Post original: https://www.boardseyeview.net/post/big-boss
Big Boss, de Wolfgang Kramer, apareceu pela primeira vez em 1994, quando foi publicado pela Kosmos. Ele viu várias reimplementações ao longo dos anos, incluindo
Chartered: The Golden Age (Jolly Dutch). Esta nova edição da Funko Games é uma versão atualizada do jogo original, onde os jogadores estão fundando e expandindo empresas e usando seus rendimentos para comprar ações que crescerão em valor à medida que as empresas crescem.
Big Boss deve muito ao clássico jogo Acquire (
Cartel), de Sid Sackson, que remonta a 1963. Assim como Acquire, as empresas em Big Boss se expandem pelos quadrados numerados do tabuleiro até entrarem em contato físico, caso em que se fundem: ou em vez disso, a empresa maior assume o controle da menor. Em Big Boss, isso pode ser uma bênção duvidosa: a empresa menor que é engolida em uma fusão paga seu valor aos seus acionistas, para que eles não se beneficiem automaticamente com ações da empresa maior, mas o pagamento em dinheiro que recebem pode colocar em uma posição forte para comprar ações no mercado.
Os turnos em
Big Boss são super rápidos porque cada um dos 2 a 6 jogadores pode escolher entre apenas duas ações básicas: comprar uma carta ou jogar uma carta. Todas as cartas trazem um número que corresponde a um quadrado no tabuleiro. Ao jogar uma carta, você coloca um edifício no tabuleiro, no quadrado numerado. Isto será para fundar uma nova empresa (se você estiver em uma praça que não esteja a três quadrados de quaisquer edifícios existentes) ou expandir uma empresa existente e assim aumentar o valor de suas ações. Além da ação de uma carta, você pode optar por comprar ações de qualquer empresa – não necessariamente aquela que você acabou de fundar ou expandir.
O tabuleiro abstrato e o tema econômico lembram não apenas Acquire, mas também
Shark, mas, dos três,
Big Boss tem a presença de mesa mais impressionante, especialmente à medida que suas empresas se expandem não apenas horizontalmente, mas também verticalmente.
Enquanto Shark utiliza dados, com um inevitável fator de sorte, Big Boss é um jogo onde os jogadores se sentem mais no controle porque podem ter em suas mãos cartas numeradas que podem ditar como e onde uma empresa irá se expandir. Tal como acontece com todas as ações econômicas e jogos de compartilhamento, o sucesso final depende do tempo de seus investimentos. E há um arco de jogo distinto. Inicialmente, é quase certo que você estará apenas lançando startups e usando a renda que elas geram para comprar a primeira ação delas, mas à medida que o jogo se desenvolve, vale a pena investir em cartas que agregam valor às empresas nas quais você já possui uma participação, de preferência adicionando níveis a essa empresa...
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.