Great Western Trail é um jogo tranquilo de explicar. A iconografia ajuda demais. O lance é o tanto de coisinhas que vc deve olhar e pensar por onde partir e o que fazer. No final da primeira partida você pensa, putz, eu poderia ter feito tal e tal coisa.
Lembro de no início de seu lançamento, o pessoal falava que a estratégia do cowboys era a única maneira de vencer a rodo.
Algum tempo depois apareceu um cara com a estratégia do maquinista, voar com o seu trenzinho deixava o jogo pau a pau com que fazia a estratégia do cowboy..
Depois apareceu um outro cara falando dos prédios e onde eles poderiam combar melhor...
Depois as ações do seu tabuleiro, quais deveriam ser destravados..
Enfim, ao final percebe-se que qualquer estratégia que você escolher, você poderá ter sucesso, ou seja, o jogo é completo e não quebrado como queriam apontar no seu lançamento.
Logo que lançaram a expansão para a primeira edição, comprei sem medo. O jogo fica um pouco mais longo, mas vc consegue trabalhar as entregas com mais possibilidades.
A edição 2 do jogo, colocou alguns elementos da expansão no jogo base (o token de comprar 2 cartas e descartar duas cartas)... além de ter alterado uma parte do miolo do mapa (na área dos índios..) com custo diferente para os hazards. (existe um arquivo no bgg criado pela comunidade que vc pode imprimir e utilizar no jogo da 1a edicao).
Video que fiz para o insta.
https://www.instagram.com/reel/Cr1aZ0BPHUE/?igsh=MW0ycDR1djAyem9jdg==
Eu comprei a edição New Zealand por conta da implementação que acredito ter melhorado um jogo que já é excelente. As ovelhas servem a 2 propósitos, vendê-las como no GWT original, ou TOSÁ-LAS. Além de ter uma área com barquinho que substitui o trem e a expansão do primeiro. Além do deck agora ser um pouco diferente, tendo cartas que te trazem benefícios também (aumentar certificados, dar dinheiro....) enfim, estou com o GWT ORIGINAL (que está aqui me olhando com terror) e o Novo... Ainda não joguei o New Zealand e portanto não sei se manterei o GWT na coleção... VEREMOS.