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  3. Usei o chat GPT para criar um jogo, e gostei do que vi. PT2

Usei o chat GPT para criar um jogo, e gostei do que vi. PT2

  • avatar
    dharrebola09/02/24 21:59
    avatar
    dharrebola
    09/02/24 21:59
    741 mensagens MD

    EDIT1:  Segue o link com o início da saga:
    https://ludopedia.com.br/topico/75869/usei-o-chat-gpt-para-criar-um-jogo-e-gostei-do-que-vi


    Boa noite lindas!

    Continuando a saga do jogo criado pelo chat GPT.

    WORLD AT WAR: THE GPT GAME


    Depois do tópico inicial, dei sequência ao projeto.
    O Suleyman embarcou nessa comigo e focamos em criar algo bem concreto.

    Notamos que muito do que a IA criou simplesmente não rodaria na mesa.
    Então usamos a ideia como base e basicamente reescrevemos todas as regras.
    Alteramos algumas regras, criamos novas e estamos ficando bem satisfeitos com o que está saindo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/776d2_6aojjm.jpg

    Nem preciso falar o quanto o Suleyman manda bem na edição de imagens.

    No momento o que posso dizer é que basicamente a única coisa 100% IA no projeto são as imagens que geramos e posteriormente transformamos em cartas.
    Mas não dá para ignorar o que a IA fez inicialmente ao "Criar " o jogo.
    Basicamente ela criou a ideia (que teve que ser MUITO refinada), mas que deu o pontapé inicial ao projeto.

    Resumindo o jogo: é um jogo de cartas de combate para dois jogadores ambientado na primeira guerra mundial.
    Temos um campo de batalha com vanguarda e retaguarda e ganha quem conseguir zerar os pontos de vida do oponente.

    Ah!

    E tô exercitando minha tendinite para começar os playtests nesse fim de semana! ;)


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/03e14_6aojjm.jpg

    EDIT2:

    Iniciei os Playtests.

    Joguei duas partidas.
    Ambas se resolveram em 7 turnos para cada jogador.
    A primeira uma média de 22 minutos de jogo, a segunda, cerca de 12 minutos.

    Para minha surpresa o jogo rodou muito bem!
    Alguns ajustes a fazer, mas fiquei muito satisfeito.https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a021c_6aojjm.jpg

    4
    0
    11
  • dharrebola
    741 mensagens MD
    avatar
    dharrebola09/02/24 22:01
    dharrebola » 09/02/24 22:01

    Ainda acho que o potencial das ferramentas de IA para criar jogos é fantástico!
    Sabendo usar da para fazer coisas bem legais, basta ter bom senso para alterar o que for necessário.
    Recomendo esse exercício a todos.

    4
  • Iero
    246 mensagens MD
    avatar
    Iero10/02/24 18:58
    Iero » 10/02/24 18:58

    Muito legal seu projeto. Se me permite uma sugestão, coloque o link do tópico da primeira parte. Muita gente pode estar vendo agora e não ter visto antes. Curioso com o avanço do projeto. Um abraço.

    1
  • dharrebola
    741 mensagens MD
    avatar
    dharrebola10/02/24 21:51
    dharrebola » 10/02/24 21:51

    Iero::Muito legal seu projeto. Se me permite uma sugestão, coloque o link do tópico da primeira parte. Muita gente pode estar vendo agora e não ter visto antes. Curioso com o avanço do projeto. Um abraço.

    Tá na mão consagrado:
    https://ludopedia.com.br/topico/75869/usei-o-chat-gpt-para-criar-um-jogo-e-gostei-do-que-vi

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/02/24 21:51
    iuribuscacio » 10/02/24 21:51

    dharrebola::Ainda acho que o potencial das ferramentas de IA para criar jogos é fantástico!
    Sabendo usar da para fazer coisas bem legais, basta ter bom senso para alterar o que for necessário.
    Recomendo esse exercício a todos.

    Caro dharrebola

    Esse seu excelente experimento, que acredito será um grande jogo quando lançado, exemplifica claramente uma pensamento meu. Em geral as pessoas têm medo de que as IA venham a substituí-las, mas pelo que a criação do seu jogo indica, ainda estamos longe disso.

    Eu penso que a IA é boa serva, mas má senhora. Então ao invés daquele cérebro artificial onipotente que pode criar coisa complexas em milésimos de segundos, as IAs me parecem mais exatamente isso que você disse, boas ferramentas, que nos poupam muito trabalho, de modo a nos propiciar tempo para fazer o ajuste fino do material bruto que elas apresentam. No caso do World at War, a IA criou uma série de regras, mas que precisaram ser muito polidas e nesse aspecto o gênio humano é fundamental. 

    Por outro lado, é preciso considerar também a rapidez do desenvolvimento tecnológico, que não cansa de nos surpreender. Coisas que pareciam ficção científica alguns anos atrás, e que ainda levariam pelo menos um século já são realidade, como por exemplo a clonagem e a manipulação genética. Nesse caso entra em cena o mercado, para influenciar em que direção e quais pesquisas serão mais incentivadas. 

