg onde volta a ter foco no puzzle, na velocidade que vc os resolve e tudo mais 
Um problema maior que o jogo apresenta com uma certa frequência, é que você pode travar em relação aos quebra-cabeças fornecidos VS peças que você tem. No meio e no final isso é mais difícil, mas digamos que no 1/4 inicial do jogo, acontece mais do que qualquer um gostaria, basta os 4 tiles brancos serem um de nível 1 e três de nível 2 por exemplo, vc vai engasgar na insuficiência de munição pra gastar (o jogo tá no começo, afinal) e ter que fazer uma progressão extra lenta. A parte mais ABSURDA disso tudo é que esse problema foi de certa forma sanado, mas não na versão nacional!!! Sabem as ações possíveis que foram explicada no começo? A editora adicionou uma nova ação de RECICLAR, onde você gasta sua vez para colocar os puzzles disponíveis no fundo da pilha e revelar novos. Daí seja porque o arquivo enviado (do manual) foi uma versão anterior, seja porque a editora BR não se informou disso, o fato é que ficamos sem essa ação… você só tem acesso se jogar com alguém experiente que se ligou nisso, vendo em fórum ou algo do tipo. Seja culpa compartilhada entre a gringa e a nacional, ou culpa de só uma delas, quem fica no ônus é o jogador hehe (sorriso amarelo/chorrindo). 
Quanto custa pra explorar esse reino?
Em seu lançamento em Outubro de 2021 veio por 250, e “assentou” no preço de 200 a 220. Claro que não consigo analisar o mercado como um todo, mas ele entrou na categoria morna de não ter nem flopado nem bombado, estranhamente não baixando o preço "nem ferrando", para estranhamento de quem tava de olho nele.
Extras/algo a +

Expansões? Temos, mas não estava tão na agulha de virem pro Brasil, foi uma grata supresa!!! Na Ghost piece(parte inferior na foto) você terá novas peças em formatos inusitados e novos quebra-cabeças envolvendo essas benditas peças e dando mais pontos ainda. Já na Finesse(parte superior) entram objetivos de rodada e moedas que podem comprar ações extras, pros jogadores que querem ir além dos 3 “movimentos” no seu turno. Se comprar as 2 você basicamente gasta o preço do jogo base de novo. Opinando de forma não consolidada, como primeira impressão, eu diria que a finesse acrescenta mais no certame de “mudar a forma de jogar”.
Fora isso a “boardcubator” que é a responsável por essa criança no mercado, postou várias variantes (isso ficou bonito de ler como um beholder sorrindo, mas agora já foi
) seja para modo solo, duelo ou peças a serem desbloqueadas e outras firulas, tem até um arquivo aqui na ludopedia olhando pra essas variantes.
Até mais caros companheiros(as) de cavalaria, batendo forte e batendo de kina!
Então é isso, até o próximo reino a explorar! Inscrevam-se e acompanhem o canal!