todo jogo em que se compram cartas de um baralho vai ter um elemento de sorte. Ark Nova sem as cartas seria apenas um euro médio. O fator de incerteza das cartas é que torna o jogo viciante e imprevisível, é a cereja do bolo do game design.
No baralho do Ark Nova tem alguns animais extremamente quebrados (Águias, Rinocerontes e Ursos), e durante as partidas a pessoa tá sempre cavando o baralho tentando encontrar um deles, pois isso pode significar a vitória. Em algumas partidas você vai ver o adversario pegar só carta boa, enquanto você so pega lixo. Faz parte do jogo, e a mágica é justamente você tentar fazer o melhor com as cartas que o jogo lhe dá pra tentar reverter uma situação irreversível (e às vezes dá pra reverter)
Quando eu tinha poucas partidas de Ark Nova esse fator sorte me incomodava mais. À medida que joguei mais partidas passei a aceitar melhor, e até a apreciar o elemento de aleatoriedade no jogo. Mesmo com a aleatoriedade, é um jogo demorado, em que você faz diversas açoes (em média 35 durante a partida), e isso faz com que o elemento de estratégia mitigue muito a aleatoriedade. Muitas vezes vence a melhor estratégia, a pessoa que fez o melhor com as cartas que recebeu.