MatosCaio::o invoice da Zatu é um dos piores que eu ja vi loja gringa emitir. Não colocam nenhuma informação sobre do que se trata o produto (apenas o nome do jogo), e sequer declaram o valor do frete na nota.
começo de Março enviei um pacote enorme de jogos que tavam nos EUA, num redirecionador de encomendas. Chegou na minha casa em menos de 15 dias (obviamente foi taxado)
Conselho pra quem for importar: se não tiver disposto a pagar 92% de imposto em cima do valor do jogo + frete, não importe. Não tem segredo, nem época certa, nem receita de bolo. Considere a taxação como certa, e quando eventualmente algum pacote seu passar sem taxa, agradeça e considere como lucro.
Caro
MatosCaio
Concordo totalmente com o que você escreveu e digo mais. Para importar jogos, o preço mais que dobra, porque o imposto também incide sobre o frete, e às vezes, só às vezes, a pessoa dá a sorte de não ser taxado, independente do valor. Isso faz com que importar jogos ainda seja muito mais caro que comprar os lançamentos nacionais. Se não fosse assim, as editoras nacionais não lançariam jogos lacrados e mofados, nem tratariam a comunidade boardgamer do jeito que elas tratam.
Vocês acham que se o preço do Ark Nova importado fosse o mesmo que o do nacional, as pessoas teriam se incomodado com as condições lamentáveis em que o jogo foi lançado?!?! Se fosse esse o caso, as pessoas teriam pedido o dinheiro de volta e importado o jogo, ou talvez até tivessem importado o jogo direto, para não correr qualquer risco. Mas isso só aconteceria se a diferença fosse pouca. Como o preço do jogo mais que dobra, a importação é inviável para a maioria das pessoas do hobby. Aí as editoras nacionais deitam e rolam.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio