Salve galera, Descolado na área (e na mesa) trazendo para vocês TUDO sobre a expansão GET AWAY FROM HER YOU BITCH, que dá uma bela "chacoalhada" no jogo base trazendo um monte de novidades interessantes e ampliando significativamente a rejogabilidade. Temos novos personagens (inclusive a cobiçadíssima RAINHA ALIEN), novas missões, mais cartas e um novo modo de jogo que permite controlar os XENOMORFOS, entre outras coisas interessantes e tudo será detalhado nos parágrafos abaixo.

PERSONAGENS NOVOS
Temos 5 miniaturas novas (Enraged Ripley, Empilhadeira Powerloader 5000, Rainha Alien, Bishop e Broken Bishop). As miniaturas continuam naquele mesmo formato de peças presas em quadros, requerendo serem destacadas, montadas e coladas. Mas temos que destacar a incrível QUALIDADE das peças, que continua igualmente impecável semelhante as miniaturas da caixa base, com destaque para o POWERLOADER 5000 e a RAINHA ALIEN.

Nessa hora você ODEIA a Gale Force 9...

Continua odiando...

Comecei a gostar da GF9...

GF9, eu te amo!
A personagem ENRAGED RIPLEY possui os mesmos atributos da RIPLEY original contida na caixa base mas suas habilidades são diferentes. Esta nova personagem é uma versão mais poderosa (ou como o nome sugere, "furiosa") e tem 3 ações por turno porém ela exaure 5 Endurance Cards sempre que é ativada - escolhê-la para sua equipe é uma decisão tática extremamente importante devido a esse alto consumo de cartas - mas ela é a única que consegue carregar a NEWT no colo o que ajuda a proteger a personagem e minimiza o consumo de Endurance Cards.

Bishop é um personagens muito querido pelos fãs apesar de sua pouquíssima aparição no filme.
BISHOP não usa armas, o que é algo muito ruim num jogo de combate, mas em compensação ele será ignorado pelos Aliens caso humanos estejam ao alcance além de poder carregar 3 equipamentos, o que é bem útil pois evita que outros personagens removam equipamentos importantes (como capacetes e coletes) para equipar outros aparelhos que geralmente precisam ser descartados após o uso. Sua versão "partida ao meio" não está na caixa como figura decorativa, ela é usada na missão #5 e neste modo ele tem apenas 1 ação por turno.
A empilhadeira POWERLOADER ataca usando o AIM do próprio herói, pois não é possível usar armas durante sua manipulação, porém com um único acerto ela pode eliminar um enxame completo.

Qualquer herói pode usar a Powerloader (apesar da miniatura da Ripley estar ali dentro), basta colocar o "perfil" na ficha do personagem para alterar seus atributos de velocidade, defesa e melee.
"INTRUSORA" É A MÃE!
Eis que esta saborosa expansão nos agracia com a presença dela, a toda empoderada e cobiçadíssima RAINHA ALIEN, uma miniatura que vai explodir a cabeça dos fãs. Ela é usada em algumas missões BUG HUNT e pode ser morta com 15 ferimentos (prepare-se para sofrer). Já na Campanha ela entra em jogo nas MISSÕES #4 e #5, porém só pode ser morta na missão #5 e tem que ser jogada no espaço, não pode ser morta com armas convencionais.
É possível atacá-la e ferí-la e se receber 6 ferimentos, ela requer 1 turno para se curar totalmente, porém trata-se de um inimigo extremamente letal pois ataca até 2 espaços de distância, não pode ser morta por Defensive Fires e soma +3 na "Defensive Roll" do herói (um valor 7+ rolado e pode encomendar o caixão).

As minis são realmente incríveis.
CHACOALHADA NA CAMPANHA
GAFHYB muda completamente a experiência da Campanha do jogo base. Traz 3 novas missões sendo uma delas OPCIONAL (mas muito divertida), além de permitir ampliar o tamanho de todas as 3 missões originais. A mudança é tão significativa que muitos vão esquecer completamente as missões originais, pois novos tiles são inseridos e há mudança nos posicionamentos iniciais dos heróis, forçando-os a percorrer caminhos maiores. Isso fica bem claro logo na MISSÃO #1 - NEWT. Na versão do jogo base, com (muita) sorte era possível encontrá-la e sair do cenário rapidamente sem dar nenhum tiro. Com a modificação, mesmo tendo (muita) sorte será impossível sair do cenário sem colocar a vida de algum herói em risco.
Por conta do incremento nas missões, esta expansão cria o conceito de "FIRETEAM", que recomenda o uso de 6 personagens nas missões de campanha ou 8 nas novas missões Bug Hunt, independente da quantidade de jogadores, algo que não me agradou nada pois as fichas dos heróis são grandes e ocupam bastante espaço na mesa. Eu já dei um "jeitinho" criando cartas para os heróis, mas fica o aviso que será necessário uma mesa maior.

