Queria muito comentar como o @Fabricio fez justamente porque rolou uma chamada ai aos criadores de conteúdo e tal, mas é um assunto extremamente complexo. Só pra ler tudo levou mais de meia hora e compartilho da opinião de várias pessoas que já comentaram aqui, mas vou tentar formular alguma coisa:
- Uma aposta no mofo: Essa pratica de exclusividade não é novidade em outros mercados, mas no que diz respeito ao acesso dos jogos de tabuleiro especificamente é uma prática bem ruim, pensando na característica do produto. 6 meses de exclusividade é a aposta do consumidor, porque é o tempo pra galera que ia pagar o preço cheio pegar e quem tem medo do jogo mofar, porque sim, é uma realidade. Vc compra no lançamento, paga o preço cheio pra vir com menos chance de mofo ou espera promoção e torce pra não vir mofado. Já aconteceu comigo de esperar promoção e vir promofão. Sou alérgico, ai tenho que tratar ou devolver. Hoje só não compro. A editora em algum momento já se posicionou sobre essa quantidade absurda de jogos mofados? Porque eu não vejo tanto mofo em jogos de outras editoras, exceto em casos muito específicos. Porque sem medo de mofo, esperar os 6 meses é de boas, sei que muitos tem dificuldade de trabalhar essa ansiedade, mas isso é algo que pelo menos no podcast falo bastante sobre. Pré-venda e lançamento eu sempre espero. Se esgotar, não era pra mim. Se não esgotar, provavelmente vai cair. É como faço com jogos digitais também. Ontem saiu o Final Fantasy VII Rebirth. Estou bem tranquilo que vou jogar ele daqui uns meses se nenhum amigo meu comprar antes. Fiz isso como. Final Fantasy XVI e no God of War Ragnarok, quem comprou no lançamento fui eu, eu queria muito, quanto mais vc quer, mais caro vai pagar. Só que jogo digital não mofa né, então acaba, de novo, sendo uma aposta.
- Parte comercial: Talvez alguém do comercial da Galápagos possa rebater com algum estudo de viabilidade dos jogos grandes, esses mais caros, que sei lá, chutando um número só pra exemplificar, 90% é distribuído pelas lojas que foram consideradas Diamante (5-6 lojas), enquanto 10% sai pelo resto. Distribuir por menos lojas tem um custo de transporte muito menor, um operacional menor, pra editora só vantagem. Como diz no print ai o programa é um piloto, com benefício pra editora, benefício do lojista que pega a galera que compra no lançamento ou tem medo do mofo e acaba deixando pra trás o lojista menor ou regiões sem um lojista Diamante. A viabilidade do programa depende do sucesso dele, pois é um piloto. Lembrando que essa é a condição da editora, o lojista que pode pegar, vai pegar, se eu fosse um lojista Diamante, faria também. Tem editora por exemplo que nem todo jogo vai pro lojista, vende direto, tem condições e condições. Nesse momento o poder de rebater isso, como muitos colocaram aqui, é na compra. O quanto vc quer o jogo vs o quanto vc não quer apoiar essa política de mercado? Provavelmente uma grande parcela vai fazer o primeiro, nem vai se dar o trabalho de ler esse tópico quando se deparar com 10 páginas de textos e opiniões. A minha vai ser mais uma perdida aqui.
- Criadores de conteúdo: O que cai nesse último ponto que quero comentar. Hoje o número de criadores de conteúdo é muito maior do que por exemplo quando o Fabricio começou e maior também de quando eu comecei, e ele pode falar muito melhor do que eu como hoje, com essa quantidade de criadores de conteúdo, as parcerias e relacionamentos são cada vez mais difíceis. Eu tomei na cabeça tbm no passado por criticar algumas coisas em relação a preços e mercado, como o exemplo que o Fabricio deu do vídeo sobre a normalização dos preços altos, mas é aquela história, enquanto tiver quem pague, vai ter quem compre. Nesse ponto, o "influencer" tem muito menos influência do que pode parecer. O que a gente pode fazer é seguir tentando conscientizar. Nem todo mundo levanta essa bandeira da compra consciente, porque talvez não seja o intuito, não quer, não sabe como abordar, não faz diferença, vai muito do porquê cada um cria conteúdo. Tem quem cria pra divulgar, tem quem cria pra levantar debates, tem quem cria pra ganhar jogo, tem de tudo. Muitos nem vão ler esse tópico, ou nem vão ficar sabendo dele.
Se vc leu até aqui, garanto que já é mais do que 99% da galera, busquem conhecimento.