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  4. Magic e D&D Abandonaram o Português, uma Benção Disfarçada

Magic e D&D Abandonaram o Português, uma Benção Disfarçada

Magic: The Gathering
  • flaviodupim
    99 mensagens MD
    avatar
    flaviodupim07/03/24 10:19
    flaviodupim » 07/03/24 10:19

    dharrebola::Deixo abaixo meus 50 centavos:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21b65_6hvlqs.jpeg

    Esse post diz muito. O Magic perdeu sua essência e virou um jogo que tem única visão comercial. 

    Há um livro excelente que conta a história de como o jogo foi feito, chamado "Generation Deck". E quando vemos o que se tornou, é nítido que a essência se perdeu no meio do caminho.

    Por mim, o jogo mais genial de todos os tempos, já pode acabar.

    2
  • iuribuscacio
    3156 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio07/03/24 12:02
    iuribuscacio » 07/03/24 12:02

    flaviodupim::
    dharrebola::Deixo abaixo meus 50 centavos:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21b65_6hvlqs.jpeg

    Esse post diz muito. O Magic perdeu sua essência e virou um jogo que tem única visão comercial. 

    Há um livro excelente que conta a história de como o jogo foi feito, chamado "Generation Deck". E quando vemos o que se tornou, é nítido que a essência se perdeu no meio do caminho.

    Por mim, o jogo mais genial de todos os tempos, já pode acabar.

    Caro flaviodupim

    Na minha opinião o Magic é uma das maiores histórias de sucesso no mundo dos jogos. Ele começou com um pequena editora, que teve de ir praticamente de pires na mão para a Origins Fair de 1993, implorando um dinheirinho para produzir o jogo e já no ano seguinte a empresa era gigante e os donos milionários com a venda do jogo. O problema é que absolutamente nada é o bastante para a Wizards of the Coast. E de certo modo isso é até natural. Se quanto mais produtos eu lanço mais o jogo vende, eu vou é lançar cada vez mais produtos, e ganhar cada vez mais dinheiro.

    Nesse aspecto a verdadeira fixação dos fãs do jogo em comprar cada vez mais cartas e cada vez mais material novo, é um reflexo da política da empresa de ëu vou lançar cada vez mais edições e expansões. 

    O problema é que a coisa chega uma ponto tal de vastidão, que as pessoas se perdem. Segundo esse gráfico, foram inacreditáveis 26 produtos diferentes lançados em 2022 (certamente para aproveitar o fim da pandemia). Se eu nunca tivesse visto o Magic, e conhecesse o jogo hoje eu não me interessaria, não porque o jogo não seja bom, porque ele é fenomenal e um dos melhores já criados, mas sim porque ele envolve um universo vasto demais. É muito mais coisa do que uma pessoa normal consiga conceber, quanto mais lidar. 

    Por isso, mesmo o jogo crescendo a cada ano e pelo menos aparentemente atraindo cada vez mais jogadores (embora isso não seja uma certeza), a impressão que eu tenho é que um dia o Magic vai desabar sobre o próprio peso, por ter se tornado simplesmente grande de mais, muito além do que o próprio jogo consegue suportar.

    Só para ficar em uma comparação, eu vejo o Magic hoje como séries excelentes, mas grande demais para começar a assistir. É o caso por exemplo de Arquivo X e Supernatural que eu achei sensacionais. Mas normalmente quando eu indico para alguém que não conhecia ou que não acompanhou quando elas era exibidas, normalmente as pessoas falam que a série pode ser muito legal, mas não dá para começar a assistir uma série tão longa. Não é à toa que cada vez as séries estão se torando cada vez mais curtas.   

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
      

    3
  • viniciusjf
    2719 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf07/03/24 12:03
    viniciusjf » 07/03/24 12:03

    flaviodupim::
    dharrebola::Deixo abaixo meus 50 centavos:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21b65_6hvlqs.jpeg

    Esse post diz muito. O Magic perdeu sua essência e virou um jogo que tem única visão comercial. 

    Há um livro excelente que conta a história de como o jogo foi feito, chamado "Generation Deck". E quando vemos o que se tornou, é nítido que a essência se perdeu no meio do caminho.

    Por mim, o jogo mais genial de todos os tempos, já pode acabar.

    É o caminho de qualquer jogo que toma essa proporção de sucesso. É ingenuidade achar que seria diferente com outros e mais ainda achar que o Magic vai acabar por isso.

