thprice::Eu utilizo um sistema de critérios que me ajudam a escolher quais jogos que eu vou vender. Salvo alguns jogos que estão acima desses critérios e são exceções como Brass, Tikal, Citadels. Os dois principais critérios são:
Critério 1: Complexidade acima de 3.5 no BGG:
São jogos que eu não jogo com tanta frequência atualmente então, eles vão ficar encalhados aqui. Portanto eu mantive apenas o Brass e o GWT (1ª ed.) e vendi o Barrage (que é excelente mas dá pra jogar no BGA), T'zolkin - troquei na verdade!
Critério 2: Jogos precisam ser jogados no ano ao menos 2x se forem novos ou 1x se forem antigos. Explico melhor abaixo:
- Para jogos Novos: precisam ser jogados pelo menos 2x em 1 ano após a Data de Compra. Se não foi jogado 1x sequer dentro de um ano após comprar, é venda/troca na certa!
O motivo de serem jogados 2x é: a 1ª vez é para conhecer o jogo e a 2ª vez para avaliar melhor se ele deve ficar ou não. Alguns jogos já foram vendidos por que estas partidas não foram boas. Ex.: Dogs e Bang Dice (faz mais tempo porém foram por este critério);
-Para jogos antigos: eles precisam ser jogados ao menos 1x no ano. São jogos que já passaram pelo critério da avaliação inicial, porém se eles não foram jogados em 1 ano o que aconteceu? Foi porque o ano foi muito corrido e eu não consegui jogar nada? Algum jogo novo entrou que é semelhante e mais divertido de jogar? Funcionou bem com algumas pessoas mas não todas? Foi preterido no dia da jogatina? Etc. estas respostas ajudam a decisão de vender ou não. E as respostas ajudam a vender esse jogo. Na maioria das vezes os jogos foram vendidos.
Existem outros critérios como estou precisando de dinheiro para eventualidades. Que foi o caso do Acquire.
Sempre é uma decisão bastante difícil para mim vender jogos, pois fora os que ganho de presente, dificilmente tenho um jogo que realmente eu não quis comprar e que me diverti com ele.
Na maioria das vezes vendo os jogos que, naquele momento, não me vejo com vontade de joga-los ou em chamar outras pessoas para jogar.
Existem algumas poucas exceções, no meu caso jogos como
Twilight Struggle,
Sekigahara: The Unification of Japan,
Paths of Glory, entre outros, que me encantam, sei que os outros não tem e eu quero joga-los quando tiver oportunidade.