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  3. Cuzco (I)
  4. Cuzco VS Bora-Bora - Tamanho não é documento.

Cuzco VS Bora-Bora - Tamanho não é documento.

Cuzco (I)
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    Djow_18/03/24 13:30
    avatar
    Djow_
    18/03/24 13:30
    2050 mensagens MD

    Escrito por Israel Ben @isR34L




    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:700/1*sq3aYp7DfMWRKrH5BgK7hQ.png

    Batalha de Titãs.


    Hoje não é review, hoje é comparação ácida como ha tempos não fazia. Como sabem (ou não), adquiri o Cuzco (retheme do clássico Bora-Bora) que vem nessa nova série City Collection da Queen Games. A ideia foi boa: jogos esgotados como Macao agora são acessíveis novamente além de terem um upgrade nos componentes e uma revisada nas regras pelo mestre Stefan Feld. A pergunta que fica é: são realmente upgrades? No evento de hoje, vou destilar o meu veneno, com spoiler antecipado: uma das piores produções já feitos em um jogo de todos os tempos.
    Micro Overview
    Bora-Bora é um clássico da alocação de dados, considerado por muitos o melhor Feld depois do mitológico Castles of Burgundy. O jogo, que tem uma pesada marcação, basicamente se baseia na seguinte premissa: existem 7 ações, que são mais fortes em função do valor do dado alocado, porém se já houver algum dado ali, você só é permitido usar aquela ação se seu valor for menor. E aí a maldade ta feita: com uma ordem de turno variável, é bem possível (e desejável) minar a ação do amiguinhos, com aquele delicioso Dado 1 na ação que ele queria fazer. Esse é o core da dinâmica do jogo, daí em diante é salada de pontos EURO™ e mais:

    • Contratinhos clássicos: você sempre tem 3 contratos em que você "deve" resolver apenas um por rodada, porém se não conseguir, deixa de ganhar pontos e descarta um deles. Punitivo, e que abre mais espaço pra marcação.
    • Controle de área no templo: o jogador mais a frente, ganha benefícios dos deuses (cartas que permitem quebrar regras do jogo, como a regra básica da alocação), e aqui você pode chutar o amiguinho que estava no templo com o número certo do dado.
    • Controle de área na ilha: essa até bem estranha, você pode construir cabanas em regiões na ilha, mas só o último a ter construído irá pontuar os peixes no final do jogo. Ou seja, é um modo velho-oeste em que cada um tem que esperar o momento certo para "sentar nos peixes".
    • Toda uma mecânica de adquirir mais homens e mulheres para a sua tribo (e que moram nas casas construídas da ação acima), para gerar ações extras em cada rodada (explicação hiper superficial, mas é onde o jogo de fato é vencido/perdido).


    Basicamente é isso. No original o tema, com uma apresentação MUITO ACIMA da média típica vista nos antigões da Ravensburger, é sobre os habitantes das ilhas ao redor de Bora-Bora que estão tentando adquirir pontos de vitória através da pesca e artesanato, ao mesmo tempo que rezam para os Deuses dos Dados abençoarem as rolagens (ou quebrarem as regras do jogo). Nada demais, mas até simpático (e bem diferente do clássico comércio na Europa [que eu adoro. {risos}]).
    A nova versão é quase exatamente o mesmo jogo, com algumas pequenas mudanças na forma que se pontua, alguns balanceamentos diferentes em outras contagens de jogador, um tabuleiro modular para maior variabilidade (mimimi) e a diferença mais relevante: mais cartas de poderes dos deuses, indo de 5 poderes diferente para 15 (3 por Deus). Essa sim uma mudança bem-vinda.
    Cuzco: Me imagino embriagado, jogado no chão.
    Mas vamos deixar claro: o novo jogo é um design melhor, acho que praticamente tudo em termos de regra é melhor, e mesmo a modularidade do mapa, que ao meu ver é desnecessária, mal não faz. O adendo de mais cartas de Deuses é bom, e agrega um tempero extra ao jogo. Dito isso, não é nada revolucionário, pensa que você tem um design no máximo, 20% melhor (Fonte: Arial 14). Mas por que estou falando tanto em design melhor? Por que é um produto horroroso, e impraticável para a maioria dos grupos. E agora, o veneno começa, pode pegar o café:

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:700/1*QtVuNOqIU5KIWqmtufdQwA.png


    Esse é o setup mínimo, na minha mesa de 220x90 (muito maior que a maioria das mesas por aí). Efetivamente, usando 160 de largura.


