Patanga::Caro condoutor Iuri
(é uma forma indireta de dizer que eu também sou um "doutor da lei")
Me interessou muito o tema do Esdras! Quando zerar aqui a shelf of shame vou atrás dele!
Valeu!
Caro
Patanga
Rapaz, "doutor da lei", eu?!?! kkkkkkkk Na verdade eu estou mais para ovelha perdida.
Quanto ao
Esdras e Neemias, mesmo sabendo pouco, pelo que eu pude ver, tirando talvez o tema, e esse ainda é um grande "talvez", nada mais me interessou. O jogo me parece mais um euro com alocação de trabalhadores sem grandes novidades ou inovações.
Aparentemente o Shem Phillips entrou de cabeça nesse esquema de jogos euros de alocação de trabalhadores ambientados na antiguidade (Legado de Yu, Muralha de Adriano, Invasores de Cítia e agora esse Esdras e Neemias), e daí não sai mais. A coisa mais comum no mundo dos board games é um autor acertar no olho da mosca em um jogo e ficar "preso" nele, ganhando rios de dinheiro sem precisar queimar muito a mufa. Klaus Teuber com o Catan, Alan R. Moons com Ticket tp Ride e o Vlaada com o Codenames que o digam, e qualquer um no lugar deles faria a mesma coisa. Mas para isso o jogo tem de ser um sucesso de vendas estrondoso, e não me parece que esses seja o caso dos jogos do Shem Phillips.
Além disso, a parceria com o irmão na arte, parece que não se desfaz mais também. Não é que eu desgoste da arte do Sam Phillips, mas ela é muito marcada. Basta dar uma olhada rápida na caixa do jogo, que se ele tiver algumas pessoas na imagem e o cenário for histórico, há uma grande chance do design ser do Shem Phillips e a arte do Sam Phillips. Quem sou eu na fila do pão para criticar, mas não dava para fazer uma caixa de jogo, sem pessoas, mas paisagens só para variar? Tudo bem que no Esdras e Neemias ficaria difícil, mas não dava para ter feito isso no Muralha de Adriano?!?! Será que não dava para colocar o estandarte e a águia romana de uma legião, ao invés de um legionário, só para variar?!?!
Quando surgiu o Invasores do Mar do Norte, e lá se vão dez anos, com aquela ideia inovadora (pelo menos para mim) de uma alocação de trabalhadores, alocando uma peça e tirando outra, a novidade foi muito legal e revigorante. Mas depois disso, me parece que os jogos do Shem Phillips estão cada vez mais parecidos. Sei que ranking não é o melhor parâmetro, mas pelo menos é algum parâmetro melhor que as vozes da minha cabeça, e nisso, no BGG o Invasores ainda é um TOP100, mesmo depois de 10 anos e o Cítia com apenas 4 anos de lançado está na 376ª posição, e caindo.
Claro que eu posso estar completamente errado e essa ser apenas uma impressão errônea minha, mas é assim que eu vejo. E nesse sentido, não me interessei quase nada por esse novo lançamento dos irmãos Phillips.
Mas para quem curte deve ser uma boa pedida.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio