Acout0::magina mano... acabaram de anunciar que não vão mais traduzir as cartas de magic pro PT-BR.
É questão de tempo até anunciarem que vão parar de vender aqui
A venda de Magic não para de subir no Brasil, de onde ta tirando que vão parar de vender pra ca? kkk O jogo é vendido a 30 anos e nos últimos 2 anos as vendas subiram a decisão de parar de traduzir é só questão de custo de produção, produzir muito mais carta pq tem que fazer também em PTBR é muito mais custoso, além de vários outros motivos que n convem discutir aqui.
Sirneed::Fala pessoal aqui estão meus 0,10 centavinhos sobre o jogo, vou produzir mais coisas... Abraços !!!
QUE O CARTÂO DE CRÉDITO ESTEJA COM VOCÊ
O video é interessante, sua abordagem de jogar pela diversão....apenas o comparativo que eu...em particular...não concordo tanto.
apesar de ser um jogo, o publico de um boardgame de cartas e o publico de um tcg são bem distintos
eu adoro summoner wars, mas mesmo sendo um jogo de cartas 1x1 ele não pega o mesmo publico de um tcg.
summoner wars e mais um boardgame de cartas.
mas independente disso.....super concordo com sua observação da galera com o mimimi de o jogo não vai durar 10 anos!
eu adoro star wars, joguei os 3 últimos cards da franquia (entregando a idade) o ccg da dechiper, o TCG da wizard of the cost e recentemente o destiny da ffg.
pra mim meu preferido de regras e mecânica foi o tcg da WOTC....quem trazia na época era a devir....e este sequer foi traduzido em pt-br e a galera jogava de boua....claro que naquela época star wars não tinha sido adquirido pela disney e não tinha essa visualização em massa de seus produtos.
acho que pra mim, não entrar nessa unlimited dessa vez e muito mais uma questão pessoal de não querer fazer o "investimento". hoje eu tenho preferido jogos fechados....se SWU tivesse vindo num formato mais fechado acho que eu abraçaria, estilo um LCG.
mas uma pequenica parcela de não entrar e que sabemos que o triângulo, (GJ, FFG e card game competitivo) é como um golfinho......aparece, da duas pirueta, faz umas gracinhas depois vai embora.
quem aproveitar o momento e ver, vai se divertir e ta tudo certo.
vitorlgs:: Acho que o conceito de "flopar" varia muito, porque se um jogo durou 4 anos mundialmente e foi descontinuado depois disso (que foi o caso do SW Destiny) quer dizer que ele "flopou"? Não sei dizer, acho que depende de quão aquecida está a comunidade desse jogo. No caso do SW Destiny, não vejo ninguém falando sobre ele, mas o Vampire: The Eternal Struggle ficou sem produzir novos sets por 8 anos (2010 até 2018), e ainda existiam torneios desse jogo. O TCG do Senhor dos Anéis também é um exemplo.
Sobre o SW Unlimited, acho que é um jogo muito divertido e que atualmente está, sim, fazendo sucesso, principalmente em São Paulo (e lá fora também). Inclusive, muitas lojas grandes já fizeram torneios de SW Unlimited, incluindo lojas como a XPlace. Falar que uma das maiores lojas de card games de SP, e provavelmente do Brasil, é "fundo de quintal", simplesmente só mostra limitação mesmo. Não sou de SP e é triste ver que o foco da Galápagos foi lá, só espero que na próxima leva de produtos mais regiões consigam ter acesso (o que eu acho que vai acontecer).
Infelizmente a Fantasy Flight não tem um histórico bom no Brasil (e no mundo também, visto que a maioria dos jogos são descontinuados tanto aqui quanto lá fora). Trazer o jogo em inglês também não foi uma atitude acertiva da Galápagos, até porque isso é sim um fator limitante para não-falantes da língua. Não acho que a justificativa de "não traduzimos pro português porque queríamos trazer o jogo no dia do lançamento mundial" seja o suficiente, mas infelizmente é o que temos no momento.