    "Ah, mas esta muito espaçado verticalmente"- Você me indaga. Veja bem:

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:700/1*hEo2oR5rS2nb1Gi0y3f7HQ.png


    Versão compactada, porém fica pior.


    Bom, ainda não cabe, e a situação é pior: nessa nova versão, por causa do tema, estamos coletando penas e colocando no nosso cocar (tabuleiro individual). Então isso ocupa ainda mais espaço. Acompanhe no replay:

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:602/1*nGty_41A2XbR2lFGqoFCBA.png


    Só aí, para os jogadores de cada lado da mesa, vai mais 15cm de espaço INÚTIL.


    Beleza, então precisa ficar espalhado horizontalmente, mas aí temos vários problemas:

    • Os contratos, ficam no tabuleiro lateral, razoavelmente longe de quem esta na ponta, dificultando a visualização.
    • Idealmente, as cartas de Deuses ficariam também na ponta, dificultando a coleta.
    • Os tiles de homem/mulher (fazendeiro/universitário no novo tema), também ficam lá.
    • Ordem de turno, trilha do templo, mercadorias. Tudo longe dos jogadores do canto.


    E a solução não é tão fácil, pois se você tirar o tabuleiro central (onde acontece a movimentação/construção de cabanas), os jogadores vão ficar então longe das posições de alocação do dado (talvez ainda pior).
    Vou ser honesto, o jogo apresenta vários "componentes" opcionais, destacáveis, que você pode remover (e até nem usar), para tentar fazer alguma disposição menos pior, mas isso claramente é uma gambiarra. Acompanhe no replay:

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:700/1*I15WOSjBRWYYOavXItfcWA.png


    Você pode não usar o board das cartas, e deixar elas em outro lugar. Você pode remover o fundo do board principal (onde ficaria os recursos). E você pode destacar as ações e mover para outro local.


    Funciona? Até ajuda, mas o sentimento de que você não está usando parte do jogo caríssimo que você comprou, por pura incompetência de UX é revoltante.


    Outra coisa interessante de se mencionar: aquelas grandes áreas verdes no board principal não são usadas. Sim. É espaço morto, só pelo visual. As quinas do tabuleiro (as montanhas), seriam lugares para você deixar os recursos do jogo. Espaço jogado no lixo, que poderia comportar tranquilamente para dos recursos que foram movidos para o tabuleiro adicional. Sério, chega a dar ataque de ansiedade pensar que ninguém se importou com isso.
    E qual é a solução?

    Numa Praia em Bora Bora: Agora!

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:700/1*pAnxgkIZ4Jusfoi9LiLdtg.png


    80x80 é o bastante para acoplar o original (veja que o tabuleiro do Cuzco está por baixo). Pesquisei aqui e a famosa mesa Brahma de boteco até suportaria isso.


    Ocupando efetivamente metade do espaço, com o board principal com todas as informações e a alcance de todos os jogadores, eu me pergunto: o que diabos passou na cabeça do pessoal na produção do Cuzco? Note ainda que 1/3 do tabuleiro dos jogadores, na verdade é um player aid, que idealmente eu até diria para ser separado, mas ainda assim, funciona de forma harmoniosa.
    Um pequeno adendo que gostaria de mencionar, no original você coleta materiais para fazer fogueiras para os deuses (o pequeno quadradinho dentro dos tabuleiros de jogador). Na nova versão, isso foi um pouco alterado, para "aquisição de Penas no cocar". Eu particularmente acho que a versão nova, faz isso de forma tão abstrata (você precisa de penas de cores específicas, que depois te permitem virar um tile para ganhar pontos), que é até mais difícil de entender/explicar.



    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:700/0*PfF0rH8syUTkmH_C.jpg


    Verdade seja dita, talvez você não goste do tema, mas para um Euro de 2013 esse tava bem bonito. Fonte: BGG por maeddes maeddison.