    Assim sendo, pode ser que daqui a alguns poucos anos tenhamos IAs mais avançadas capazes de dispensar até mesmo esse "ajuste fino" por parte de um designer real na produção de um jogo. Eu da minha parte, independente disso ser um ponto de vista ultrapassado ou não, gosto sempre de pensar que o "toque humano" é indispensável, fundamental e inigualável, mas essa apenas uma forma de pensar, mais baseada no desejo que qualquer outra coisa.

    Além disso, nós precisamos lembrar também, que o ChatGPT é uma IA aberta e disponível a todos, e que certamente as empresas do setor estão trabalhando em outros modelos de IA provavelmente muito superiores. Utilizar uma IA dessas mais poderosa (considerando que ela realmente exista e seja funcional), talvez desse um resultado superior ao que foi obtido com o ChatGPT no Wolrd at War. Não sou grande conhecer do assunto, por isso me perdoem se estou falando alguma asneira, mas eu penso que criar um jogo usando o ChatGPT talvez gere um resultado inferior ao que se conseguiria com uma IA mais avançada, nos moldes da mesma diferença entre traduzir um texto com o Goolgle Tradutor e usar um software profissional de tradução.

    Se as coisas forem assim, então s situação muda totalmente de figura, e quem sabe, infelizmente um eventual substituição de designers de jogos não esteja tão longe quanto eu imagino, ou gostaria que estivesse.

    Por fim, mais uma vez parabéns pela iniciativa, e quando for lançar o jogo, me avisa, porque eu quero uma cópia!:)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio     

    2
  • dharrebola
    741 mensagens MD
    avatar
    dharrebola10/02/24 21:57
    dharrebola » 10/02/24 21:57

    iuribuscacio::
    dharrebola::Ainda acho que o potencial das ferramentas de IA para criar jogos é fantástico!
    Sabendo usar da para fazer coisas bem legais, basta ter bom senso para alterar o que for necessário.
    Recomendo esse exercício a todos.

    Caro dharrebola

    Esse seu excelente experimento, que acredito será um grande jogo quando lançado, exemplifica claramente uma pensamento meu. Em geral as pessoas têm medo de que as IA venham a substituí-las, mas pelo que a criação do seu jogo indica, ainda estamos longe disso.

    Eu penso que a IA é boa serva, mas má senhora. Então ao invés daquele cérebro artificial onipotente que pode criar coisa complexas em milésimos de segundos, as IAs me parecem mais exatamente isso que você disse, boas ferramentas, que nos poupam muito trabalho, de modo a nos propiciar tempo para fazer o ajuste fino do material bruto que elas apresentam. No caso do World at War, a IA criou uma série de regras, mas que precisaram ser muito polidas e nesse aspecto o gênio humano é fundamental. 

    Por outro lado, é preciso considerar também a rapidez do desenvolvimento tecnológico, que não cansa de nos surpreender. Coisas que pareciam ficção científica alguns anos atrás, e que ainda levariam pelo menos um século já são realidade, como por exemplo a clonagem e a manipulação genética. Nesse caso entra em cena o mercado, para influenciar em que direção e quais pesquisas serão mais incentivadas. 

    Assim sendo, pode ser que daqui a alguns poucos anos tenhamos IAs mais avançadas capazes de dispensar até mesmo esse "ajuste fino" por parte de um designer real na produção de um jogo. Eu da minha parte, independente disso ser um ponto de vista ultrapassado ou não, gosto sempre de pensar que o "toque humano" é indispensável, fundamental e inigualável, mas essa apenas uma forma de pensar, mais baseada no desejo que qualquer outra coisa.

    Além disso, nós precisamos lembrar também, que o ChatGPT é uma IA aberta e disponível a todos, e que certamente as empresas do setor estão trabalhando em outros modelos de IA provavelmente muito superiores. Utilizar uma IA dessas mais poderosa (considerando que ela realmente exista e seja funcional), talvez desse um resultado superior ao que foi obtido com o ChatGPT no Wolrd at War. Não sou grande conhecer do assunto, por isso me perdoem se estou falando alguma asneira, mas eu penso que criar um jogo usando o ChatGPT talvez gere um resultado inferior ao que se conseguiria com uma IA mais avançada, nos moldes da mesma diferença entre traduzir um texto com o Goolgle Tradutor e usar um software profissional de tradução.

    Se as coisa forem assim, então s situação muda totalmente de figura, e quem sabe, infelizmente um eventual substituição de designers de jogos não esteja tão longe quanto eu imagino, ou gostaria que estivesse.

