Urick Lins, como diria um amigo meu isso "vareia". Já tive o jogo por um pouco de tempo, o joguei algumas vezes, e vou te dar abaixo MEUS prós e contras em relação ao jogo:
PRÓS
- Setup rápido.
- Mecânica extremamente simples.
- Boa qualidade dos componentes (afinal, é da Fantasy Flight).
- Pra quem curte as histórias do Lovecraft e tem os outros jogos da Linha "Arkham Horror Files", acaba por se tornar obrigatório.
- Bom pra introduzir pessoas novatas no hobby.
CONTRAS
- Mecânica de alocação de dados não me agrada (por isso não me interesso por outros jogos que sigam esse padrão, como Age of War, por exemplo). A mecânica é simples, mas chega a ser simplória. Requer pouquíssima estratégia e quem é ruim na sorte, vai se frustrar.
- A imersão no ambiente é comparativamente pouca se levar em consideração outros jogos da linha, como Eldritch Horror e Mansions of Madness.
- Como as ações se limitam a rolar os dados e esperar obter o resultado necessário para alcançar o objetivo, o jogo é meio impessoal, comparado com outros jogos que tem essa temática e no qual a figura de cada investigador acaba por balancear sensivelmente o lado dos jogadores.
- Como o jogo em si se baseia no lançamento dos dados, acaba se afigurando que as partidas tendem a dois extremos: ou você está num dia bom e tudo é "facil demais", ou está nakele dia ruim e tudo é "difícil demais". Mas o jogo base, em si, é sempre a mesma coisa (afinal as salas são as mesmas. O que pode modificar o jogo um pouco é a escolha do ancião).
Bom, esse é meu ponto de vista. Tem gente que ama o jogo ou simplesmente o odeia. Para mim, eu jogaria trankilo, mas comprar, EU não compraria. Se é pra dar 170,00 em um Elder Sign, prefiro juntar mais 100 e comprar logo o Eldritch Horror. Mas te dou um toq: jogos lançados em português a preços acessíveis acabam por se esgotar rápido, e logo depois a gente só os encontra a preços absurdos (vide o Pandemia, que quando saiu custava uns 130 reais, e hoje vc só acha USADO por cerca de 200!). Então, não acredito que seja um grande prejuízo comprá-lo, se vc não vier a jogar ou não gostar (claro que posso me enganar. Um exemplo é o GoT LCG, que quando saiu a segunda edição ficou a preço de banana - mas claro, pq como muitos disseram, acabou por se figurar um jogo totalmente diferente).