Silvestri::
Foram lançadas duas versões do jogo Puerto Rico recentemente, uma em 2020 e outra em 2022, acrescentando na última o ano 1897 ao nome do jogo. Uma nova arte para os componentes do jogo foi criada, e ambas as novas versões estão utilizando esse novo estilo, porém com pequenas mudanças entre elas.
A imagem acima é da versão de 2020, onde uma das mudanças também foi a alteração dos marcadores de colonos para a cor roxa. Isso porque, ao longo dos anos, houve muitas discussões devido à cor marrom original desses componentes. A discussão se estendeu em relação ao ano que a ambientação do jogo provavelmente retratava, onde as cores dos componentes eram vistas como irrelevantes diante dos acontecimentos daquela época.
A abolição da escravidão em Puerto Rico ocorreu no ano de 1873. Quanto ao ano de 1897, ele é relevante na história de Puerto Rico pois marca a concessão da Carta Autonômica por parte da Espanha, o que ofereceu à ilha um certo grau de governo autônomo. Esse foi um passo importante no desenvolvimento político de Puerto Rico antes da sua cedência aos Estados Unidos em 1898, após a Guerra Hispano-Americana. Portanto, o ano de 1897 tem significância histórica, mas está relacionado à autonomia política.
Com isso, em 2022, foi lançada uma nova versão, trazendo em seu nome o ano de 1897. Nesta versão, os componentes dos colonos voltaram para a cor marrom. A mudança dessa vez foi nos componentes do índigo, renomeados para frutas, e da cor azul para verde.
Marllos Dias::Tá bonita a arte e a caixa, mas eu particularmente preferiria uma versão mais compacta. Essas versões com componentes 3D só como perfumaria e caixas imensas me cansam um pouco, sinceramente. Sempre é bom atualizar a arte e a temática, ainda mais num caso delicado como esse, como bem nos disse o Iuri, mas vamos ficar no minimalismo de componentes, hein, editoras.
Silvestri::Marllos Dias:::
Tô ligado nessa versão, acho ela muito bonita e com componentes bons. Mas conhecendo as editoras daqui, se forem trazer, com certeza vai ser essa com as perfumarias em 3D.
Estamos torcendo para que tragam com as perfumarias oficiais em 3D
LrzPlays:: Aqui em casa nós colocamos discos verdes para representar os colonos, e trocamos o termo para trabalhadores. Eu sei que o tema do jogo está lá, porém a gente achou mais confortável fazer essa adaptação. Sempre que eu explico o jogo para alguém eu menciono que embora o jogo possua escravidão clara, nós trocamos os termos e a cor dos discos. Foi a forma que encontramos de jogar, pq é um dos meus preferidos.
Caros
Silvestri,
Marllos Dias e
LrzPlays
Em primeiro lugar, obrigado Silvestri pela aula. Aliás você deve gostar muito de Puerto Rico, hein!
Minha confusão com a questão da data, foi devido a uma entrevista do Zee Garcia do Dice Tower, na época das alterações históricas do jogo. A explicação que ele deu para a mudança, foi justamente no sentido de que a inclusão da data, e a mudança da cor dos meeples ocorreu para afastar do jogo essa pecha de jogo dos senhores de escravos. Ele só não foi tão específico, quanto a sua explicação o que gerou o meu equívoco. Mas é isso, quanto mais se interage positivamente nesse fórum, mais a pessoa aprende.
E adivinha só a família do Zee Garcia, como ele mesmo relatou é originariamente de Porto Rico, e muito provavelmente seus ancestrais deveriam ser um daqueles "trabalhadores" da versão original do jogo. Então dá para ter uma ideia do tipo de impacto positivo que essa mudança causa, em alguém diretamente envolvido na questão.
Quanto à questão dos componentes 3d, eu penso que isso é sempre um problema, porque encarece demais o jogo, e principalmente em um euro, não acresce tanta coisa à experiência, a não se ficar mais bonito na mesa. Só que olha o custo e o trabalho que isso dá. E não é só de montar, mas principalmente o espaço que seria necessário para guardar uma caixa grande o suficiente para acomodar as miniaturas, até porque se for para fazer miniaturas microscópicas, que mal se diferencia uma da outra, então o melhor é não fazer e utilizar os marcadores de papelão tradicionais mesmo.
Eu não tenho dúvida de que um Puerto Rico com miniaturas no nível Foundations of Rome ficaria fantástico, só não acho que o custo compensaria. E nesse sentido, eu acho que as editoras deveriam lançar uma linha ultra-premium com miniaturas fenomenais, tanto de colonos quantos dos papéis e das construções, e outra linha especial, mas com componentes mais modestos. Outra opção seria lançar apenas uma versão especial mais modesta, e uma expansão oficial, com o material 3d para quem quiser incrementar sua cópia.
Só para não deixar de mencionar, se o Descent: Lendas da Escuridão, tivesse adotado essa estratégia, caixa base mais modesta, e cenários 3d em uma expansão em separado, a caixa do jogo não seria aquele monstrengo. Isso dificultou absurdamente o armazenamento no container, aumentou o frete, complicou a logística de distribuição, o preço foi nas alturas e o jogo encalhou bonito, por mais que os fãs teimem em não reconhecer.
Por fim, mas não menos importante, meus parabéns ao
LrzPlays pela atitude ética, em alterar voluntariamente o jogo, independente das modificações do jogo. Isso deve ter custado muito pouco mas deve ter feito uma diferença imensa. É por isso que eu sempre digo, ser honesto, correto e íntegro sempre compensa
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio