iuribuscacio::J. MARQUES::
Reiner Knizia é, sem discussão, o designer de jogos mais prolífico que existe. Ele conta com mais de 700 jogos em sua bagagem. Claro que muitos são reimplementações de mecânicas, mas ainda assim o número é impressionante.
Lançado em 1998, esse jogo envelheceu como vinho. Em todo lugar que eu levo e apresento ele faz sucesso por sua simplicidade e rapidez.
A aleatoriedade da compra de seus tiles pode incomodar um pouco, mas como a partida é rápida isso não se torna um problema.
Esse jogo está pedindo um reprint (não sei se tem algum planejado) e considerando que o último reprint foi da Fantasy Flight podemos sonhar com uma versão nacional bem feita.
Aliás, esse jogo foi lançado no Brasil em 2006 quando tudo era mato numa edição praticamente artesanal.
Caro J. MARQUES
Eu achei a contagem de pontos do Samurai muito burocrática, e que se faz pouca coisa durante o jogo, mas se pensa bastante antes de fazer. Porém, antes que comecem as pedradas, é fundamental explicar que eu joguei o Samurai muito pouco, então não cheguei ao ponto em que a contagem de pontos se torna natural. Além disso, mesmo tendo a impressão de contagem de pontos complicada e do problema do AP (que é meu e obviamente não do design), ainda assim achei o jogo muito elegante, e que trás muita profundidade estratégica utilizando muito poucos elementos. E isso não é nenhuma novidade em se tratando de Reiner Knizia, um designer que dispensa apresentações.
Sem nenhum exagero, o Knizia é tão bom, que designers como ele, como o Kiesling, o Kramer e o Uwe, já deveriam ser considerados "hors concours", em quaisquer listas de melhores designers. E com um detalhe, todos eles são alemães, então não é à toa que a Alemanha sempre foi, é, e será a pátria dos board games. Com todo o máximo respeito à genialidade dos demais designers, e com todo o respeito à qualquer divergência de gosto pessoal, na minha opinião, exclusivamente, é impossível fazer uma lista definitiva dos TOP5 designers de todos os tempos, porque não dá para decidir quem ocupará a 5º posição colocado, porque os outros quatro já estão definidos.
E só para deixar um coisa para as pessoas pensarem, sempre que se fala na absurda quantidade de jogos que o Knizia criou, sempre tem gente que comenta o fato de muitos jogos terem um design muito semelhante. Pois bem, mesmo que o Knizia tivesse repetido totalmente o design de seus jogos uma vezes, e para todos eles, mudando apenas o título, o que obviamente não é verdade, ainda assim ele teria mais de 350 jogos diferentes no currículo.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
A contagem de pontos no começo parece ser bem burocrática mas tem um pessoal com quem eu jogo que só gostam de jogos leves e sem complicações. a coisa mais "pesada" que consegui fazer eles gostarem foi Hansa Teutonica.
Quando jogaram Samurai, foi preciso só 2 partidas para eles pegarem o jeito da pontuação. Hoje ele já é um dos favoritos deles, então uso eles como régua.
Sobre os designer, não é por acaso que existe a definição de OGS (Old German Style)

ainda que o Uwe figure muito na linha MPS (multi player solitaire).
Pois é, mesmo tendo muitas reimplementações (e nem sei se são muitas mesmo). O cara ainda teria a maior quantidade de jogo já feita com facilidade.