dharrebola::Ainda acho que o potencial das ferramentas de IA para criar jogos é fantástico!
Sabendo usar da para fazer coisas bem legais, basta ter bom senso para alterar o que for necessário.
Recomendo esse exercício a todos.
Caro
dharrebola
Esse seu excelente experimento, que acredito será um grande jogo quando lançado, exemplifica claramente uma pensamento meu. Em geral as pessoas têm medo de que as IA venham a substituí-las, mas pelo que a criação do seu jogo indica, ainda estamos longe disso.
Eu penso que a IA é boa serva, mas má senhora. Então ao invés daquele cérebro artificial onipotente que pode criar coisa complexas em milésimos de segundos, as IAs me parecem mais exatamente isso que você disse, boas ferramentas, que nos poupam muito trabalho, de modo a nos propiciar tempo para fazer o ajuste fino do material bruto que elas apresentam. No caso do World at War, a IA criou uma série de regras, mas que precisaram ser muito polidas e nesse aspecto o gênio humano é fundamental.
Por outro lado, é preciso considerar também a rapidez do desenvolvimento tecnológico, que não cansa de nos surpreender. Coisas que pareciam ficção científica alguns anos atrás, e que ainda levariam pelo menos um século já são realidade, como por exemplo a clonagem e a manipulação genética. Nesse caso entra em cena o mercado, para influenciar em que direção e quais pesquisas serão mais incentivadas.
Assim sendo, pode ser que daqui a alguns poucos anos tenhamos IAs mais avançadas capazes de dispensar até mesmo esse "ajuste fino" por parte de um designer real na produção de um jogo. Eu da minha parte, independente disso ser um ponto de vista ultrapassado ou não, gosto sempre de pensar que o "toque humano" é indispensável, fundamental e inigualável, mas essa apenas uma forma de pensar, mais baseada no desejo que qualquer outra coisa.
Além disso, nós precisamos lembrar também, que o ChatGPT é uma IA aberta e disponível a todos, e que certamente as empresas do setor estão trabalhando em outros modelos de IA provavelmente muito superiores. Utilizar uma IA dessas mais poderosa (considerando que ela realmente exista e seja funcional), talvez desse um resultado superior ao que foi obtido com o ChatGPT no Wolrd at War. Não sou grande conhecer do assunto, por isso me perdoem se estou falando alguma asneira, mas eu penso que criar um jogo usando o ChatGPT talvez gere um resultado inferior ao que se conseguiria com uma IA mais avançada, nos moldes da mesma diferença entre traduzir um texto com o Goolgle Tradutor e usar um software profissional de tradução.
Se as coisas forem assim, então s situação muda totalmente de figura, e quem sabe, infelizmente um eventual substituição de designers de jogos não esteja tão longe quanto eu imagino, ou gostaria que estivesse.
Por fim, mais uma vez parabéns pela iniciativa, e quando for lançar o jogo, me avisa, porque eu quero uma cópia!
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio