Ajude o blog à crescer e nos siga no Instagram.
Recomendo seguir o canal aqui na Ludopedia para receber notificações e não perder as futuras postagens.
Postagem original: https://pinheirobg.com/index.php/2021/04/23/apresentacao-da-coluna-engrenando/
Refleti um tempo se deveria ou não fazer essa postagem introdutória da mais nova coluna aqui do blog e, como você pode perceber, optei por fazer. Essa é a primeira postagem da nova coluna Engrenando. Resolvi apresentá-la agora, pois quero estabelecer alguns parâmetros para o que vem pela frente e também explicar um pouquinho da razão dessa coluna existir, depois de tanto tempo.
Fazia um bom tempo que tinha anotado a ideia de fazer uma coluna para falar sobre as mecânicas dos jogos, caso você ainda não tivesse captado pelo nome do que se tratava a coluna. Basicamente, minha ideia inicial era bem crua, na realidade não existia nada estabelecido, pois eu não sabia por onde começar. Além disso, eu sabia que seria um conteúdo que demandaria muito trabalho e estudo para manter. Então, fui postergando, até receber a sugestão do leitor Bruno Marchena por um Stories que botei no Instagram no comecinho de Abril. Basicamente ele disse:
Criar conteúdo detalhando prós e contras, dificuldades e potenciais de se implementar cada mecânica. É porque uma coisa são as descrições das mecânicas, outra coisa é entender os percalços de implementa-las. Às vezes é sofrível! Rsrsrs
Então, juntando essas ideias dele com minha vontade de voltar a preparar mais conteúdo sobre Game Design, achei que agora é um momento oportuno para começar.
Minha ideia é seguir a nova classificação de mecânicas do BGG/Ludopedia. Antigamente, eram “poucas” mecânicas, mas agora deu uma estourada. Em suma, eles resolveram dividir algumas das maiores mecânicas em várias. Por exemplo, antigamente tinha apenas uma mecânica geral chamada Leilão, agora existem nove. Não pretendo fazer postagens exclusivas sobre cada mecânica listada lá, mas com certeza gostaria de falar sobre todas. Isso vai demandar um bom tempo e muitas postagens. Então, se prepare para mais uma longa série. Nesse momento não sei se falo com vocês ou comigo mesmo.
Meu interesse não é simplesmente definir as mecânicas, como Bruno até comenta ser insuficiente. Claro que vou explicar sobre, mas não será só isso. Pretendo abordar do ponto de vista do Game Designer mesmo. Também ter até um pouco do meu eu jogador, dando minhas opiniões. Como assim? Vou escrever sobre as qualidades da mecânica, onde ela poderia ou serviria ser implementada. Também dizer como implementar ela. E, aproveitar da oportunidade, para falar de jogos que fazem bom uso de uma determinada mecânica, assim como jogos que fazem um mal uso. Deste modo, o seu arcabouço se fortalece sem você precisar ter contato com esses jogos. Bom, ao menos na teoria. Nada substitui jogá-los.
Meu plano é fazer postagens mensais aqui na Ludopedia. Esse mês vou postar uma, assim, ao final do ano, teremos aqui 12 mecânicas. Vai parecer que estou enrolando, e eu estou. Essa coluna já existe à algum tempo no blog, mas já faz muito tempo que não escrevo para ela. O plano é retomar aos poucos e ter o conteúdo também presente aqui na Ludopedia em um ritmo bem tranquilo e cadenciado.
Críticas e sugestões são bem vindas. Se você pudesse escolher uma mecânica para saber mais, qual seria?