    2
  • iuribuscacio
    3156 mensagens MD
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    iuribuscacio07/03/24 21:11
    iuribuscacio » 07/03/24 21:11

    viniciusjf::
    flaviodupim::
    Esse post diz muito. O Magic perdeu sua essência e virou um jogo que tem única visão comercial. 

    Há um livro excelente que conta a história de como o jogo foi feito, chamado "Generation Deck". E quando vemos o que se tornou, é nítido que a essência se perdeu no meio do caminho.

    Por mim, o jogo mais genial de todos os tempos, já pode acabar.


    É o caminho de qualquer jogo que toma essa proporção de sucesso. É ingenuidade achar que seria diferente com outros e mais ainda achar que o Magic vai acabar por isso.

    Caro viniciusjf

    Eu concordo contigo, mas com algumas ressalvas.

    Qualquer empresa que descubra uma "galinha dos ovos de ouro", vai botar a pobre coitada para botar ovo noite e dia. É mais do que natural uma empresa procurar potencializar ao máximo em cima de seus produtos, em especial aqueles que fazem sucesso. Basta pensar na quantidade de expansões, lançadas para pesos pesados dos board games como Carcassonne, Catan e Ticket to Ride. O problema é que no caso dos board games, esse material novo agrega novos elementos ao jogo, sem modificar tanto assim o jogo base. Já no Magic, a impressão que se tem é que a cada dois anos, vem uma nova edição, e muda profundamente o jogo base, e esse passa a ser o padrão. Mal comparando, é como se depois do Pensilvânia o Ticket to Ride passasse a ser jogado sempre com as ações das companhias ferroviárias. Mas essa é a fórmula do sucesso da Wizards of the Coast, e, conforme você disse, é muita ingenuidade achar que ela vai mudar essa fórmula depois de 30 anos. 

    Só que aí entra o outro lado da questão. Não dá para ter certeza se a quantidade de jogadores de Magic aumenta ou diminui a cada ano. Algumas fontes dizem que o jogo está cada vez mais forte e se expande a cada material novo lançado. Do outro lado, há quem diga que o exagero de material já lançado tem provocado uma debandada de jogadores que migraram para outros card games. Recentemente o Magic que era apenas o quarto card game mais popular do Japão caiu para a quinta posição, mas isso também não quer dizer tanta coisa assim, porque no Japão o Magic nunca foi realmente o card game mais popular como acontece em outros países. Além disso, há que se considerar que se o Magic The Gathering fosse realmente um jogo em ampla expansão, porque motivo a Wizard of the Coast estaria precisando cortar custos, e descontinuar o jogo em português? Quando uma empresa restringe os mercados onde atua, isso é um sinal de que as coisas não vão tão bem assim. Por outro lado, quando uma linha de produtos está crescendo, o que normalmente se vê é o contrário, ou seja, a busca por novos mercados consumidores. Se os mercados de Magic estivessem tão bem assim, não seria necessário abandonar mercados sem grandes lucros, para focar nos mercados mais lucrativos, porque para quem está crescendo, todos os mercados são lucrativos. E nem dá para dizer que a Hasbro é que está forçando isso, porque se você tem um grupo empresarial com problemas, mas uma das empresas vai de "vento em popa", o natural é o grupo, investir cada vez mais para que os lucros da empresa em crescimento ajude a tirar o grupo empresarial do buraco. Não parece ser isso, o que está acontecendo com a Hasbro e a Wizards of the Coast.

    Eu não quero dizer com isso que a Wizards e a Hasbro estão à beira da falência, e que o Magic, está prestes a acabar, muito embora esse indícios parecem indicar que alguma coisa não vai bem.

    Além disso, acho que mesmo se a Wizards falir e o Magic parar de ser produzido, o que é absurdamente improvável, porque quando a situação de uma empresa fica realmente grave, o normal é ela vender seus recursos mais valiosos, para tentar sobreviver. Isso é literalmente cortar a mão para tentar salvar o braço. Mas mesmo que esse cenário improvável acontecesse, ou seja, se não houvesse mais produção de material novo do Magic, acho que tanto a verdadeira legião de fãs no mundo todo, bem como a infinidade de material já lançado e em circulação no mundo todo, impediriam que o jogo acabasse, pelo menos durante algumas décadas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

       





     

    0
  • flaviodupim
    99 mensagens MD
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    flaviodupim07/03/24 21:21
    flaviodupim » 07/03/24 21:21

    iuribuscacio::
    flaviodupim::
    dharrebola::Deixo abaixo meus 50 centavos:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/21b65_6hvlqs.jpeg

    Esse post diz muito. O Magic perdeu sua essência e virou um jogo que tem única visão comercial. 

