Quando seu transporte retumbou na posição, os soldados colocaram suas armadura no lugar e despediram-se com seus scanners de batalha. Uma última verificação de seus rifles de plasma, e eles corriam para fora da porta, o coração batendo para conter uma invasão alienígena. Eles sabiam que nem todos voltariam, mas se eles não conseguirem, milhares de milhões poderiam morrer. Toda a raça humana pode perecer. Viver ou morrer, não havia como voltar atrás...
Apenas no caso de você pensar que ia ser fácil ganhar sua guerra contra os invasores alienígenas de XCOM: The Board Game, pense nisso: há duas maneiras de perder o jogo, mas apenas uma maneira de ganhá-lo...
Há um aplicativo digital gratuito do jogo. Integral à sua experiência de XCOM, este aplicativo permite empurrar o design do jogo bem além do que seria possível sem ele. E coordena a invasão alienígena.
Há cinco diferentes planos de invasão e todas elas compartilham três elementos comuns: UFOs, inimigos e crises. Estas são as armas dos invasores enquanto eles atacam você. Com essas armas, eles esperam semear o caos, derrubar as nações, e causar o colapso da civilização humana.
Intervenções militares provaram ineficácia, e você - XCOM - agora são a última esperança da humanidade para uma resistência bem sucedida. É o seu trabalho manter uma aparência de ordem, para desacelerar a subida do pânico total, e encontrar uma maneira de atacar os invasores onde é urgente.
Abaixo estão as condições de vitória e perda do jogo:
- Você perde se dois continentes entrarem em pânico. Isso não significa que muitas centenas de milhões de pessoas estão morrendo, isso significa que a sua equipe perde o seu financiamento e XCOM é desligado.
- Você perde se a sua base for destruída. E se XCOM não pode lutar, não há nenhuma outra força no mundo capaz de retaliar de alguma forma que não prejudique o mundo mais do que seus invasores.
- Você ganha se você conseguir desbloquear e completar a missão final do seu cenário. É claro que, para chegar ao final da missão, você precisa proteger a sua base, impedir as nações de entrar em pânico, e completar outras missões que o ajudarão a encontrar pontos fracos na estratégia dos alienígenas.
Você pode desbloquear a missão final?
Não se apavore!
Porque você vai perder se houver dois dos seis continentes povoados entrarem em pânico, você precisa se familiarizar com a trilha de pânico. Enquanto você trava sua guerra contra os invasores alienígenas, você precisa controlar o grau em que cada continente cai no caos.
O tempo está contra você. Afinal, sua equipe não foi totalmente ativada até que as forças militares do mundo já tinham perdido terreno para os invasores. Assim, mesmo no início do jogo, você verá que alguns dos continentes mudaram uma ou mais etapas ao longo da trilha de pânico. Uma vez que você começar a jogar, a pressão realmente começa a construir. A cada rodada, os continentes do mundo ficam um passo mais perto do pânico para cada UFO em órbita sobre aquele continente. Como se isso não bastasse, as crises que precisam ser resolvidas também podem mover os continentes do mundo para o pânico.
Enquanto interceptores de XCOM são implantados em outros lugares,
dois OVNIs semeiam o caos na Austrália, movendo-a dois passos para pânico.
Ásia já caiu em pânico, por isso, se a Austrália também entrar em colapso, o jogo acaba, e você perde!
É quase impossível você estancar inteiramente a propagação do pânico. O melhor que você pode esperar é conseguir retardá-lo, ajudar as nações que realmente precisam da sua intervenção, e comprar apenas o tempo suficiente para planejar um ataque de retaliação.
Defenda sua Base
Enquanto você envia seus interceptores em todo o mundo para enfrentar os UFOs que ameaçam derrubar governos, os alienígenas enviam um número de inimigos de assalto a sua base, na esperança de encontrar alguma forma de eliminá-lo e a ameaça que a sua equipe representa.