    Conclusão
    Essa linha City Collection prometia trazer versões premium dos clássicos do Feld, mas a verdade é que vem errando duramente: Amsterdam e Hamburg (Macao/Bruges), vieram com inserts da Game Tray que eram menores que a caixa e que por isso acabavam abrindo/bagunçando os componentes. Os componentes da versão de luxo são em acrílico, que embora as vezes sejam interessantes (mercadorias do Amsterdam) muitas vezes só são feios:

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:678/1*ANd4A1HudzJKcjekRK7ZiA.png


    Talvez até não seja um bom exemplo de feio, mas… é melhor que o papelão? E pior: vale 40 Euros (300 Reais) como extra?


    Some isso ao incrível preço base de ~100 Euros (ou mais), cuja a razão é ter a fabricação completamente na Europa por motivos de "ecologia", você ficará ainda mais frustrado com uma produção tão porca. Infelizmente, quem esperava um novo Bora Bora, é melhor correr atrás da versão original. Para o grupo específico de pessoas com grandes mesas simétricas, circulares ou quadradas, talvez seja uma boa pedida caso consiga deixar os dois tabuleiros lado a lado. Porém, acho que isso não é a realidade de MUITA gente. Quanto ao jogo em si, ainda preciso jogar mais, mas eu diria que por enquanto é…
    Nota 8, chamo a galera pra jogar. (Sistema de Avaliação Spiel des Djows)
    …em função da boa dose de interação e uma pegada mais punitiva, diferente dos Euros fofinhos de hoje em dia. Porém, para o nosso amigo Cuzco só me resta então:

    https://miro.medium.com/v2/resize:fit:316/0*9bP-a3yZ0Qnb01yZ.png

    Selo Spiel des Djows™ para “Melhor pior, dowgrade para um upgrade caro de um jogo que não tinha como sair errado.”
    E para finalizar: provavelmente O Paralamas do Sucesso, grandes jogadores de Euro na década de 80, já profetizavam:
    "Já não sou mais tão menino
    Prá aceitar
    um tabuleiro desse tamanho

    Se vira 
    Queen Games! Ah!…"

    Ou algo parecido.


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    Comentários:

  • FCL84
    451 mensagens MD
    avatar
    FCL8419/03/24 09:15
    FCL84 » 19/03/24 09:15

    Como dizia meu colega na época de elaboração do orçamento anual na empresa:


    "de onde menos se espera é de lá que não vem po**a nenhuma mesmo..."


    Já dizia o sábio: se é Feld, é fumo.


    Mas, como sempre, ótimo texto, até jogo ruim produz review boa/engraçada.

    3
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio19/03/24 10:18
    Raio » 19/03/24 10:18

    Cara, venho notando essa tendência de espaços burros e inúteis nos componentes dos jogos tem um tempo.

    E parece que, como o senhor mesmo disse, pelo motivo f* mesmo. Sem sentido, sem precisão, sem agregar nada.

    É uma pena. Feia, igual a da foto.

    2
  • Patanga
    1230 mensagens MD
    avatar
    Patanga19/03/24 12:28
    Patanga » 19/03/24 12:28

    -Gostei do tapete na primeira foto (comentário de mãe quando vê a bicicleta/jogo de tabuleiro/qualquer outro hobby do filho)

    Proponho o Selo SdJ fan-made para 

    "melhor review, não, comparação, de jogos iguais com design bonito, mas que foram afrescurados, feito por escritores independentes e altamente conscientes de espaço na mesa e da chance de alguám bater naquele player board metade fora da mesa de cima para baixo e catapultar os componentes na churrasqueira, sendo que a equação teórica de dispersão dos componentes no ar é como a de um fluido escoando como em E1 = ρ.V (gh1 + 1v12 ) e E2 = ρ.V(gh2 + 1v22 )"
                         2                                         2."