    Há um livro excelente que conta a história de como o jogo foi feito, chamado "Generation Deck". E quando vemos o que se tornou, é nítido que a essência se perdeu no meio do caminho.

    Por mim, o jogo mais genial de todos os tempos, já pode acabar.

    Caro flaviodupim

    Na minha opinião o Magic é uma das maiores histórias de sucesso no mundo dos jogos. Ele começou com um pequena editora, que teve de ir praticamente de pires na mão para a Origins Fair de 1993, implorando um dinheirinho para produzir o jogo e já no ano seguinte a empresa era gigante e os donos milionários com a venda do jogo.
    O problema é que absolutamente nada é o bastante para a Wizards of the Coast. E de certo modo isso é até natural. Se quanto mais produtos eu lanço mais o jogo vende, eu vou é lançar cada vez mais produtos, e ganhar cada vez mais dinheiro.

    Nesse aspecto a verdadeira fixação dos fãs do jogo em comprar cada vez mais cartas e cada vez mais material novo, é um reflexo da política da empresa de ëu vou lançar cada vez mais edições e expansões. 

    O problema é que a coisa chega uma ponto tal de vastidão, que as pessoas se perdem. Segundo esse gráfico, foram inacreditáveis 26 produtos diferentes lançados em 2022 (certamente para aproveitar o fim da pandemia). Se eu nunca tivesse visto o Magic, e conhecesse o jogo hoje eu não me interessaria, não porque o jogo não seja bom, porque ele é fenomenal e um dos melhores já criados, mas sim porque ele envolve um universo vasto demais. É muito mais coisa do que uma pessoa normal consiga conceber, quanto mais lidar. 

    Por isso, mesmo o jogo crescendo a cada ano e pelo menos aparentemente atraindo cada vez mais jogadores (embora isso não seja uma certeza), a impressão que eu tenho é que um dia o Magic vai desabar sobre o próprio peso, por ter se tornado simplesmente grande de mais, muito além do que o próprio jogo consegue suportar.

    Só para ficar em uma comparação, eu vejo o Magic hoje como séries excelentes, mas grande demais para começar a assistir. É o caso por exemplo de Arquivo X e Supernatural que eu achei sensacionais. Mas normalmente quando eu indico para alguém que não conhecia ou que não acompanhou quando elas era exibidas, normalmente as pessoas falam que a série pode ser muito legal, mas não dá para começar a assistir uma série tão longa. Não é à toa que cada vez as séries estão se torando cada vez mais curtas.   

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
      



    Prezado Iuri,
    Boa noite!

    Quando digo que perdeu a essência é exatamente por pontos que você levantou.

    A ideia do Magic era que os jogadores precisassem interagir com outros para que pudessem conhecer o jogo inteiro. Além disso, a luta por cartas, tendo que vagar por cidades e bairros diferentes também fazia parte do jogo, como um mago viajante que procura novas magias em terras distantes.

    Tudo isso se perde no momento que criam-se 22 expansões em um ano. É impossível acompanhar completamente o jogo, que está cada vez mais adaptado para virar um jogo virtual, contrariando parte da essência, que era a socialização e também a busca por recursos em trocas de cartas.


    Discussão de alto nível.

    1
  • viniciusjf
    2719 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf08/03/24 00:29
    viniciusjf » 08/03/24 00:29

    iuribuscacio::
    viniciusjf::
    flaviodupim::
    Esse post diz muito. O Magic perdeu sua essência e virou um jogo que tem única visão comercial. 

    Há um livro excelente que conta a história de como o jogo foi feito, chamado "Generation Deck". E quando vemos o que se tornou, é nítido que a essência se perdeu no meio do caminho.

    Por mim, o jogo mais genial de todos os tempos, já pode acabar.


    É o caminho de qualquer jogo que toma essa proporção de sucesso. É ingenuidade achar que seria diferente com outros e mais ainda achar que o Magic vai acabar por isso.

    Caro viniciusjf

    Eu concordo contigo, mas com algumas ressalvas.

