Renan, se me permite a cara de pau, segue um post antigo meu aqui na Ludopedia, deste tópico aqui:
MatosCaio para quem gosta de estatística, sei de pelo menos três fontes boas para o Root.
Winter Tournament
Famosinho, bem famosinho. A última edição terminou em novembro de 2021, mas contou com as facções da Marauders já. Acho que depois do staff oficial da Leder, o Guerric (idealizador do Winter Tournament) é o cara mais acreditado na comunidade do Root lá no BGG.
Os resultados do último evento, após umas 80 partidas:
FACÇÃO - VITÓRIAS
- Lord of The Hundreds - 19%
- Woodland Alliance - 16%
- Underground Duchy - 16%
- Eyrie Dynasty - 13%
- Vagabond - 10%
- Marquise de Cat - 7%
- Corvid Conspiracy - 6%
- Riverfolk Company - 5%
- Keepers in Iron - 4%
- Lizard Cult - 3%
- Vagabond (2nd) - 1%
ROOT DIGITAL RANKED LEAGUE 2.0
Liga do Root Digital, como o nome sugere. É mantida pelo pessoal do Woodland Warriors, principal comunidade de Root no Discord. Agora não lembro se a Leder chega a apontá-la como comunidade
oficial do jogo, mas, mesmo que não seja o caso, tem a chancela do pessoal. Está todo mundo lá: Cole, Patrick Leder, o Kyle Ferrin, os demais designers creditados, o Guerric... Enfim.
Por ser o Root digital, não temos ainda as facções da Marauders e nem da Underworld. Mas já estão na 8ª temporada da liga e a planilha é bem curada.
Temos:
FACÇÕES - WIN RATE
- Woodland Alliance - 31.5%
- Eyrie Dynasties - 31.13%
- Vagabond - 25.61%
- Riverfolk Company - 24.36%
- Marquise de Cat - 21.37%
- Lizard Cult - 16.3%
ROOT COMMUNITY DATA
Essa é uma planilha aberta que a comunidade mantinha há um bom tempo e que direto faz as rondas lá no BGG. De positivo, as entradas são abertas. De negativo, me parece meio largada mesmo continuando recebendo entradas da galera. As facções da Marauders são inexpressivas em quantidade de partidas, então excluindo elas:
- Vagabond - 34.5%
- Woodland Alliance - 30,6%
- Underground Duchy - 27.5%
- Corvid Conspiracy - 25.8%
- Riverfolk Company - 25.5%
- Eyrie Dynasty - 23.0%
- Marquise de Cat - 22.1%
- Lizard Cult - 19.3%
Haha tudo isso para dizer que, sim, o Root tem aumentado muito em complexidade, mas não me parece que a Aliança tenha ficado para trás no balanço geral do jogo, não. E o Cole tem aquela série fantástica de Design Diaries no BGG – fora as participações em podcasts – dando insight sobre o processo de desenvolvimento do jogo e das facções.
Edit: Uma fofoca. A contagem preferida do Cole é 4 jogadores. A do Patrick, 6. Haha eu sou team Cole nessa aí, máximo que animo de jogar com tranquilidade é 5p, mas acho interessante que alguém de patente alta lá na firma
prefira jogar o trem com 6.
E hoje existem as regras do
ADSET, Advanced Setup. Algumas facções tiveram o setup inicial bem rebalanceado com ele. Agora não lembro se é o caso da Aliança também, mas fica a dica para quem quiser dar uma olhada.
É um setup opcional, a não ser que a mesa escolha 5 ou mais facções que começariam numa clareira de canto – nesse caso, o ADSET é obrigatório.
----
Também tem essa
apresentação do Cole Wehrle sobre kingmaking e assimetria. Eu joguei ela lá no grupo da Lost Token há um mês mais ou menos.
O jogo é assumida e deliberadamente assimétrico, desde o início. Até mesmo pela classificação das facções entre militantes e insurgentes. A questão não é essa.
É sobre enxergar como cada facção consegue apresentar uma resposta para a ação ou tática de outra. Facções "fortes" tem essas respostas mais evidentes e na ponta da língua, mas todo mundo consegue vencer todo mundo.
No Woodland Alliance certa vez trouxeram um cara que ganhou um campeonato com os Corvos. Facção negligenciada, mas que ele tinha uma "ideia" de como usar caso outros bons jogadores tivessem sorte no draft - sorte no sentido de eles conseguirem facções que dominavam. Foi lá e vrau!
Root teve uma leva forte de rebalanceamento, salvo engano. Foi na terceira tiragem do jogo base, nem lembro o ano. Desde então vieram erratas e esclarecimentos de regras, mas não lembro de nenhum outro rebalanceamento.