GOBLINS: Estrategias
Fonte: Goblin Strategy Guide (por Patrick Leder, designer do Vast)
Espreitar
- Regra de "espreitar": Quando não houver fichas Escuras no mapa com o simbolo da Tribo, impedindo que ela "Revelar-se", você pode colocar a Tribo em um espaço aberto (sem ficha) adjacente a qualquer outra ficha. Esta Tribo está "espreitando".
- Vantagens:
1. Uma Tribo "espreitando" é considerada "escondida" e não pode sofrer ataques; porém se a Cavaleira revelar uma ficha de "emboscada" a Tribo na "espreita" podera ataca-la (se sua força for maior que a da Cavaleira).
2. No proximo turno dos Goblins a Tribo que esta "espreitando", ao ser ativada, poderá se mover para uma ficha qualquer adjacente (independente do simbolo ou se iluminada); "Revelando-se" para poder agir no proximo turno (ou se manter na "espreita" se assim desejar).
Espreitar: Estratégia avançada
- Objetivo: Durante o turno dos outros jogadores, conseguir que uma ficha escura de Caverna seja colocada abaixo de uma Tribo que está "espreitando", fazendo com que a Tribo "Revele-se" automaticamente.
- Vantagem: No proximo turno dos Goblins, a Tribo (agora) revelada estará liberada para se "mover" e usar suas "ações".
Como fazer:
1) Turno da Cavaleira
- Quando a Cavaleira revelar uma ficha escura e alguma borda aberta ficar direcionada para a Tribo que esta "espreitando", o jogador da Caverna deverá colocar uma ficha escura (abaixo da Tribo) para fechar a borda aberta da ficha; "Revelando" imediatamente a Tribo.
- Desvantagem: A Cavaleira poderá atacar a Tribo (se tiver forca > Tribo, movimentos e encontros disponíveis).
2) Turno dos Goblins
- Use uma Tribo "revelada" no mapa para "explorar" o espaço em que se encontra a Tribo "espreitando", revelando-a automaticamente.
- Vantagens:
1. Pode ser usada com "plano B" caso a Tribo não seja revelada nos turnos dos outros jogadores.
2. Explorar coloca mais fichas escuras no mapa, facilitando a movimentação do Goblins.
3) Turno do Dragao
- Posione a Tribo num espaco aberto (espreitando) próximo ao Dragão, caso ele use o poder "Chama" para revelar fichas Escuras; se alguma borda aberta da(s) ficha(s) revelada(s) direcionar para o espaço da Tribo "espreitando"; uma ficha escura deverá ser colocada abaixo da Tribo; "Revelando-a" imediatamente.
- Vantagem: O Dragao nao poderá atacar a Tribo enquanto ela estiver "espreitando" (ela é considerada escondida).
- Desvantagem: Caso o Dragao ainda tenha "cartas de poder" (ou Gemas do Dragao no mapa), ele poderá atacar a Tribo (agora) "Revelada".
DRAGAO: Estrategias
1) Pancada: Mover um (ou mais) Tesouro para um espaço que já tenha outro Tesouro; depois usar ação de movimento / "Asa" para terminar seu turno nesse espaço e pegar 2+ Tesouros no mesmo turno.Obs: Dragão pode armazenar marcadores de Tesouro em seu tabuleiro enquanto houver 1 cubo de preguiça na trilha de "Ganância".
2) Muralha de Chamas x Ladrão: posicionar a "Muralha de Chamas" na ficha de entrada da Caverna atrapalha a entrega de Tesouros do Ladrão.
CAVERNA: Estrategias
AUGÚRIOS: Podem ser usados a qualquer momento durante o turno da Caverna, inclusive antes de “Coletar Marcadores de Augúrio”.Nesse caso, o jogador pode usar “Pilhagem Antiga” para aumentar a quantidade de Tesouros no mapa antes de comprar Augúrios.
Tabela de Argurios
0 -> 1
1 -> 2
2-3 -> 3
4-6 -> 4
7-10 -> 5
11+ -> 6