Pelo que lembro das regras, existem duas situações para os inimigos. Ativo (marcador virado para cima) e inativo (marcador virado para baixo).
Quando vc faz uma ação de exploração revelando um tile e aparece um icone de inimigo, coloque um marcador daquele tipo de inimigo virado pra cima (ativo) no tile.
No final da rodada, quando todos os jogadores tiverem feitos seus turnos, uma carta de Estratégia será revelada. Ignore o texto da carta e preste atenção nos ícones da parte de baixo dela.
Primeiro: se houver inimigos desses tipos no mesmo espaço de um jogador, ou inimigos com icones de ataque a distância em espaços adjacentes a um jogador, um combate tem inicio. Resolva o combate normalmente. Depois disso, todos os inimigos dos tipos mostrados na carta que estão ativos (marcador virado pra cima) se movem em direção ao jogador mais próximo. Em caso de empate, o inimigo se move para o jogador com menos PV.
Depois disso, ative (vire o marcador para cima) todos os inimigos daqueles tipos que estão inativos.
Alguns inimigos podem se tornar inativos quando combatidos e não derrotados
Inimigos com esse icone de seta se tornam inativos.
No mais, atente para essa regra para repopular os inimigos derrotados. Quando derrotar um inimigo, coloque outro inimigo do mesmo tipo, em um espaço vazio do mapa, inativo.
Explique melhor o que vc nao entendeu sobre as cartas ....