Hiei:: Vai Flopar não, já flopou kkkkk
Se o cara não consegue prever isso pelo amor de Deus .
Agora só porque aconteceu um evento lá no fundo de quintal da cidade do cara , é significado de sucesso lamento por ele .
Mas por aqui e inúmeros amigos meus de cidades e estados diferentes , esse jogo sequer existe na Região ... os lojistas nem foram tolos de investir nisso .
Agora se o cara acha que o playgroup dele e de mais meia dúzia espalhados por ai é capaz de sustentar o jogo no país inteiro boa sorte . [/ironia] , ops desculpe, estava falando sério mesmo hahahah .
Sinceramente eu acho muito cedo ainda para dizer se o jogo flopou ou não. Pode ser que daqui a dois anos a Fantasy Flight desista do jogo, pode ser que o sucesso seja tão grande aqui no Brasil que a Calango decida até lançar o jogo em português. Simplesmente não dá para prever nada com precisão e certeza. Porém, alguns indícios parecem indicar um certo caminho, e nesse caso o futuro do Star Wars Unlimited não parece ser muito promissor.
Em primeiro lugar, não sair em português é um grande obstáculo para a popularização do jogo aqui no Brasil. Nesse sentido qualquer comparação com o Magic não tem o menor cabimento. Antes de sair a notícia de que o Magic não sairá em português, o jogo construiu uma gigantesca base de fãs ao longo de três décadas. Então mesmo que o Magic desaparecesse hoje, não apenas no Brasil mas no mundo, ainda assim ele seria um dos maiores casos de sucesso em jogos da história. Sem sair em português já de saída fica difícil para o Star Wars Unlimited construir uma base de fãs considerável, até mesmo uma pequena.
Na minha opinião, o fato de já existirem alguns campeonatos não significa quase nada, porque muito disso se deve à empolgação com a novidade. Se daqui a dois anos anda estiverem rolando campeonatos na mesma quantidade, não precisa nem crescer, aí a história é outra. Como eu disse antes, esse filme eu já vi antes com o Star Wars Destiny exatamente da mesma forma. O jogo foi lançado no Brasil em dezembro de 2016, em português e muito mais espalhado pelo país do que o Star Wars Unlimited. Mas um ano depois em 2017 o lançamento das expansões e novos sets já estava bastante atrasado em relação ao lançamento no exterior, e a Calango não dava uma satisfação sequer aos compradores. Basta ver esse relato do Reclame Aqui: https://www.reclameaqui.com.br/galapagos-jogos/star-wars-destiny-sem-previsao-desrespeito-ao-consumidor-pela-galapago_nyzMa8wcV68oe1yt/.
Essa situação levou a uma desistência em massa dos fãs brasileiros e logo o jogo foi abandonado pela Calango, mesmo com alguns campeonatos ainda rolando, e logo depois o Destiny descontinuado pela própria Fantasy Flight. E olha que esse abandono por parte da Calango (antes da descontinuação total do jogo) aconteceu apesar do Destiny ter conseguido formar uma boa base de fãs, imagina o perigo que não corre um jogo que terá muito mais dificuldade para isso, por conta da barreira do idioma. Hoje quase não se escuta falar desse jogo. Claro que ainda deve existir gente jogando o Star Wars Destiny, mas isso também não conta muito porque alguns anos atrás eu soube de um pessoal antigão que ainda joga Spellfire, mesmo o jogo tendo sido descontinuado não 3, mas quase 30 anos atrás.
Também joga contra o Star Wars Unlimited o fato de ser um CCG, no estilo Magic, e muita gente ter grande desconfiança desse formato "saco sem fundo", principalmente por conta do próprio Magic. Isso impacta o desempenho do jogo até mesmo dentro da própria Fantasy Flight. O Star Wars The Carda Game é considerado um sucesso dentro da história da editora. Ele saiu no formato LCG e durou de 2012 até 2018, quando foi descontinuado, não exclusivamente, mas principalmente por conta do Star Wars Destiny que era um CCG. Apenas Dois anos após descontinuar o Star Wars Card Game LCG, a Fantasy Flight também descontinuou o Star Wars Destiny CCG. E isso não é um bom sinal para o Star Wars Unlimited que também é um CCG.