    Qualquer empresa que descubra uma "galinha dos ovos de ouro", vai botar a pobre coitada para botar ovo noite e dia. É mais do que natural uma empresa procurar potencializar ao máximo em cima de seus produtos, em especial aqueles que fazem sucesso. Basta pensar na quantidade de expansões, lançadas para pesos pesados dos board games como Carcassonne, Catan e Ticket to Ride. O problema é que no caso dos board games, esse material novo agrega novos elementos ao jogo, sem modificar tanto assim o jogo base. Já no Magic, a impressão que se tem é que a cada dois anos, vem uma nova edição, e muda profundamente o jogo base, e esse passa a ser o padrão. Mal comparando, é como se depois do Pensilvânia o Ticket to Ride passasse a ser jogado sempre com as ações das companhias ferroviárias. Mas essa é a fórmula do sucesso da Wizards of the Coast, e, conforme você disse, é muita ingenuidade achar que ela vai mudar essa fórmula depois de 30 anos. 

    Só que aí entra o outro lado da questão. Não dá para ter certeza se a quantidade de jogadores de Magic aumenta ou diminui a cada ano. Algumas fontes dizem que o jogo está cada vez mais forte e se expande a cada material novo lançado. Do outro lado, há quem diga que o exagero de material já lançado tem provocado uma debandada de jogadores que migraram para outros card games. Recentemente o Magic que era apenas o quarto card game mais popular do Japão caiu para a quinta posição, mas isso também não quer dizer tanta coisa assim, porque no Japão o Magic nunca foi realmente o card game mais popular como acontece em outros países. Além disso, há que se considerar que se o Magic The Gathering fosse realmente um jogo em ampla expansão, porque motivo a Wizard of the Coast estaria precisando cortar custos, e descontinuar o jogo em português? Quando uma empresa restringe os mercados onde atua, isso é um sinal de que as coisas não vão tão bem assim. Por outro lado, quando uma linha de produtos está crescendo, o que normalmente se vê é o contrário, ou seja, a busca por novos mercados consumidores. Se os mercados de Magic estivessem tão bem assim, não seria necessário abandonar mercados sem grandes lucros, para focar nos mercados mais lucrativos, porque para quem está crescendo, todos os mercados são lucrativos. E nem dá para dizer que a Hasbro é que está forçando isso, porque se você tem um grupo empresarial com problemas, mas uma das empresas vai de "vento em popa", o natural é o grupo, investir cada vez mais para que os lucros da empresa em crescimento ajude a tirar o grupo empresarial do buraco. Não parece ser isso, o que está acontecendo com a Hasbro e a Wizards of the Coast.

    Eu não quero dizer com isso que a Wizards e a Hasbro estão à beira da falência, e que o Magic, está prestes a acabar, muito embora esse indícios parecem indicar que alguma coisa não vai bem.

    Além disso, acho que mesmo se a Wizards falir e o Magic parar de ser produzido, o que é absurdamente improvável, porque quando a situação de uma empresa fica realmente grave, o normal é ela vender seus recursos mais valiosos, para tentar sobreviver. Isso é literalmente cortar a mão para tentar salvar o braço. Mas mesmo que esse cenário improvável acontecesse, ou seja, se não houvesse mais produção de material novo do Magic, acho que tanto a verdadeira legião de fãs no mundo todo, bem como a infinidade de material já lançado e em circulação no mundo todo, impediriam que o jogo acabasse, pelo menos durante algumas décadas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

       





     

    Essa questão de quantidade de material é um paradoxo, e falo isso como jogador mesmo.

    Todo jogador de card game reclama ou já reclamou da quantidade de material lançado pela editora do seu, ou seus jogos favoritos. Mas sabe de uma coisa, eu joguei um TCG que tinha a proposta de lançar menos expansões por ano (cerca três na época em que o Magic lançava cerca de quatro e não tinha nada desse material adicional), o jogo era ótimo, mas no final das contas, sabe o que aconteceu? 

    Era horrível! Porque o meta ficava repetitivo rapidamente e o power level não subia a ponto de empolgar os jogadores. Aí começaram a lançar mais coisas.

    Moral da estória: TCG vive de novidade. O povo reclama,  mas se não tiver spoiler toda semana, perde o interesse.

    3
  • iuribuscacio
    3156 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio08/03/24 12:29
    iuribuscacio » 08/03/24 12:29

    viniciusjf:: 
     
    Essa questão de quantidade de material é um paradoxo, e falo isso como jogador mesmo.

    Todo jogador de card game reclama ou já reclamou da quantidade de material lançado pela editora do seu, ou seus jogos favoritos. Mas sabe de uma coisa, eu joguei um TCG que tinha a proposta de lançar menos expansões por ano (cerca três na época em que o Magic lançava cerca de quatro e não tinha nada desse material adicional), o jogo era ótimo, mas no final das contas, sabe o que aconteceu? 

