DICAS GERAIS
LEVE A SELEÇÃO DAS BASES À SÉRIO
Acredito fortemente que a seleção das três bases pode ser a decisão mais consequente que você toma durante todo o jogo. É essencial que você selecione três bases que sejam sinérgicas e trabalhem bem juntas. Se isso for possível, você deve tentar selecionar bases que possam ajudá-lo a mitigar a sorte do sorteio de cartas, como a ação de "Comprar" ou a ação de "Restaurar". Então, leve essa decisão à sério e faça o seu melhor para elaborar a melhor combinação das três cartas.
CONTINUE BOMBEANDO O EVENTO DOS INVASORES
Teoricamente, você poderia ganhar o jogo se acionasse os Invasores 6 vezes (desde que seu oponente esteja dormindo ou morto!). Obviamente, nunca será tão simples, mas pense nisso, o evento Invasores tem dano garantido contra uma base do seu oponente. Há poucas cartas no jogo que permitem que você danifique diretamente as bases, mesmo quando elas estão protegidas. Aproveite esta carta e continue bombeando o evento Invasores durante todo o jogo. Você nunca vai querer o evento Invasores inerte.
CONSTRUA UM MOTOR DE ÁGUA
Você pode não perceber, mas Radlands também é uma batalha econômica, pois o jogador que puder gerar mais água, poderá fazer mais ações por turno, aumentando muito as suas chances de ganhar. Como tal, você tem que aproveitar as cartas que fornecem Água Extra durante o seu turno, como o Silo de Água, Musa e outras cartas com habilidades de sucatear Água Extra. Pessoalmente, acho que a Musa é uma das cartas mais fortes do jogo, pois a capacidade dela de gerar uma água extra a CADA turno (desde que ela não seja danificada) é extremamente benéfica em vários turnos.
RESISTA À TENTAÇÃO DE ENCHER SUA ÁREA DE JOGO COM PESSOAS
Eu vi o designer do jogo, Daniel Piechnick, mencionar esse conceito em vários tópicos, e minha própria experiência de jogo parece confirmar essa ideia - encher sua área de jogo com cartas de Pessoas NÃO é o melhor jogo. Em vez disso, você tem que jogar elas com moderação (lembre-se, cada Pessoa custa de 1 a 4 de água) e usar as habilidades de sucatear com frequência (mais sobre isso no próximo ponto).
USE HABILIDADE DE SUCATEAR... BASTANTE!
Eu não fiz um inventário exato das diferentes habilidades de sucatear no baralho, mas minha observação aproximada é que as cartas de Invadir, Ferir e Comprar são bastante abundantes, mesmo que você esteja apostando, há uma boa chance de você comprar uma dessas três habilidades de sucatear. As cartas de Eventos e Pessoas mais poderosas têm habilidades de sucatear ainda melhores, como Restaurar, Água Extra e Recrutar Punks. Sim, algumas das cartas de Pessoas (Pessoas Especiais) têm habilidades muito fortes, mas muitas vezes, suas habilidades de sucatear podem ser ainda mais úteis. Ganha-se vários jogos planejando bem (e às vezes com sorte) a combinação de sucatear.
ACABE RAPIDAMENTE (OU SEJA, DANIFIQUE/FIRA) CARTAS PERIGOSAS.
Se seu oponente jogar uma carta de Pessoa perigosa ou uma das cartas de Pessoas Especiais (estou olhando para você, Molgur!), sua prioridade é desativar imediatamente essa carta por meio de uma ação de Destruir, Danificar ou Ferir. Depois que começar a fazer isso regularmente, você notará como é difícil realmente "descer" essas cartas em sua área de jogo, pois elas serão neutralizadas por jogadores fortes rapidamente.
MANTENHA O TAMANHO DA SUA MÃO
Ainda não tenho certeza sobre essa estratégia no momento, mas meu pressentimento é que é sempre bom manter uma mão de cartas no início e no meio do jogo. Gastar 2 água por uma carta é MUITO caro, então você tem que aproveitar as habilidades das bases, pessoas e sucatear para poder encher a sua mão com cartas. No entanto, existe momentos em que você vai gastar água para certas habilidades de sucatear no final do jogo (é tão suave quando você puxa 2 cartas de sucatear Invasores seguidas!).
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ESTRATÉGIAS
• Faça algumas bases de alto valor e não todas elas de alto valor.
• Escolha bases que melhorem sua capacidade de comprar cartas.
• Não jogue uma carta a cada turno. Gaste água em habilidades quando puder.