Até mesmo o Lissão Bass, que é um fã da franquia disse que não vai investir nesse jogo justamente porque ele é um CCG, e porque atualmente prefere investir em jogos fechados. Então muito provavelmente as outras tão fãs quanto ele farão a mesma reflexão. O jogo é um CCG (um ralo de dinheiro), e ainda por cima não sairá em português, portanto é mais provável que o jogo fracasse do que faça sucesso, e com isso provavelmente a Calango talvez deixe de trazer o jogo, quando a empolgação inicial passar, e aí só vai me restar importar para continuar jogando. Só que aí entra o problema da importação de jogos com uma taxação cada vez mais pesada e muitos casos de jogos que são devolvido para o remetente, sem direito a defesa e nem explicação. Quem vai querer investir em um jogo, com uma possibilidade real de um futuro tão sombrio?
Por fim, mais uma vez desejo que o Star Wars seja um enorme sucesso, e que todos os fãs fiquem muito felizes, só acho que a possibilidade disso acontecer é muito menor do que o jogo ser um fracasso e daqui a alguns anos as pessoas que gataram uma fortuna estejam se desfazendo de suas cartas a preço de banana, que é exatamente o que aconteceu com o Star Wars Destiny. De todo modo, vamos precisar aguardar pelo menos um ou dois anos, para ver se o Star Wars Unlimited terá esse triste destino, ou se contra todos os prognósticos será um sucesso.
tharik::Infelizmente acredito que vá flopar, nunca um TCG fará sucesso no Brasil sem ser traduzido, Star Wars sendo traduzido já flopou
Magic acabou de falir aqui kkkkk
Vai ter um hype agora e em 1 ou 2 anos já anunciam que não vão trazer mais, nem vale a pena investir
Da onde tirou que Magic acabou de falir aqui? kkkk Que viagem, o jogo deixar de ser traduzido não quer dizer falir, só quer dizer que eles deixaram de investir em um publico alvo menos alitizado.
Acout0::magina mano... acabaram de anunciar que não vão mais traduzir as cartas de magic pro PT-BR.
É questão de tempo até anunciarem que vão parar de vender aqui
A venda de Magic não para de subir no Brasil, de onde ta tirando que vão parar de vender pra ca? kkk O jogo é vendido a 30 anos e nos últimos 2 anos as vendas subiram a decisão de parar de traduzir é só questão de custo de produção, produzir muito mais carta pq tem que fazer também em PTBR é muito mais custoso, além de vários outros motivos que n convem discutir aqui.
Hahahahaha pois é!!
Não vale discutir aqui, galera compara Dominion com Magic...Claramente é uma galera que sequer tá envolvida com o cenário do jogo. É pra dar engajamento...
Lissão Bass::O video é interessante, sua abordagem de jogar pela diversão....apenas o comparativo que eu...em particular...não concordo tanto.
apesar de ser um jogo, o publico de um boardgame de cartas e o publico de um tcg são bem distintos
eu adoro summoner wars, mas mesmo sendo um jogo de cartas 1x1 ele não pega o mesmo publico de um tcg.
summoner wars e mais um boardgame de cartas.
mas independente disso.....super concordo com sua observação da galera com o mimimi de o jogo não vai durar 10 anos!
eu adoro star wars, joguei os 3 últimos cards da franquia (entregando a idade) o ccg da dechiper, o TCG da wizard of the cost e recentemente o destiny da ffg.
pra mim meu preferido de regras e mecânica foi o tcg da WOTC....quem trazia na época era a devir....e este sequer foi traduzido em pt-br e a galera jogava de boua....claro que naquela época star wars não tinha sido adquirido pela disney e não tinha essa visualização em massa de seus produtos.
acho que pra mim, não entrar nessa unlimited dessa vez e muito mais uma questão pessoal de não querer fazer o "investimento". hoje eu tenho preferido jogos fechados....se SWU tivesse vindo num formato mais fechado acho que eu abraçaria, estilo um LCG.
mas uma pequenica parcela de não entrar e que sabemos que o triângulo, (GJ, FFG e card game competitivo) é como um golfinho......aparece, da duas pirueta, faz umas gracinhas depois vai embora.
quem aproveitar o momento e ver, vai se divertir e ta tudo certo.