    Era horrível! Porque o meta ficava repetitivo rapidamente e o power level não subia a ponto de empolgar os jogadores. Aí começaram a lançar mais coisas.

    Moral da estória: TCG vive de novidade. O povo reclama,  mas se não tiver spoiler toda semana, perde o interesse.

    Caro viniciusjf

    Mau camarada, nisso eu concordo totalmente. 

    Um dos grandes problema da sociedade moderna, em especial da brasileira, é que ninguém assume a sua parcela de culpa, por um problema que é de todos. O Brasil é o país dos políticos corruptos, e todo mundo reclama e se revolta com isso. Mas nenhum vereador, deputado, prefeito, dão golpes de estado. Eles são legitimamente eleitos, e normalmente reeleitos, pelas mesmas pessoas que reclamam da corrupção da classe política. Portanto, a culpa pelo mal da corrupção não é de uma entidade etérea, abstrata e distante, mas sim do Iuri, do Vinícius, e de todos os demais brasileiros e brasileiras, inclusive aqueles que não votam, achando que pelo menos não participaram desse circo, que são as eleições brasileiras. Mesmo você votando em branco, ou não votando, você também participa, mesmo que por omissão e é tão responsável, quanto as pessoas que elegem políticos corruptos, anos após ano. 

    Traduzindo isso para os cards e board games, é preciso entender também que o Magic The Gathering não é um jogo baseado em compra desenfreada, porque a Wizards of the Coast é uma empresa "malvada", criada para limpar as carteiras dos fãs de seu jogo. Uma empresa dá e age com base naquilo que o seu público alvo sinaliza. Quando Magic foi lançado em 1993, se as pessoas não tivessem se comportado como se sua felicidade pessoal, dependesse da compra da próxima edição ou expansão, certamente a Wizards of the Coast não teria adotado essa política de "algo novo toda semana". É só acompanhar o gráfico da imagem, para ver que a quantidade de material novo lançado a cada ano aumenta significativamente todos os anos, com pequena variação para baixo em alguns momentos. Portanto, isso acabou se convertendo em um sistema que se retroalimenta, ou seja, os fãs querem sempre material novo, o que faz com que a Wizards of the Coast lance material novo, que aumenta o desejo dos fãs, por mais material novo e assim por diante. 

    Acontece a mesma coisa com os board games, uma editora lança um jogo caro e mofado, as pessoas compram mesmo assim, o que sinaliza para a editora que ela não precisa se preocupar em melhorar o controle de qualidade, e pode lançar jogo caro e mofado, porque as pessoas vão continuar comprando. Eu não tenho a menor dúvida de que se o Heat ou o Food Chain Magnate vierem mofados, algumas pessoas vão reclamar e escrever diversos tópicos dizendo que isso é um absurdo. Mas a grande maioria, inclusive alguns desses que reclamam, vai comprar os jogos assim mesmo, ou pelo esperar o preço cair, e comprar o jogo ainda mais mofado, e achar que fizeram um ótimo negócio.

    Por isso a culpa da situação em que o Magic chegou, em termos de excesso de material novo lançado todos os anos, bem como o problema dos jogos lacrados e mofados, não é apenas da Wizards of the Coast e das editoras nacionais de board games, mas também é nossa, de quem compra Magic e board games. E é fundamental que a comunidade de duelistas e de boardgamers desenvolvam essa consciência, e tomem alguma atitude a respeito. No caso do Magic a coisa é mais complicada porque o jogo é um fenômeno global, que não seria afetado por qualquer atitude de um mercado local, com o brasileiro. Porém, em relação ao mercado nacional de board games, uma nova postura por parte do público consumidor de pelo menos não aceitar jogos mofados, faria toda a diferença.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       
     

    1
  • viniciusjf
    2719 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf08/03/24 13:08
    viniciusjf » 08/03/24 13:08

    Em parte, tenho que concordar com o dito popular, muito correto ainda que grosseiro: quem não tem c* não faz trato com pic*!

    2
  • betoritter
    409 mensagens MD
    avatar
    betoritter19/03/24 14:48
    betoritter » 19/03/24 14:48

    Voltamos a 1993. 

    É isso.

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Magic: The Gathering - Magic e D&D Abandonaram o Português, uma Benção Disfarçada
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