• Não jogue sua mão nas primeiras jogadas. Aumente sua mão e jogue as suas cartas de Pessoa conforme necessário.
• Use o Silo de Água para comprar duas cartas no próximo turno.
• Não tenha medo de deixar suas bases ou pessoas desprotegidas, às vezes. Seu oponente nem sempre pode atacar a cada turno.
• Aproveite seu tempo para que você não esteja constantemente lidando com ameaças. Você pode fazer isso criando suas próprias ameaças, deixando uma base ser destruída cedo, botando em campo Invasores e outros eventos em um ritmo constante, ou surpreendendo seu oponente com um grande ataque. Lembre-se, se você colocar uma pessoa poderosa na frente de uma base destruída, você está forçando seu oponente a escolher entre atacar uma base em jogo e atacar essa pessoa. Criar escolhas difíceis ao seu oponente lhe dá controle.
• Uma fila completa de eventos representa três turnos contra os quais seu oponente estará lutando para se defender. Isso significa que em três turnos você não terá que distraí-los ou acertá-los, se não quiser. Às vezes, vale a pena jogar um evento na parte de trás da fila.
• Sucateie cartas de sua mão (e use seus efeitos) muitas vezes para ciclar sua mão.
• Procure Restaurar, Comprar e efeitos de água extra. Estes são todos booms "econômicos". Quando você não precisar substituir constantemente as pessoas ou se preocupar com a água, você poderá gastar turnos estocando cartas.
• Punks geralmente são baratos. Eles podem ser fracos, mas alguns links rápidos e sujos podem lhe dar tempo, e eles não exigem que você jogue cartas da sua mão.
• Danificar a base de um oponente criará mais urgência do que destruí-la.
• Lembre-se de que não há ícone de dano ao descartar uma carta. Então, se o seu oponente não tiver nenhum ícone de dano na sua área de jogo, há apenas Karli Blaze ou Argo Yeski (Pessoas Especiais) que podem deixá-lo danificar suas bases no próximo turno. Então você sabe quando tem tempo para usar a ação de comprar cartas sem grande perigo.
• Tente sempre manter 1-3 cartas na mão de turno a turno, só abandone essa economia quando você puder garantir que um grande turno produza um grande balanço.
• Às vezes, você tem que segurar uma carta no momento certo, em vez de sucatear ou jogar uma boa carta assim que a receber. Você ficará feliz por ter esperado.
• Não jogue pessoas se você acha que o oponente será capaz de ferí-las imediatamente.
• Compre cartas com frequência. E pegue o silo de água com frequência para facilitar isso. Cartas na mão são opções. É sempre bom ter mais opções. E é ainda melhor semear isso no início do jogo, quando você ainda não está desesperado.
• Use Time de Resgate.
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MELHORES COMBOS
MUTANTE E PROVISÕES
Máquina de movimento perpétuo. Um cura o outro a cada turno por custo zero!
BASE DE PARAQUEDAS E LABORATÓRIO DE ADRENALINA
Baixe as pessoas, use-as duas vezes e siga em frente.
TIME DE RESGATE E VANGUARDA
Pegue o punk adicional com a Equipe de Resgate, que basicamente lhe dá 1 carta de graça.
SOLDADO FERIDO E ROBÔ PREPARADOR
Desça os dois no mesmo turno e o Soldado Ferido não estará mais ferido e ficará pronto para o seu próximo turno.
TERRENO ALTO E ATIRADOR/PIROMANÍACO
Ajuda contra a área de jogo inimiga completa!
RADIAÇÃO E EXTERMINADOR
Mesma categoria, só que ainda mais forte. Limpa completamente a área de jogo do oponente!
TIME DE RESGATE & MUTANTE
Também é uma combinação incrível. Você Danifica e Cura com o Mutante de graça, depois pega o Mutante danificado de volta à sua mão com o Time de Resgate. Com a base Oasis, você pode jogar imediatamente o Mutante de graça novamente depois de acionar a combinação.
BOMBARDEIO E QUALQUER CARTA COM EFEITO DE SUCATEAR INVASORES
É claro que você precisa trazer seu Silo de Água com você, pois o bombardeio custa 4 águas. Mas depois de baixar essa combinação, observe seu oponente suando!
MUSA E VERA VOSH
É fantástico! Se você pudesse de alguma forma baixar o Mímico também, você teria um fluxo de água insano.
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Enfim, é isso, pessoal. Espero que gostem!
Obs.: Esse texto é fruto de jogos pessoais, pesquisa e tradução via BGG de relatos de jogadores de todo o mundo.