"Com todo o respeito, e eu falo numa boa sem nenhuma ironia ou sarcasmo, mas até mesmo o Lissão Bass, que defende que o Star Wars Unlimited não flopou e que é um sucesso, já reconheceu que não vai investir nesse jogo justamente porque ele é um CCG, e porque atualmente prefere investir em jogos fechados. Então muito provavelmente as outras pessoas interessadas farão a mesma reflexão."
Ola,
Deixei a parte do meu texto escrito...porém em momento algum citei que o jogo flopou, ou que defendo que o SWU não flopou e que é sucesso!!
Entendo que possa ter sido uma troca de pessoas/autores das respostas,
porem na mesma parte, sim, reafirmo que não vou entrar nele por questões pessoas de preferir card games fechados do que os de venda por booster.
e que como houve a citação, achei propício esclarecer.
Porem aproveito sua citação para mais uma vez apresentar minha visão a respeito do elemento localização.
Tradução de tcg não é barreira de popularização, visto que o publico consumidor (público investidor) desse tipo de produto, que vão nas lojas, que compram caixas de booster box, que participam frequentemente de torneios, pouco se importam com tradução pois estes já estão acostumado a jogar outros card games competitivos sem tradução alguma e diversas vezes recorrem a arquivos digitais em ingles para tirar dúvidas quando a tradução está mal feita!
Tradução só é um limitante para o publico casual, que apenas compra um starter deck, que joga namorado vs namorada, pai vs filho, que sequer vai num torneio.
a intenção da visão acima não e criar convencimento algum do meu ponto de vista, tão pouco o aceite de opinião, mas sim criar um contraste baseado nas minhas experiências de convívio com o cenário competitivo de TCG.
Lissão Bass::O video é interessante, sua abordagem de jogar pela diversão....apenas o comparativo que eu...em particular...não concordo tanto.
apesar de ser um jogo, o publico de um boardgame de cartas e o publico de um tcg são bem distintos
eu adoro summoner wars, mas mesmo sendo um jogo de cartas 1x1 ele não pega o mesmo publico de um tcg.
summoner wars e mais um boardgame de cartas.
mas independente disso.....super concordo com sua observação da galera com o mimimi de o jogo não vai durar 10 anos!
eu adoro star wars, joguei os 3 últimos cards da franquia (entregando a idade) o ccg da dechiper, o TCG da wizard of the cost e recentemente o destiny da ffg.
pra mim meu preferido de regras e mecânica foi o tcg da WOTC....quem trazia na época era a devir....e este sequer foi traduzido em pt-br e a galera jogava de boua....claro que naquela época star wars não tinha sido adquirido pela disney e não tinha essa visualização em massa de seus produtos.
acho que pra mim, não entrar nessa unlimited dessa vez e muito mais uma questão pessoal de não querer fazer o "investimento". hoje eu tenho preferido jogos fechados....se SWU tivesse vindo num formato mais fechado acho que eu abraçaria, estilo um LCG.
mas uma pequenica parcela de não entrar e que sabemos que o triângulo, (GJ, FFG e card game competitivo) é como um golfinho......aparece, da duas pirueta, faz umas gracinhas depois vai embora.
quem aproveitar o momento e ver, vai se divertir e ta tudo certo.
