Eu fui pego pelo Hype, então meu comentário provavelmente vai sofrer um pouco de bias, mas, na minha opinião o Terra Mystica teria os seguintes pontos favoráveis sobre o Agricola:
- Tema mais interessante: Ok, ambos tem temas pouco presentes em suas mecânicas, mas um jogo sobre O CRESCIMENTO E DOMÍNIO DE SUA RAÇA SOBRE O PLANETA me é muito mais instigante do que "vamos ver quem sobrevive a um ano numa fazenda"
- Mais interação: Agrícola cai muito naquele conceito dos Euro "Multiplayer Solitaire" onde a interação é muito, muito pequena. Você ainda pode barrar o crescimento do seu adversário com certos movimentos, mas a interação ainda vai ser BEM limitada. O Terra Mystica, apesar de ainda não ser GoT ainda tem uma grande disputa por territórios e a necessidade constante de você adaptar suas estratégias aos avanços no tabuleiro por parte de seus adversários.
- Rejogabilidade: Nesse ponto eu não falo no sentido do jogo não se repetir e tal, até porque, dependendo do número de cartas Agrícola passa a ter partidas tão diferentes uma das outras quanto o próprio TM. Eu me refiro no fator "vamos jogar outra?" do jogo. Agricola me parece aquele jogo que, ao final de uma partida você sente que sua alma foi dragada, enquanto TM tem um build up interessante, que faz com que o jogadores queiram tentar novas táticas logo após o término de uma partida de duas horas.
Além destes pontos, me agrada muito o tabuleiro, arte e componentes do jogo, mas isso é mais pessoas do que qualquer coisa. Enfim, por esses motivos eu optei pelo meu primeiro Euro da coleção ser Terra Mystica
Espero ter contribuído com a sua escolha (tanto para um lado quanto para o outro! Afinal nenhum dos dois é
DE LONGE uma má escolha!)