oniwars::Estou achando interessante jogos que venderam bem no Brasil não trazerem as expansões depois. Casos de Fantasy Realms e 7 Wonders Arquitetos.
Antes a desculpa era não ter vendido bem, agora qual vai ser a desculpa?
Em todo mercado as empresas tem seu cronograma e planejamentos a seguir. Não é pq um jogo vendeu bem que haverá
urgência para trazer a expansão. Vender bem um produto, não significa que venderá bem o próximo ou a expansão. É necessário sempre uma nova análise das intenções de compra e dos números. Há muitos fatores pra se considerar que vão além do numero bruto de vendas, e somente a editora tem os dados para fazer esse estudo.
Aliás, estamos falando de uma editora que anunciou
50 jogos novos para o SEMESTRE (e já faz isso há pelo menos 3 anos), fora os atrasados e o não anunciados que chegam de repente, como foi o caso das expansões do Project L que surgiram à venda sem aviso prévio, com isso inundando o mercado cada vez mais, e que vem criando claramente uma bolha, e tendo que fazer queimas de estoque cada vez mais frequentes para escoar ao máximo o que já trouxe e ficou lá parado ocupando espaço e dinheiro, para só então dar espaço para os próximos.
Além de tudo isso, como já falado inúmeras vezes em diversos canais, entrevistas e etc, por todas as editoras e representantes do mercado, é preciso geralmente alinhar com a produção e reprint internacional por conta do mercado brasileiro não justificar 100% de uma produção que as fábricas chinesas exigem (principalmente para manter o custo de fabricação que eles já tem). Tudo ainda depende do acordo assinado entre as partes, e nem tão fácil ou livre como parece. Diversas editoras externas não liberam a produção de qualquer jeito ou em qualquer outro lugar que não seja os que já fazem. Gostam de ter controle total da operação. E mesmo com a produção nacional, como no caso do Fantasy Realms, é necessário aprovação e novas negociações com a empresa mãe (asmodee) e com o autor e editora original, detentores dos direitos de propriedade intelectual do jogo.
Resumindo: Não há pq se desesperar por antecipação. Não houve nenhuma negativa quanto a trazerem essas expansões. Se realmente vendeu bem e esgotou como
aparenta ser o caso dos dois jogos citados, uma hora vem. Quem tem pressa pode sempre pegar de fora. Até lá, há dezenas de jogos sendo lançados todos os meses fazendo ser impossível jogar (e obviamente comprar) tudo o sai.