"Com todo o respeito, e eu falo numa boa sem nenhuma ironia ou sarcasmo, mas até mesmo o Lissão Bass, que defende que o Star Wars Unlimited não flopou e que é um sucesso, já reconheceu que não vai investir nesse jogo justamente porque ele é um CCG, e porque atualmente prefere investir em jogos fechados. Então muito provavelmente as outras pessoas interessadas farão a mesma reflexão."
Ola,
Deixei a parte do meu texto escrito...porém em momento algum citei que o jogo flopou, ou que defendo que o SWU não flopou e que é sucesso!!
Entendo que possa ter sido uma troca de pessoas/autores das respostas,
porem na mesma parte, sim, reafirmo que não vou entrar nele por questões pessoas de preferir card games fechados do que os de venda por booster.
e que como houve a citação, achei propício esclarecer.
Porem aproveito sua citação para mais uma vez apresentar minha visão a respeito do elemento localização.
Tradução de tcg não é barreira de popularização, visto que o publico consumidor....consumidor de verdade desse tipo de produto, que vão nas lojas, que compram caixas de booster box, que participam frequentemente de torneios, pouco se importam com tradução pois estes já estão acostumado a jogar outros card games competitivos sem tradução alguma e diversas vezes recorrem a arquivos digitais em ingles para tirar dúvidas quando a tradução está mal feita!
Tradução só é um limitante para o publico casual, que apenas compra um starter deck, que joga namorado vs namorada, pai vs filho, que sequer vai num torneio.
a intenção da visão acima não e criar convencimento algum do meu ponto de vista, tão pouco o aceite de opinião, mas sim criar um contraste baseado nas minhas experiências de convívio com o cenário competitivo de TCG.
Rapaz, que mancada, eu acabei fazendo confusão entre você o Eduardo Felipe. Me perdoe. Assim sendo, mantenho tudo o que eu disse, excluindo a menção ao Lissão. De todo o modo eu já editei o comentário anterior para desfazer essa impressão equivocada.
No mais é como eu disse antes, não adianta discutir agora, porque qualquer previsão não será mais que um mero palpite, uns talvez mais embasados do que os outros.
Alguns vão dizer que o Star Wars Unlimited flopou, enquanto outros vão dizer que o Star Wars Unlimited é "quase um novo Magic". Eu acho que só daqui a algum tempo, um ano pelo menos, é que nós já poderemos dizer o grau de sucesso desse jogo.
Rapaz, com todo o respeito, você escreve com se fosse uma questão de honra provar para todo mundo que o Star Wars Unlimited é um sucesso e não um flop. Por favor não me leve a mal, mas, numa boa, fica parecendo que você quer convencer mais a si mesmo do que as outras pessoas, sobre o sucesso do jogo. As pessoas estão apenas dando a sua opinião, com base naquilo que elas já viram e conhecem e termos do que já ocorreu com outros CCG. Ninguém está torcendo para que esse jogo fracasse, só para provar um ponto ou porque acha legal um projeto que emprega tanta gente e movimenta alguns fãs dê errado. Relaxa camarada, isso é só um jogo de cartas, que não vai mudar a minha, a sua ou a vida de ninguém, a não ser quem realmente ganha dinheiro com isso.
Se você está realmente muito animado e engajado com o jogo tudo bem, eu entendo isso, e já vi esse filme diversas vezes na minha trajetória dentro do hobby. No entanto, você já pensou que da mesma forma que é prematuro e muito cedo para dizer que o jogo flopou, também é para cravar que ele já é um sucesso? Pode ser que daqui a dois anos você esteja correto e o Star Wars Unlimited tenha conquistado o mundo. Se isso acontecer, e isso é uma possibilidade, eu não tenho o menor problema em retornar a esse tópico daqui a dois anos, e reconhecer que a minha análise estava equivocada, e que você estava correto.
Porém, da mesma forma, pode ser que daqui a dois anos o Star Wars Unlimited seja uma amarga lembrança de quem gastou rios de dinheiro com um jogo que não foi para a frente, como muita gente pensa hoje em relação ao Star Wars Destiny, outro card game com o mesmo tema e da mesma editora Fantasy Flight.
