thierrydompsin::Pessoal, no Saboteur base fica claro o critério de recebimento do prêmio em pepitas:
se sabotadores ganham, eles vêem as cartas de pepita e pegam a quantidade de pepitas (não cartas) definida conforme regras. dessa forma todos sabem quantas pepitas cada um ganhou.
se mineradores ganham, eles pegam a quantidade de cartas igual ao número de mineiros sem vê-las, e cada um seleciona sua carta começando por quem colocou a última carta de caminho. dessa forma ninguém sabe a quantidade exata de pepitas dos vencedores.
Já no Saboteur 2 não entendi bem essa questão das pepitas, visto que agora são tiles. existe a tabela de divisão conforme quantidade de vencedores, sem diferenciar por classe. o que não entendi é se essa quantidade de pepitas de ouro é referente à quantidade de tiles, que estarão ocultos e podem variar seu valor (fornecendo um fator sorte e ocultando a quantidade real de pepitas de cada jogador), ou se é referente ao valor impresso nos tiles (dessa forma é possível mapear a pontuação exata de todos no decorrer do jogo).
podem me auxiliar?
No Saboteur 2 existem vários grupos, não é somente mineradores x sabotadores como no jogo base.
A divisão de pepitas é de acordo com a quantidades de vencedores,
Exemplo: partida com 7 jogadores no cenário seguinte:
1 Sabotador,
3 mineradores Verdes
2 mineradores Azul
1 Chefe
Se os Azul ganhar, essa partida tem 3 vencedores, pq o minerador Chefe sempre ganha com qualquer minerador.
Então, 3 ganhadores: cada um recebe 3 pepitas.
Se por acaso o chefe estivesse preso, não contaria como vencedor, logo seriam apenas 2 ganhadores e cada um receberia 4 pepitas.
Caso o Sabotador ganhasse, ele sozinho receberia 5 pepitas.
Veja que o lance do Saboteur 2 é criar contendas entre os próprios mineradores e beneficiando mais quando tem menos ganhadores.