Criei cartas para reduzir o tamanho da área de jogo. Até os gringos pediram cópias.
Por conta dos novos personagens presentes, as regras também permitirão trocar de heróis entre missões (mas não será possível repor heróis mortos e os capturados terão que ser resgatados para prosseguir na Campanha).

Todas as missões principais sofreram algum tipo de alteração e 3 novas foram acrescentadas.

Na esquerda, a MISSÃO #1 original. À direita, a MISSÃO #1 alterada pela expansão. A diferença é grande.

A alteração na MISSÃO 1 vai trazer muito mais ameaças para os heróis e salvar Newt pode exigir algum sacrifício.
Esse incremento no tamanho das missões e na quantidade de jogadores forçou o acréscimo de novas Endurance Cards, que permitirão prolongar um pouco mais o tempo de jogo (reduzindo as chances de perdermos a partida por esgotamento deste deck). Em contra-partida o deck dos Aliens (Motion Tracker) também foi incrementado com várias cartas novas.
Temos 5 novas missões BUG HUNT, que são missões de sobrevivência para serem jogadas individualmente e algumas dessas missões incluem a RAINHA ALIEN além da presença de alguns ovos (fornecidos em forma de tokens).
E por fim foram acrescentadas 3 novas missões: Missão CHASE, Missão #4 RETRIEVE e Missão #5 SULACO. A missão #4 é curiosa porque trata-se de uma MISSÃO DE RESGATE, nos mesmos moldes da missão de resgate "opcional" já existente no jogo base. A diferença é que esta é OBRIGATÓRIA e força os jogadores a resgatarem a NEWT (que é capturada automaticamente), mas também permite resgatar qualquer outro herói que tenha sido capturado até aquela missão. É uma das missões mais difíceis do jogo pois será preciso passar pela RAINHA, que não pode ser morta nesta missão.

Missão #4 permite um primeiro contato com a Rainha e seus "ovinhos" (os ovos foram impressos em 3D, o jogo só oferece tokens).
ATROPELE OS XENOMORFOS
GAFHYB trouxe uma Missão CHASE, que é opcional e permite simular o resgate dos Mariners (realizado pela Ripley no filme) usando o veículo M577 APC, fornecido por meio de um TILE (não há miniatura mas já demos um jeito nisso). Os Mariners podem assumir a direção e os canhões para pipocar os Xenomorfos durante o trajeto mas também podem ir por fora do carro fazendo isso manualmente (o que é mais divertido). Durante o trajeto o veículo pode sofrer danos que precisam ser consertados.

Modelo 3D do veículo M577 APC pode ser baixado gratuitamente na internet.
CONTROLE OS ALIENS
Uma novidade interessante acrescentada nesta expansão é a possibilidade de um jogador controlar os XENOMORFOS. Temos que lembrar que os Aliens são criaturas inteligentes pois no filme eles cortam a energia e se aproximam dos Mariners usando os dutos de ar para não serem alvos fáceis.
Este modo de jogo se chama HIVE e permite a um jogador gastar "pontos" recebidos ao final da fase dos Mariners para ativar cartas que permitirão consultar e mover BLIPs, manipular o deck dos Aliens, jogar cartas Hazard nos heróis, mover os Xenomorfos para atacar personagens específicos, simular ácido sendo espirrado ao matá-los além de poder ativar a RAINHA. Isto tanto pode feito durante toda a campanha como em cenários BUG HUNT.

"Kit" completo para controlar os Xenomorfos. Até o momento desta resenha não testei esse modo de jogo. Assim que conseguir, faço uma resenha separada dando meu parecer.