Quanto a questão do anúncio que você citou, você há de concordar que isso é mais do que natural, porque a editora quer aproveitar ao máximo o HYPE e o FOMO, gerado pelo recente lançamento do Star Wars Unlimited. Não custa lembrar que a mesmíssima Fantasy Flight fez exatamente a mesma coisa quando investia rios de dinheiro para promover o Star Wars Destiny, e todo mundo sabe no que deu.
Por isso, pelo menos na minha opinião não vale a pena, nem faz sentido esquentar a cabeça hoje com algo que nós só saberemos o resultado daqui a um ano ou dois.
Lissão Bass:o publico consumidor (público investidor) desse tipo de produto, que vão nas lojas, que compram caixas de booster box, que participam frequentemente de torneios, pouco se importam com tradução
De onde surge esse público fanático por TCGs? São pessoas predestinadas desde o dia do nascimento a adorar torneios de jogos de cartas?
Acho que meu envolvimento com Magic: the Gathering teria sido completamente diferente se em 1995 não houvesse versão em português dele. Provavelmente eu jamais teria ido em torneios.
eduardofelipe:O JOGO FLOPADO ACABOU DE ANUNCIAR AS PRÉVIAS DA PRÓXIMA COLEÇÃO!
Maravilha!
Está na hora de você vender todos os seus pertences e investir todo o dinheiro em cartas de SWU! Prove para o mundo o quão inteligente você é ficando rico investindo no jogo enquanto ele não recebe o reconhecimento que merece!
Observação: Dificilmente quem escreve tudo em caixa alta diz algo que preste...
Rapaz, com todo o respeito, você escreve com se fosse uma questão de honra provar para todo mundo que o Star Wars Unlimited é um sucesso e não um flop. Por favor não me leve a mal, mas, numa boa, fica parecendo que você quer convencer mais a si mesmo do que as outras pessoas, sobre o sucesso do jogo. As pessoas estão apenas dando a sua opinião, com base naquilo que elas já viram e conhecem e termos do que já ocorreu com outros CCG. Ninguém está torcendo para que esse jogo fracasse, só para provar um ponto ou porque acha legal um projeto que emprega tanta gente e movimenta alguns fãs dê errado. Relaxa camarada, isso é só um jogo de cartas, que não vai mudar a minha, a sua ou a vida de ninguém, a não ser quem realmente ganha dinheiro com isso.
Se você está realmente muito animado e engajado com o jogo tudo bem, eu entendo isso, e já vi esse filme diversas vezes na minha trajetória dentro do hobby. No entanto, você já pensou que da mesma forma que é prematuro e muito cedo para dizer que o jogo flopou, também é para cravar que ele já é um sucesso? Pode ser que daqui a dois anos você esteja correto e o Star Wars Unlimited tenha conquistado o mundo. Se isso acontecer, e isso é uma possibilidade, eu não tenho o menor problema em retornar a esse tópico daqui a dois anos, e reconhecer que a minha análise estava equivocada, e que você estava correto.
Porém, da mesma forma, pode ser que daqui a dois anos o Star Wars Unlimited seja uma amarga lembrança de quem gastou rios de dinheiro com um jogo que não foi para a frente, como muita gente pensa hoje em relação ao Star Wars Destiny, outro card game com o mesmo tema e da mesma editora Fantasy Flight.
Quanto a questão do anúncio que você citou, você há de concordar que isso é mais do que natural, porque a editora quer aproveitar ao máximo o HYPE e o FOMO, gerado pelo recente lançamento do Star Wars Unlimited. Não custa lembrar que a mesmíssima Fantasy Flight fez exatamente a mesma coisa quando investia rios de dinheiro para promover o Star Wars Destiny, e todo mundo sabe no que deu.
Por isso, pelo menos na minha opinião não vale a pena, nem faz sentido esquentar a cabeça hoje com algo que nós só saberemos o resultado daqui a um ano ou dois.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Nem vou ler cara... Muito texto, provavelmente achismo demais!