    3
  • Djow_
    2050 mensagens MD
    avatar
    Djow_19/03/24 14:21
    Djow_ » 19/03/24 14:21

    Patanga::-Gostei do tapete na primeira foto (comentário de mãe quando vê a bicicleta/jogo de tabuleiro/qualquer outro hobby do filho)

    Proponho o Selo SdJ fan-made para 

    "melhor review, não, comparação, de jogos iguais com design bonito, mas que foram afrescurados, feito por escritores independentes e altamente conscientes de espaço na mesa e da chance de alguám bater naquele player board metade fora da mesa de cima para baixo e catapultar os componentes na churrasqueira, sendo que a equação teórica de dispersão dos componentes no ar é como a de um fluido escoando como em E1 = ρ.V (gh1 + 1v12 ) e E2 = ρ.V(gh2 + 1v22 )"
                         2                                         2."

    KKKKKKKKKKKKKKK
    Excelente Patanga. Esse foi unico.

    0
  • FCL84
    451 mensagens MD
    avatar
    FCL8419/03/24 16:26
    FCL84 » 19/03/24 16:26

    Raio::Cara, venho notando essa tendência de espaços burros e inúteis nos componentes dos jogos tem um tempo.

    E parece que, como o senhor mesmo disse, pelo motivo f* mesmo. Sem sentido, sem precisão, sem agregar nada.

    É uma pena. Feia, igual a da foto.

    Pô, achei a pena bonitinha... Quando fala de pena sempre lembro de Forrest Gump...

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio19/03/24 20:02
    iuribuscacio » 19/03/24 20:02

    Djow_::Escrito por Israel Ben @isR34L




    Conclusão

    Essa linha City Collection prometia trazer versões premium dos clássicos do Feld, mas a verdade é que vem errando duramente: Amsterdam e Hamburg (Macao/Bruges), vieram com inserts da Game Tray que eram menores que a caixa e que por isso acabavam abrindo/bagunçando os componentes. Os componentes da versão de luxo são em acrílico, que embora as vezes sejam interessantes (mercadorias do Amsterdam) muitas vezes só são feios:





    Some isso ao incrível preço base de ~100 Euros (ou mais), cuja a razão é ter a fabricação completamente na Europa por motivos de "ecologia", você ficará ainda mais frustrado com uma produção tão porca. Infelizmente, quem esperava um novo Bora Bora, é melhor correr atrás da versão original. Para o grupo específico de pessoas com grandes mesas simétricas, circulares ou quadradas, talvez seja uma boa pedida caso consiga deixar os dois tabuleiros lado a lado. Porém, acho que isso não é a realidade de MUITA gente. Quanto ao jogo em si, ainda preciso jogar mais, mas eu diria que por enquanto é…


    Nota 8, chamo a galera pra jogar. (Sistema de Avaliação Spiel des Djows)
    …em função da boa dose de interação e uma pegada mais punitiva, diferente dos Euros fofinhos de hoje em dia. Porém, para o nosso amigo Cuzco só me resta então:





    Caros Djow_ e isR34L

    Parabéns pelo excelente texto.

    No caso do tamanho me veio à mente a dúvida se esse aumento do espaço necessário aos componentes, não consideraram outros padrões de mesa maiores que os brasileiros. Porém mesmo pesquisando bastante, não consegui achar nenhuma informação conclusiva a respeito. 

    Outro fator que não foi considerado é que desde o fim da pandemia, e mesmo antes dela o preço das moradias nos EUA estão aumentando, o que faz com que as pessoas procurem cada vez mais casas menores, até porque o tamanho das famílias também diminuiu. Esse fenômeno também se verifica no Brasil e em outros países. Em alguns casos essa diminuição do crescimento demográfico ou crescimento demográfico negativo, bem como envelhecimento populacional já é inclusive problema de estado. Esse é o caso de países como Japão, Alemanha e Itália. E mesmo os EUA tem um crescimento demográfico abaixo de 1%, e em muitos casos ligado não ao aumento de filhos por famílias, mas sim por conta da imigração. E se para os residentes não está fácil comprar um imóvel, para os imigrantes então, a dificuldade é muito maior. A combinação desses dois fatores, diminuição das famílias e aumento do preço das moradias, faz com que os imóveis em geral tenham diminuído de tamanho. Para que uma casa grande, e uma mesa de jantar de seis lugares, se a família tem apenas dois adultos e uma ou duas crianças? Com isso naturalmente o tamanho das salas diminuiu o mesmo acontecendo com o tamanho das mesas de jantar. E isso me parece que é um tendência em diversos países, incluindo o Brasil.

