arthurtakel::Bom. Já falamos bastante sobre isso no outro tópico.
Mas como monopólio ou oligopólio poderia ser bom para nós consumidores?
Não li todas as mensagens, se alguém explicou já peço desculpas por reiterar
Caro
arthurtakel
Meu amigo, fique tranquilo porque essa explicação que você quer, ninguém ainda deu e nem dará, nem aqui no Ludopedia, nem em qualquer algum outro lugar.
Aliás só para não dizer que não existe monopólio bom, de forma alguma, e de nenhuma natureza, eu gostaria de acrescentar que isso só é possível se não envolver a busca pelo lucro. Explicando melhor, quando o governo do Canadá "monopoliza" a saúde, ou os países escandinavos "monopolizam" a educação da pré-escola até o nível universitário, isso é feito com base no entendimento que esses setores estratégicos são de responsabilidade exclusiva do estado. Com isso esses setores são bancados pelos impostos dos cidadãos, e oferecidos gratuitamente à população. Por isso não há o objetivo de maximização dos lucros e isso faz toda a diferença.
E olhe que eu estou citando países capitalistas, para nenhum tresloucado me mandar para a Venezuela ou para Cuba, me acusar de comunista, ou de que eu escrevo sustentado pela Lei Rouanet, ou por alguma mamata obtida junto ao governo do "molusco presidiário de nove dedos"
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. Se alguém estiver se perguntando, não sou nem de ultra-direita, nem de ulta-esquerda, mas apenas um indivíduo, que procura ter um senso crítico politicamente e que enxerga que nenhum dos dois extremos do aspecto político são a solução. Hoje em dia se vive mal, tanto nos EUA quanto na Rússia. Por outro lado, os países escandinavos citados como os melhores países para se viver, são capitalistas, mas no entanto, educação e saúde são responsabilidade do estado, que é "coisa de comunista".