Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3258320/first-impressions-7th-continent-survivor
Bem... finalmente peguei essa fera, demorou um pouco, e hoje consegui jogar a primeira e mais longa sessão. Ocorreu-me que, se eu quisesse escrever minhas “primeiras impressões”, seria melhor fazê-lo enquanto ainda está fresco em minha mente.
Como prefácio, joguei o
The 7th Continent, terminei todas as suas maldições, tenho relativamente certeza de que encontrei todos os segredos e aprendi o jogo a tal ponto que praticamente não corri o risco de morrer em todas as partidas após minhas duas primeiras. Você pode dizer que eu era um grande fã do Continent, embora eu possa admitir livremente que ele tinha muitas arestas e eu poderia muito bem simpatizar com as pessoas que o achavam desagradável, ou muito mortal, ou - mais comumente - uma combinação dos dois.
De qualquer forma, eu queria escrever meus pensamentos (sem spoilers) sobre o
The 7th Citadel especificamente da perspectiva de alguém que jogou - e gostou - do 7th Continent. Se você ainda não jogou esse jogo, ou jogou e odiou, talvez não ache essas impressões tão úteis. Presumo também que você leu o livro de regras do 7th Citadel disponível
aqui.
O que é igual
Bastante coisa, na verdade. É um pouco como um déjà vu começar a jogar este jogo - você tem suas cartas de exploração, suas cartas de terreno, sua pequena miniatura, seu baralho de ação cada vez menor, suas cartas de "Diário", suas pilhas de Passado e Banimento, seus números ocultos... em muitos aspectos, esta é na maioria a sequência do 7th Continent. Isso também significa, é claro, que ainda terá "Filing Cards - The Game", não há como evitar. Mas se você gostou de Continent, começar aqui dará vontade de calçar aqueles sapatos velhos e confortáveis.
O que é diferente
Chega de maldições - ou melhor, uma enorme maldição (agora chamada de "Ameaça") dividida em múltiplas mini-maldições ("cenários"). Uma área central que se desenvolve ao longo da Ameaça. Uma narrativa abrangente com um livro de diálogos que me lembrou
Clank!: Legacy – Acquisitions Incorporated (ou qualquer jogo que desbloqueie pedaços de narrativa em movimento). Um cenário pós-apocalíptico/fantasia/horror/medieval completamente novo que de alguma forma consegue ser bastante original e não depender de tropas cansadas - embora eu tenha certeza que as pessoas relacionarão prontamente algumas das partes da construção do mundo com uma série de livros de ficção científica muito populares, um dos que pode ou não ter uma adaptação cinematográfica nos cinemas no momento. Chega de caça! Em vez disso, você tem uma espécie de evolução da carta 777 na forma de um contador de vida, que diminui cada vez que você embaralha sua pilha de descarte. Não há mais inventário! Bem, mais ou menos - em vez de um meta jogo de inventário complicado, agora você apenas carrega um número limitado de itens, que podem quebrar ou sobrecarregar você aleatoriamente. Chega de 7s! Agora existe um jogo adicional de correspondência de símbolos, um pouco mais complexo, mas também bastante divertido, para ser honesto. Ah, e FINALMENTE cada jogador tem seu próprio deck de ação, então o jogo realmente parece um jogo multiplayer, não um jogo solo disfarçado. Então... muitas coisas novas, na verdade.

O que eu gostei
Bem, obviamente gostei que a experiência parecesse o 7th Continent em todos os lugares certos. A sensação de descoberta e aventura está sempre presente. As surpresas ainda são surpreendentes. Combos de cartas ocultos continuam lá para serem descobertos. Resumindo, em muitos aspectos, o
7th Citadel parece um jogo que muitas pessoas pensaram que o 7th Continent seria - ou seja, foco na exploração e descoberta, não em burlar mecanismos de jogo complicados que o impedem de "coisas divertidas". Além disso - e isso honestamente me surpreendeu - eu realmente gosto da narrativa. Após ficar um pouco queimado em alguns dos meus jogos anteriormente amados, de repente ficando com muito texto e tendo uma narrativa mal escrita e inchada, ultrapassando e sufocando totalmente a jogabilidade, aqui o ritmo é ótimo e - pelo menos até agora - bastante envolvente. Não estou dizendo que seja de qualidade estelar, veja bem, mas é perfeitamente útil para o propósito que se esforça para alcançar - fornecer uma estrutura para a jogabilidade brilhar, enquanto mantém você interessado no que acontece a seguir. Bom trabalho, Serious Poulp.
O que gostei um pouco menos
Uma coisa que devo admitir que realmente me surpreendeu foi o quão mortal o jogo parecia, especialmente após ouvir os designers dizerem que o jogo "não é sobre sobrevivência", e especialmente porque - como afirmei - posso sobreviver quase indefinidamente em 7th Continent, então eu esperava que pelo menos algumas das habilidades fossem transferidas para cá. De qualquer forma, eu joguei solo de verdade, e não estou exagerando quando digo que o cenário introdutório quase me matou... e isso levando em conta que assisti tutoriais completos dele há mais ou menos um ano, então eu não estava jogando completamente cego. É óbvio que preciso reaprender ou desaprender algumas coisas, mas devo admitir que ocasionalmente me senti impotente, vendo meu baralho de ação diminuindo e não tendo ideia de como estancar o sangramento, todos os meus truques habituais agora extintos ou simplesmente não existindo na nova estrutura. Além disso, é incrivelmente difícil impedir de pegar automaticamente uma das cartas em minha mão após realizar uma ação - isso não é mais uma coisa, se tornou um reflexo tão grande para mim que mesmo quando me concentrei muito para não fazê-lo, eu ainda me pego cometendo esse erro o tempo todo. De qualquer forma, estou um pouco ansioso para saber como será a experiência mais tarde, em termos de sobrevivência, e se precisarei - suspiro - jogar no modo História para evitar ter que reiniciar toda a Ameaça.

O que eu não gostei
Hum... nada, na verdade. Isso é algo que me pegou de surpresa - normalmente costumo encontrar algo que me irrita em quase tudo, independentemente do quanto eu goste, mas até agora
7th Citadel parece ser um sucesso em quase todos os pontos. Promete algo e cumpre. Posso mudar de opinião mais tarde, mas por enquanto estou perfeitamente satisfeito com o que tenho e ansioso para jogar mais. Então... OH OH, lembrei-me de uma coisa que não gostei - a maldita caixa não fecha totalmente com todos os componentes dentro e as divisórias estão ficando amassadas, o que inevitavelmente significa que começarão a se desgastar muito em breve. Grrr, tão ruim, tão ruim. Que vergonha, Serious Poulp, por não deixar a caixa um pouco mais alta, agora você está me forçando a manter alguns componentes fora da caixa ou a bagunçar minhas divisórias. E divisórias desalinhadas são as piores.
Considerações finais
De qualquer forma, falando sério, se você gostou do 7th Continent, tenho certeza de que gostará do
7th Citadel - talvez você não o prefira ao bom e velho Continente, mas ele proporcionará a experiência que você espera e gosta. Se você não gostou do 7th Continent, pode valer a pena ver se os aspectos mais flagrantes que você não gostou foram corrigidos, porque é provável que sim... embora eu não tenha certeza ser um golpe certeiro. Se você não gosta da ideia de arquivar cartas, 7th Cidadel irá incomodá-lo bastante. Além disso, não estou totalmente convencido do fato de que a experiência será muito mais "casual", com a ameaça de um cenário completo de limpeza e reinicialização após a morte (embora o jogo parece ter recursos adicionais e uma jogabilidade à prova de falhas. Para garantir que isso seja raro de acontecer, o modo História está disponível desde o início para escolher).
De qualquer forma, a julgar apenas pelas primeiras impressões, segue alta a minha recomendação.
Por Branko K. (baba44713)
Traduzido*** por
Vania Telles
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