Post original: https://www.boardseyeview.net/post/jokkmokk
O título deste jogo pode parecer estranho, mas na verdade é o nome de uma cidade no norte da Suécia que realiza um festival folclórico anual e um mercado de inverno. E é justamente o mercado de inverno o tema deste colorido jogo família de coleção de conjuntos projetado por Henrik Larsson e ilustrado por Christina Hagerfors.
Jokkmokk: The Winter Market aceita de 2 a 5 jogadores, além de haver um modo solo. É jogado com cartas dispostas ao redor do tabuleiro em um circuito. Cada jogador tem dois meeples representando membros de sua família e, semelhante à mecânica central em
Glen More II: Chronicles, é sempre a vez do meeple na posição mais recuada. No turno do seu meeple, você escolhe para qual carta deseja mover e reivindicar - então, obviamente, como em Glen More Chronicles, você pode se mover uma longa distância para pegar uma carta específica que deseja coletar, mas isso provavelmente fará com que você espere muito até o próximo movimento do seu meeple. Da mesma forma, movimentos curtos podem garantir dois ou mais movimentos e aquisições em rápida sucessão.

O jogo vem com 18 conjuntos diferentes de cartas, e você prepara a partida usando seis delas; pegando dois conjuntos de cada uma daquelas classificadas como 'básicas', 'experientes' e 'especiais'. As regras sugerem alguns combos, mas você pode preparar o jogo com qualquer combinação de conjuntos de cartas que desejar. À medida que você coleta cartas, você as adiciona ao seu tabuleiro individual. Alguns conjuntos fornecem pontuação no meio e no final do jogo para os jogadores com a maioria dessas cartas, mas a maior parte da pontuação só é feita no final. Todas as cartas têm pontuações individuais, mas a maioria dos conjuntos é projetada para recompensar adicionalmente a coleção de ícones emparelhados ou correspondência de padrões. Existem conjuntos de cartas com valores de pontos negativos projetadas para serem jogadas em outro jogador como uma ação de "Toma Essa", mas
Jokkmokk é um jogo onde você está principalmente focado em maximizar os bônus de sua própria coleção de conjuntos. Talvez, quando o final estiver à vista, os jogadores possam escolher suas cartas com o objetivo de negar a outro jogador uma carta que seja especialmente valiosa para eles.
Jokkmokk é um jogo acessível onde os jogadores têm escolhas simples a fazer. Ao escolher criteriosamente os conjuntos com os quais jogar, você pode colocar o jogo para diferentes públicos: opte pela coleção de conjuntos simples com crianças mais novas e passe para conjuntos um pouco mais complicados com jogadores mais velhos ou mais experientes. Funciona bem como um 'jogo de entrada' para apresentar alguns conceitos básicos de jogos de tabuleiro para aqueles que são novatos; a única complicação para não-jogadores é a distinção que você precisa fazer em alguns conjuntos entre reivindicar e ganhar uma carta... Quando uma carta desencadeia uma ação, você só pode realizar essa ação para cartas que são reivindicadas (isto é: a primeira carta que você pega) e não cartas que são ganhas (quaisquer cartas adicionais coletadas como resultado de uma ação em uma carta reivindicada).
Nossas partidas de
Jokkmokk no Board's Eye View duraram principalmente de 30 a 40 minutos, e o tema sazonal adequado de Jokkmokk o torna uma escolha altamente apropriada para jogar à medida que uma noite fria chega.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.