    Por fim, mais uma vez parabéns pela iniciativa, e quando for lançar o jogo, me avisa, porque eu quero uma cópia!:)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio     

    Exatamente Iuri.
    Basicamente a IA criou um esqueleto e lançou uma sementinha.
    Mas tudo precisou de muito refinamento.
    Para mim a IA atualmente é basicamente um motor de busca que tomou esteróides.
    Assim como em um motor de busca precisa de um forte direcionamento para que o usuário chegue onde quer, a IA trabalha da mesma forma.
    Confio no potencial, e acho que ainda vai ser possível fazer coisas fantásticas com ela.

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio11/02/24 01:26
    iuribuscacio » 11/02/24 01:26

    dharrebola::
    Exatamente Iuri.
    Basicamente a IA criou um esqueleto e lançou uma sementinha.
    Mas tudo precisou de muito refinamento.
    Para mim a IA atualmente é basicamente um motor de busca que tomou esteróides.
    Assim como em um motor de busca precisa de um forte direcionamento para que o usuário chegue onde quer, a IA trabalha da mesma forma.
    Confio no potencial, e acho que ainda vai ser possível fazer coisas fantásticas com ela.

    Caro dharrebola

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Um "motor de busca que tomou esteroides", essa é amlhor definição do CHatGPT que eu já vi até hoje. Você me perdoe a total falta de vergonha na cara, mas vou solenemente roubar a expressão, na cara dura e usar como se fosse criação minha. Simplesmente excelente!

    Agora falando um pouco mais sério, pelo que eu tenho acompanhado e visto até agora, acho sinceramente que a sua ideia tem muito potencial, e uma grande chance de ser publicado ou pelo menos ter sucesso em um eventual financiamento coletivo, apesar dessa expressão atualmente ser o equivalente de incluir a progenitora de alguém na mais antiga profissão do mundo. 

    Pelo menos um forte apela de marketing o World at War já tem: "o primeiro jogo nacional criado pelo ChatGPT". O que vai ter de curioso apoiando só por curiosidade já deve dar conta de boa parte da meta de financiamento no Catarse. Eu pelo menos apoio e ainda faço propaganda! :)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • dharrebola
    741 mensagens MD
    avatar
    dharrebola11/02/24 08:13
    dharrebola » 11/02/24 08:13

    iuribuscacio::
    dharrebola::
    Exatamente Iuri.
    Basicamente a IA criou um esqueleto e lançou uma sementinha.
    Mas tudo precisou de muito refinamento.
    Para mim a IA atualmente é basicamente um motor de busca que tomou esteróides.
    Assim como em um motor de busca precisa de um forte direcionamento para que o usuário chegue onde quer, a IA trabalha da mesma forma.
    Confio no potencial, e acho que ainda vai ser possível fazer coisas fantásticas com ela.

    Caro dharrebola

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Um "motor de busca que tomou esteroides", essa é amlhor definição do CHatGPT que eu já vi até hoje. Você me perdoe a total falta de vergonha na cara, mas vou solenemente roubar a expressão, na cara dura e usar como se fosse criação minha. Simplesmente excelente!

    Agora falando um pouco mais sério, pelo que eu tenho acompanhado e visto até agora, acho sinceramente que a sua ideia tem muito potencial, e uma grande chance de ser publicado ou pelo menos ter sucesso em um eventual financiamento coletivo, apesar dessa expressão atualmente ser o equivalente de incluir a progenitora de alguém na mais antiga profissão do mundo. 

    Pelo menos um forte apela de marketing o World at War já tem: "o primeiro jogo nacional criado pelo ChatGPT". O que vai ter de curioso apoiando só por curiosidade já deve dar conta de boa parte da meta de financiamento no Catarse. Eu pelo menos apoio e ainda faço propaganda! :)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    Eu e o Suleyman ainda vamos pensar nisso, mas tá ficando tão bacana que é uma possibilidade.
    Por hora, ficaríamos muito felizes em afinar o jogo e achar um Dev do BGA para colocá-lo na plataforma.
    Assim muito mais gente poderia jogar.

    1
  • Suleyman
    11 mensagens MD
    avatar
    Suleyman13/02/24 00:24
    Suleyman » 13/02/24 00:24

    Está sendo um desafio legal, embora embora notoriamente necessite de bastante refinamento, é possível sim extrair algo legal dessa ferramenta. O mais legal inclusive tem sido a troca de ideias e a colaboração para chegarmos a um ponto em comum.


    1
  • Zmarinho
    3 mensagens MD
    avatar
    Zmarinho16/02/24 07:43
    Zmarinho » 16/02/24 07:43

    Salve! Salve! 

    "A Matrix vai dominar tudo ! " tirando as brincadeiras com as questões das funcionalidade da IA, acredito que seja uma boa ferramenta para tirar a trava que muitas vezes aparecem em meio a momentos de criação, vendo como está caminhando o projeto acredito que está nascendo um jogo bem legal ! 

    2
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Usei o chat GPT para criar um jogo, e gostei do que vi. PT2
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