Acabei criando uma regra para jogar a dois. Espero que seja útil, caso queira adaptar alguma das regras fique a vontade. Joguei e funciona perfeitamente e o jogo flui, e ainda fica balanceado.
Adaptação para 2 Jogadores + Automa (Resumo)
Preparação
1. Configure o jogo como para 3 jogadores: dois reais e uma Automa.
2. Mercadorias: tâmaras, tapetes, frutas e vasos.
3. Moedas iniciais: 5 moedas por jogador real. A Automa não usa moedas.
4. A Automa participa do leilão e da compra seguindo regras específicas.
Leilão com a Automa
1. Rolagem do D6:
• 1-2: Passa.
• 3-4: Lance mediano (menor lance atual + 1).
• 5-6: Lance máximo permitido.
2. Se vencer o leilão:
• Remove o mercado com menos cartas.
• Empate: Rolar D6 (1-3: primeiro mercado, 4-6: segundo). Persistindo o empate, escolhe o mercado com o maior valor de vendas abertas.
• As cartas são descartadas e não pontuam.
Compra de Mercadorias pela Automa
1. A Automa escolhe o mercado com a maior quantidade total de cartas.
2. Empate: Prioriza o mercado com o maior valor de vendas abertas.
3. Regras Especiais:
• A Automa não descarta mercadorias por limite de carga.
• Efeitos de mercado não se aplicam.
Venda de Mercadorias pela Automa
1. A Automa vende o tipo de mercadoria com a maior quantidade total de cartas.
2. Regras por mercadoria:
• Tâmaras: Vendidas normalmente por quantidade total.
• Tapetes: Vendidos por quantidade total, ignorando cores.
• Vasos: Vendidos por quantidade total, ignorando tipos.
• Frutas: Vendidas por quantidade total de cada tipo. Ex.: Com 5 frutas (2 romãs, 1 banana, 2 abacaxis), pontua 2 romãs, 1 banana e 2 abacaxis.
Pontuação da Automa
1. A Automa pontua apenas pelas vendas realizadas.
2. Compare a pontuação final dos jogadores reais com a Automa:
• Se os dois superarem, a Automa perde.
• Se apenas um superar, ele vence.
• Se nenhum superar, a Automa vence.
Resumo do D6
• Leilão:
• 1-2: Passa, 3-4: Menor lance +1, 5-6: Lance máximo.
• Escolha de Mercado ao Vencer: Menor quantidade de cartas; empate: Rolar D6 ou maior valor de vendas abertas.
• Compra: Maior quantidade de cartas ou maior valor de vendas abertas.
• Venda: Sempre o tipo com mais cartas.
Regras que não foram modificadas permanece igual ao jogo base!