    Nesse sentido a produção desse novo Cuzco parece ter cometido um erro também nesse sentido, ao desconsiderar que ninguém vai comprar um board game caríssimo para jogar no chão. E mesmo que se tenha uma mesa grande o suficiente, a forma como foram dispostos os elementos no tabuleiro é pouco prática, então a falha de design me parece indefensável. Isso sem falar que a ideia de melhorar o design de um jogo, ao menos na minha opinião, é torná-lo mais simples de explicar e jogar, mas sem perder a elegância e profundidade estratégica. O que não parece ser o caso desse novo Cuzco. 

    No mais, não tenho certeza sobre a escolha do nome, e pelo que vi a equipe de produção poderia ter escolhido uma infinidade de nomes, tanto de povos quanto de locais. Por isso acho um desserviço que se use o nome de outro jogo consagrado, porque fica uma baita confusão, tanto que de início eu pensei que esse novo Cuzco fosse uma reimplementação do clássico de Kiesling e Kramer. Eu acho que a produção do Cuzco 2023 poderia e deveria ter pensado em outro nome.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    3
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L20/03/24 05:45
    isR34L » 20/03/24 05:45

    @FCL84 eu já fui Feldete. Hoje sou só um apreciador intenso, mas te dizer... existe alguma magia ali na forma que aquele arrastamento de cubos dele me fascina. xD

    @Raio outro nessa linha que é GIGANTE é o novo de trem e energia verde (esqueci o nome xD), que a Mosaico trouxe. Rapaz, aquilo ocupa uma mesa bruta.

    @Patanga AHUAHUAHUAHua. Modéstia a parte, também acho que ficou bom na composição. :D Agradeço o selo. o>

    @iuribuscacio Bom ponto, diria ai que o IDEAL é um jogo conseguir ser jogado em 4P numa mesa plástica de boteco. Se for ver, os euros old school (e.g: Tikal, Through the Desert) são todos "dudes on the map", sem board individual e cabe em qualquer canto, excelência em espaço (e tempo de setup).  Posso dizer que aqui na Holanda vi vários tipos, mas mesmo as mesas GRANDES (como a minha) e a de uns amigos que pagaram milhões em mesa específica de Boardgame, ainda assim o tamanho vai na risca. Sobre o nome de fato na época pessoal reclamou no BGG, entendo ambos os lados, acho que nome repetido faz parte (eventualmente), mas o Cuzco da trilogia das máscaras é MUITO emblemático, então realmente nesse caso também acho que foi uma má escolha.

    5
  • Raitz
    789 mensagens MD
    avatar
    Raitz20/03/24 06:43
    Raitz » 20/03/24 06:43

    Fica a dica, então, para os designers produzirem (ou repaginarem) os seus jogos em mesinhas de centro da sala sentados no chão, e não nas suas mesas industriais de trabalho (principalmente esses autores já consagrados que têm um local especialmente construído para desenvolverem as suas ideias de jogo).

    3
  • Doidera
    1013 mensagens MD
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    Doidera23/03/24 18:37
    Doidera » 23/03/24 18:37

    Confesso duas coisas: na pressa em tentar fazer leitura dinâmica ("a la Flash"), achei que se tratava do Cuzco da trilogia da dupla Kiesling-Kramer, KK para os íntimos (com mais um autor com sobrenome iniciado com K já viraria risadinha), e não observei quem era o autor do tópico.

    Quão surpreso fiquei quando descobri que tão reciclando até os nomes dos jogos atualmente, talvez pegando carona no movimento ambientalista, sei lá...

    E já nas primeiras linhas soube de cara quem era o autor do tópico, é sério, o estilo é inconfundível, não tem imitação (ainda, olha a reciclagem), é muito hilário, o melhor estilo dessas bandas tabuleirísticas.

    Votinho dado com louvor no Prêmio Ludopedia!

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Cuzco (I) - Cuzco VS Bora-Bora - Tamanho não é documento.
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