Em XCOM: The Board Game, existem nove tipos diferentes de cartas de inimigos, o que corresponde a cada um dos diferentes tipos de inimigos que podem assaltar a sua base. No início do seu jogo, o aplicativo irá identificar um número desses inimigos e instruí-lo para tirar todas as suas cartas, incluindo as versões Elite e embaralha-las em conjunto para criar um baralho de inimigo.
Estes inimigos, em seguida, geram a base de todo o jogo, e se os seus soldados não podem eliminá-los, cada inimigo restante causa um dano à sua base. Se a sua base sofre bastante dano, ela é destruída, e você perde.
Dois inimigos sobrevivem às defesas de XCOM, causando dois danos à base.
No entanto, a defesa de sua base não é tudo ou nada. Mesmo que sua base não está em risco de ser destruída, você pode sofrer algumas consequências muito reais para deixar o ataque inimigo livre. Sempre que o marcador de dano da base avança para um espaço vermelho, você deve resolver a capacidade de dano no plano de invasão dos alienígenas.
O marcador de danos avança para um espaço vermelho, provocando a capacidade de dano em plano de invasão dos alienígenas. Neste exemplo, dois OVNIs são gerados em cada continente na zona vermelha da trilha de pânico.
A Missão Final
Enquanto os UFOs aparecem em órbita e inimigos atacam sua base, você vai ser forçado a decidir a melhor forma de alocar seus recursos. Eles são finitos, afinal de contas, e a chave para XCOM: The Board Game é decidir quais batalhas que você precisa ganhar, e qual sacrifício você pode dar ao luxo de fazer.
Por mais que este seja um jogo de lutas tensas contra inimigos estranhos e sem remorsos, é um jogo de gestão de recursos. Interceptores custam dinheiro. Soldados custam dinheiro. Cientistas custam dinheiro. Os satélites custam dinheiro. E os seus fundos são limitados. Você precisa pesar as suas opções de forma clara e rápida, mesmo em face do desastre.
Sua equipe tem treze créditos ... É preciso ficar de olho!
Mas, se você conseguir ajudar os governos do mundo a manter uma aparência de ordem por muito tempo, e se você pode manter os inimigos longe de destruir a sua base e todo o seu trabalho, você será capaz de enviar uma unidade escolhida a dedo de soldados para realizar um último ataque cirúrgico contra os alienígenas, batendo com força suficiente para que você possa virar a maré da guerra.
Líder de esquadrão de XCOM envia um esquadrão de dois soldados de assalto e um franco-atirador para tentar a missão final do jogo. Ambos os tipos de soldados se sobressaem nas primeiras tarefas, embora eles possam precisar de um maior empenho para fazê-lo através da terceira tarefa da missão.
Além disso, você pode realizar outras missões ao longo do jogo para encontrar pontos fracos no plano de invasão dos alienígenas. Ao término dessas outras missões, você reduz a quantidade de tempo que seus analistas levam para descobrir o alvo de sua missão final.
Ambas as missões preliminares e a missão final exige que você complete uma série de tarefas, mas não há garantia nenhuma de que você vai resolvê-los com sucesso na primeira tentativa, nem na segunda, ou na terceira. Na verdade, há uma boa chance de que quando você enviar os seus melhores soldados para uma missão, você está enviando-os para sua condenação.
Tarefas em aberto durante as missões estão cheias de inimigos. A missão final exige que você obtenha um sucesso na primeira tarefa, então, tenha três sucessos na segunda tarefa, e, finalmente, consiga ter um último sucesso na terceira tarefa.
Prevaleça contra Esmagadora Vantagem
No momento em que sua equipe consegue financiamento, os alienígenas já lançam sua invasão. Você precisa lutar sua guerra em quatro frentes, mas você não tem fundos suficientes para lutar ao mesmo tempo nelas.
Com esta situação, você deve esculpir um plano para ganhar. Você precisa derrubar UFOs para retardar o surgimento de pânico. Você precisa lutar por sua base. Você precisa pesquisar nova tecnologia para ganhar equilíbrio. Você precisa enviar soldados em missões mortais para ganhar inteligência militar crucial. É uma situação desesperadora, e que exige uma ação corajosa. A pergunta é: até onde você vai empurrar a sua sorte?