Júlio Ferreira::jcemjcem::
mas não justificaria especificar isso no manual apenas como dica para facilitar. Eu entendo que o motivo é permitir que os demais jogadores deduzam as demais carta que vc tem na mão.
Por que não justifica? O manual nesse caso está dando uma dica de usabilidade, algo que pode ter nascido dos testes com os jogadores errando bastante na hora de baixar as cartas. Ai o manual cria a regra de ordenar as cartas na tentativa de diminuir a ocorrência de erros. Outros manuais também fazem isso, especificar ou mesmo usar como regras algo que está ali apenas pra melhorar a usabilidade do jogo é normal.
Mecanicamente, você pode segurar as cartas desordenadas até com pé se você não errar na hora de jogar e sempre manter visível pra mesa o número de cartas que você tem. Mas acho que não custa nada seguir a orientação. Se for uma pessoa com dificuldade para segurar as cartas devido a alguma condição, o melhor é providenciar um "card stand" ou deixar as cartas na mesa viradas pra baixo ordenadas pra facilitar mais ainda. Em todo caso a orientação só melhora a usabilidade. Não faz diferença na dedução se a pessoa sabe sua menor e maior carta junto da quantidade de cartas que tem mão, mas melhora o fluxo do jogo se a pessoa não precisa ficar te perguntando isso.
Então, as dicas que existem são marcadas de tal forma. Com grafia e destaque, como dica mesmo. Isso
não está como dica, mas sim como regra. Portanto, é obrigatório,
não opcional, deixar as cartas em ordem. Agora, porque uma regra que não é dica, se não tem objetivo? É porque tem objetivo no jogo, só não ficou explícito o objetivo. A parte de dedução do jogo (que se auto denomina um jogo de memória e dedução) somente é possível na mãos do jogador, já que na mesa, está aleatório. Se você eliminar isto, você destrói a mecânica de dedução restando apenas memória.