Férias do meio do ano, tudo tranquilo, aquele momento que você espera só ter alegria com seus jogos. No entanto, depois de uma jogatina, decidi emprestar aquele jogo queridinho da coleção para um amigo que não é do hobby. Falo do meu Takenoko, um dos primeiros jogos que comprei, que joguei muito que fiz questão de comprar a expansão Chibis e pôr na caixa do jogo.
Passa-se um mês e meu amigo nem dá sinal de devolver o jogo. Passam-se feriados e eu sem meu jogo. Decido ir na casa dele pegar o jogo. Tudo certo até eu chegar em casa e abrir a caixa do jogo: os componentes estavam uma bagunça só, e o pior: “onde estão os bambus?”. Sim, não vi na caixa todos os noventa segmentos e os adicionais da expansão.
Organizei tudo e fui achar os bambus todos em um saco só por baixo do insert do jogo. O insert desse jogo é daqueles bem intuitivos, tem espaço pra tudo, inclusive um espaço para cada cor de bambu. Fora isso, eu ainda deixo tudo em ziplock pra facilitar. O que deu na cabeça de quem quer que seja de pôr tudo em um saco e jogar ali embaixo?! Obviamente fui conferir os bambus e faltavam vários. De forma tal que deixava incompleto tanto o jogo base, quanto a expansão.
Tentei logo ver no mercado se vendiam os bambus separados ou se alguma empresa conseguiria fabricar por um preço viável essas pecinhas de madeiras. Cheguei a pensar em vender o jogo a preço de banana pra dar entrada em um novo. Mas ainda teria o problema da expansão que está esgotada. Até encontrei a venda dos bambus separadamente em sites internacionais, porém com um pacote pronto, que não recompunha totalmente o dano no jogo. Também encontrei os bambus para vender na editora internacional do jogo, A Matagot, porém o site informava que não entregava no meu CEP. Dor de cabeça!
Foi aí que pensei: se tem na Matagot, pode ser que tenha na Galápagos. Ou, quem sabe, conseguem facilitar a entrega da França para o meu endereço. Entrei em contato com o suporte da Galápagos sem muita esperança, até porque vinha recentemente de uma péssima experiência de pós-venda com a fabricante da minha TV. Mas, para minha surpresa, a Galápagos só trocou poucas palavras comigo: primeiro para perguntar o que precisava repor e conferir meus dados, depois, para me informar que um pacote estava a caminho.
Enfim, tudo isso aconteceu entre junho e julho desse ano, mas não podia deixar o ano passar sem compartilhar isso, até porque foi uma das minhas melhores experiências não somente como cliente desse hobby, mas como consumidor de uma forma geral. Fiquei feliz em dobro, primeiro por ter meu jogo em perfeitas condições novamente, segundo, por me sentir respeitado como hobbista. Mais do que consumidor, o carinho que tenho por esse jogo foi escutado.
Como vocês sabem, nesse canal posto muito sobre o custo dos jogos de tabuleiro no Brasil e não é isso que me fará dizer que é um hobby barato, mas é o mínimo que podemos esperar, mas que temos que valorizar ao máximo quando acontece porque não é qualquer coisa. Isso, com certeza, me dá mais segurança para comprar jogos da Galápagos. Espero que todas as editoras estejam trabalhando da mesma forma.
E aí, quem tem experiência assim ou nem tão assim com outras editoras? Comenta aí!
Na sequência vou descrever o percurso que fiz caso tenha alguém aí precisando resolver um problema semelhante:
1. Fui no site da galápagos e lá embaixo em “central de atendimento”. (acredito eu há várias formar de chegar aí, talvez até pelo chat ali do lado);
2.
Cliquei em “Formulário de atendimento”;
3.
Daí é preencher o formulário, destacando que é atendimento para pessoa física e no campo “Qual é o problema?”, selecionar “Uso – perda ou danos”, preencher os outros campos e relatar bem seu problema. Detalhe, é preciso a nota fiscal do produto ou algo do tipo. Eu não tinha mais por ter comprado a muito tempo. Sinto que aí foi questão mais da narrativa que fiz.
4.
Logo depois recebi um e-mail do suporte e foi tudo muito rápido como descrevi. E o melhor no que já era bom. Eles me mandaram um mimo, uma edição mini do Dobble!

Surreal! Baita experiência.


Grato Galápagos!
E aos demais, espero que esse tópico ajude.