Algumas cartinhas vão dar trabalho pros Mariners.
CONCLUSÃO
Fiquei bastante surpreso com a quantidade de novidades desta expansão. Não apenas forneceram novos (e cobiçados) personagens da franquia mas também ampliaram a rejogabilidade aumentando o tamanho das missões de campanha, missões BUG HUNT e ainda acrescentaram 3 missões novas, com destaque para a nova MISSÃO #2 CHASE, extremamente divertida e emocionante por permitir não apenas descer o porrete nos Xenomorfos mas também cuidar da resiliência do veículo M577 APC e da dificílima MISSÃO #4 : RETRIEVE que nos coloca diante de uma RAINHA ALIEN "imortal" cheia de ovos de facehugger nos forçando a enfrentá-la num curto espaço físico e tendo que cuidar de dezenas de BLIPs que estarão correndo em nossa direção - um verdadeiro INFERNO!
A "chacoalhada" na Campanha oferecida nesta expansão também veio acompanhada de uma mudança completa na experiência de jogo, a começar pelo criação do conceito de FIRETEAM, que pode agradar alguns e desagradar outros (e foi o meu caso). Desagrada quando requer uma mesa maior e traz mais dificuldades para partidas solo, agrada quando aumenta o número de opções táticas nas missões e aumentam as chances de sucesso na Campanha. Outro benefício oferecido pela expansão é um aumento significativo na quantidade de Endurance Cards (e Motion Track Cards dos Aliens), tornando bem mais difícil perder o jogo por esgotamento deste deck. Considere isso uma "compensação" pelo aumento na dificuldade.
Quanto a nova mecânica semi-cooperativa que permite a um jogador controlar os Aliens, a despeito de ser bem criativa e fácil de ser implementada, costuma não agradar muito aos fãs de Dungeon Crawlers cooperativos já que muitas vezes esses jogos são comprados justamente por serem cooperativos então a ideia de alguém virar inimigo não soa muito atraente, mas não estamos falando de um "traidor" aqui (como ocorre no jogo Nêmesis). O inimigo continuam sendo os Xenomorfos. Assim que eu conseguir testar esta variante, postarei minha opinião.
Obviamente que esta "bufada" na Campanha do jogo base também veio acompanhada de alguns problemas. As regras da expansão não deixam claro se é possível substituir heróis mortos ou capturados, ele esclarece apenas que é possível trocar heróis entre missões. Isso gera um problema pois a quase totalidade das missões da campanha vão considerar VITÓRIA o ato dos jogadores saírem vivos (daquele cenário) com míseros 1, 2 ou 3 personagens, algo natural para partidas CASUAIS onde se busca apenas diversão, mas totalmente absurdo para fins de Campanha pois se não é possível repor heróis capturados/mortos, será impossível avançar para a missão seguinte com tão pouca gente (tornando igualmente difícil realizar missões de resgate).
Esses problemas ficam evidentes na Missão #3, onde apenas BISHOP pode ser usado para chamar a nave para resgatar os Mariners. O que acontece se BISHOP morrer antes desta missão? O mesmo problema ocorre na Missão #4, criada para resgatar a NEWT. A ficha não informa o que acontece caso NEWT esteja morta antes desta missão ser realizada (e não há FAQ algum esclarecendo estas dúvidas).
Apesar dos pesares, GET AWAY FROM HER YOU BITCH se mostrou uma expansão obrigatória para quem comprou ALIENS - ANOTHER GLORIOUS DAY IN THE CORPS. Muito mais do que aumentar a quantidade de missões da Campanha, oferecer mais personagens e mais cartas, o que esta expansão faz é transformar seu ALIENS original em um jogo completamente novo, a ponto de você considerar tudo "um jogo só". É praticamente impensável jogar partidas casuais ou a campanha sem os elementos contidos nesta caixa depois de adquiri-la.
Simplesmente Obrigatória!
MANDA BEM
- Miniaturas de excelente qualidade;
- A Rainha Alien acrescenta um elemento de grande dificuldade;
- Aumento no tamanho e reposicionamento de objetivos tornam a Campanha bem mais desafiadora;
- 3 novas missões ampliam a campanha para 7 cenários;
- Nova variante permite controlar os Xenomorfos e pode combinar bem outras expansões.
MANDOU MAL
- Miniaturas requerem montagem e colagem;
- Novo modo "Fireteam" obriga a usar 6 miniaturas, ocupando muito espaço na mesa;
- Ausência da miniatura do veículo M577 APC;
- Ausência das miniaturas dos ovos dos facehugger;