arthurtakel::Tenho o Wingspan com a expansão Europa.
Não sei se caberia mais este na coleção. Queria ficar somente com um deles. Sabem se esse com a temática dragões é melhor?
Júlio Ferreira:: O tema como falaram é algo muito pessoal, mas a proposta do jogo funciona da mesma forma para os dois temas. A única coisa que o wyrm perde em relação ao wing é que o wingspan acaba sendo até certo um nível um jogo educativo, onde o wyrm é pura fantasia.
Sobre mecanicas, recomendo ler o manual, vc vai entender bem as diferentes e julgar por si proprio se vale ter os dois. Eu li e gostei muito das mudanças, como não tenho mais wingspan eu vou pegar o wyrm e ficar só com ele. Eu não teria os dois "spans", só um tá bom pra mim, assim como gwt/argentina/nova zelandia, terra mystica/gaia/age, zombicide/2ed/undead e etc... Só um dos jogos dessa familia está bom pra mim ter, não preciso de dois ao mesmo tempo, não tenho dinheiro, espaço ou amigos pra jogar tudo isso. Então pra mim basta ter um e focar em jogar ele bastante. Mas isso é algo bastante pessoal, tem que gente que compra só pra colecionar, ou pq realmente vai jogar tudo e etc...
Caro
arthurtakel e
Júlio Ferreira
Minha opinião nesse caso, que eu já adianto, não vale um tostão furado, porque eu sou muito bobo e às vezes a 4ª série do primário aflora, é que não vou muito com a cara do wyrmspan, porque não consigo falar esse nome sem pensar em "wingsperma".
Criancices à parte, e voltando à conversa adulta, não conheço muito o wyrmspan, mas uma coisa eu sei. Vez por outra aparece um jogo fenomenal, que mesmo simples entrega uma excelente experiência lúdica. Como os boardgamers em geral têm muito preconceito com a simplicidade, apesar dela ser dificílima de alcançar e mesmo assim entregar um jogo estratégico e profundo, às vezes surge a ideia de "melhorar" aquele jogo simples que era simplesmente sensacional. Foi isso que aconteceu com o Kingdomino por exemplo, e o resultado foi o desastroso Queendomino, que as pessoas não aceitam nem de brinde nas negociações, para não aumentar o frete ou ocupar mais espaço na estante, porque de lá ele não sai.
Então como eu ia dizendo, não sou grande conhecedor do wyrmspan, mas o irmão mais velho wingspan é uma jogaço que já se provou diversas vezes e alcançou enorme sucesso de crítica e de público. Além de vencer o Kennerspiel des Jahres e o Golden Geek, que é coisa para caramba, o jogo chegou a ser TOP 20 do BGG, e continua em uma estável 25ª posição no ranking.
Por isso, mais uma vez não conheço profundamente o wyrmspan, mas fico sempre com receio desses novos jogos que melhoram os clássicos especialmente no tocante à complexidade, porque fico sempre com a sensação de que se está retocando a Monalisa, dando uma martelada a mais no Davi, ou acrescentando uma nota à Eine Kleine Nachtmusik.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. Quem correu no Youtube para saber que música é essa (Eine Kleine Nachtmusik), dá uma risadinha...