Está escrito que:
בעודם אוכלים, לקח ישוע לחם, הודה, שבר אותו ונתן לתלמידיו, ואמר: "קחו ואכלו, זה הגוף שלי". אחר כך לקח את הכוס, הודה והציע אותו לתלמידים, ואמר: "שתו ממנו כולכם. זהו דם הברית שלי, אשר נשפך לרבים למחילה על חטאים".
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Ierusalem: Anno Domini Tá na Mesa!
Ierusalem: Anno Domini é um jogo criado por Carmen Garcia em 2023. De um a quatro jogadores,com duração média de 90 minutos, em Ierusalem os jogadores representam uma das comunidades de seguidores de Jesus que querem participar da última Ceia.
- Alerta de jogo religioso! Chato!
Ledo engano, projeto de apóstata. Sim, o jogo tem um tema religioso bem presente, mas não é preciso ser cristão ou estudioso do cristianismo para jogá-lo. O intuito do jogo não é ensinar doutrinas, então pode ficar tranaquilo que ninguém vai tentar converte-lo. Em Ierusalem os jogsdores devem baixar uma carta em seu turno, indicando as ações que irá realizar. São várias, desde conseguir recursos (Pão, Pedra e Peixe), fazer comercio, conseguir mais seguidores e, o mais importante, mandar seu povo para a Ceia.
Após fazer sua ação, o jogador pode escolher o local de um dos Doze Discípulos na mesa da Santa Ceia, pois a posição dos seguidores em relação a Jesus e aos Apostolos influência na pontuação final do jogo (Nota da Sra. Slovic: Não é tão simples fazer essa ação, tanto que um dos gatilhos de fim de jogo é ter todos os Discípulos na Ceia, inclusive Judas Iscariotes. Sim, ele está em Ierusalem).
- Cara, já reparou que você escreveu o nome do jogo errado toda vez? É Jerusalém, com J, bocó!
Ma que porca miseria! Dá-me paciencia e não força, Senhor, porque se não viro Sith e destruo esse herege apedeuta. Por incrível que parece, nem todas as letras surgiram ao mesmo tempo, como é o caso de J, que apareceu no latim (Nota da Sra. Slovic: E por consequência, também nas linguas latinas) na Idade Média, sendo uma variação do I. Portanto, originalmente se escrevia Ierusalem, capisce stronzo?
Algumas ações dos jogadores fazem o marcador do Sínédrio avançar (Nota do Sr. Slovic: O Sinédrio era a Corte Suprema da lei judia, que, entre outras funções, representava o povo judeu perante a autoridade romana). Essa trilha também representa a Via Sacra, sendo que quando o marcador atinge seu fim, o jogo termina. Conforme avança, o Sinédrio dá pontos aos jogadores, conforme indicado na trilha.
Com o termino da Via Crucis, o jogo acaba e contabiliza-se os pontos. Além da pontuação obtida com os seguidores na Santa Ceia (Nota da Sra. Slovic: Quanto mais próximo da mesa, mais pontos, exceto para os que estão atrás de Judas Iscariotes. Achou mesmo que quem estivesse próximo ao traidor não teria punição?), há os pontos referentes as parábolas ouvidas (Nota do Sr. Slovic: Se pensou em ax2+bx+c=0, reveja seus conceitos), a pontuação obtida durante a partida e os recursos que sobraram. Quem conseguiu mais pontos, vence a partida.

No geral, Ierusalem é um ótimo jogo. Todos podem jogar, mesmo sendo ateu, mulçumano, candomblecista, etc. O jogo não busca catequizar ninguém. As regras são relativamente simples, mas a estratégia pode ser complexa. Não é um jogo que admita muitos erros. Um deslise pode ser fatal e ter grandes consequencias para o fim da partida. Há mudanças de regras significativas com dois jogadores, quase sendo outro jogo (Nota da Sra. Slovic: Exagero. Nem tanto assim), já se perde uma das ações mais legais do jogo que é Ajudar outro Jogador (Nota da Sra. Slovic: Ok. Ela quase transforma ferrenhos rivais em pessoas altruístas. Quase). Vale a pena conhecer Ierusalem. Vade in pace, et Dominus tecum sit.
E é isso, shishô!