Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Jogatinas
  3. Twilight Imperium (4ª Ediçã...
  4. Jogatina com Final Broxante!!

Jogatina com Final Broxante!!

Twilight Imperium (4ª Edição)
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio19/12/23 20:26
    Raio » 19/12/23 20:26

    undefined:
    Iuri Buscácio

    P.S. Tão fundamental quanto saber perder com dignidade, é saber ganhar com elegância.      

    Isso foi muito bem escrito, com muito garbo e elegancia!

    3
  • Odanan
    995 mensagens MD
    avatar
    Odanan20/12/23 17:23
    Odanan » 20/12/23 17:23

    Ovatsug Rednal::
    E complementando um pouco.. 


    Eu tive uma partida de agrícola, q me fez pegar trauma do jogo.. Que depois da segunda rodada eu só fiz figuração.. E foi q experiência mais massante que já tive em boards, por que não tinha como se recuperar. Em cada jogada, eu xingava o jogo. Kkk. Até q teve uma hora q caguei pra fome e comecei a fazer qualquer coisa no tabuleiro (eu não construi uma máquina de comida, então durante o jogo tinha q toda rodada usar meus meeples pra pegar comida ou sofrer de fome).. 


    Entao pra eu tentar ter um mínimo de diversão ali, eu simplesmente ignorei parte do jogo e comecei a fazer oq queria. 



    Certa vez estávamos jogando fortune and glory. Quase ao final da partida, um jogador conseguiu uma série insana de sucessos nos testes, fez uma jogada maravilhosa, tipo pilotou um avião entre montanhas, bateu em nazis, entrou numa caverna, escapou das armadilhas e conseguiu pegar a relíquia que o faria ganhar o jogo.. Aí outro jogador puxou uma carta chamada "its a fake" que é piada até hj entre a gente, e dizia q a relíquia era falsa. E o jogo continuou. Foi broxante pro cara q fez os bagulho épicos.



    Mas voltando ao TI, tem também a frustração do jogador que ia ganhar, que vc não levou em consideração..  


    O seu amigo se preparou por algumas rodadas, planejando até a melhor hora de trair os companheiros, deu lá o "golpe de mestre" dele, mostrou todos os planos dele numa jogada arriscada que poderia por todo o jogo a perder caso ele falhasse nos dados...


    E vc impediu tudo com uma carta que existe entre as 200 do jogo e por sinal estava na sua mão. Vc não se preparou, não deixou MR fortificada e ganhou o combate.. Vc só anulou umas duas horas de planejamento do jogo do cara por ter sorte na cartinha que puxou. Isso é bem frustrante tbm. O se acontece cmg, claro q eu manteria o game play, amizade e etc, mas ia sentir uma baita frustração. 


    Exatamente. 

    Qualquer jogo com interação (especialmente Take That) está sujeito a isso: você faz a partida perfeita, está à beira da vitória, e surgem 1 ou mais jogadores para arruinar seus planos. Faz parte. Não aguenta? - Melhor jogar multiplayer solitário então.

    O que chateia é o kingmaker descarado, em que uma pessoa, sem chance mais de ganhar, fica ajudando a outra. Porque aí você não está jogando mais contra um oponente, de igual pra igual, está jogando contra dois. Se é um jogo competitivo, acho o ideal que todos os jogadores dêem o melhor de si para tentar vencer, o tempo todo. Não é contra as regras nem imoral se desviar disso, mas em determinados grupos vai estragar a experiência dos outros.

    6
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/12/23 20:17
    iuribuscacio » 20/12/23 20:17

    Raio::
    undefined:
    Iuri Buscácio

    P.S. Tão fundamental quanto saber perder com dignidade, é saber ganhar com elegância.      

    Isso foi muito bem escrito, com muito garbo e elegancia!

    Caro Raio

    Meu camarada, obrigado pelo elogio. 

    Na verdade eu procurei bastante uma frase que expressasse essa importância da necessidade de saber perder, tanto quanto de saber ganhar, e não achei nada que me satisfizesse. Achei uma do Steve Tyler do Aerosmith, outra do Kareem Abdul-Jabbar, e mais um punhado sem uma autoria inequívoca, mas nada que dissesse exatamente aquilo que eu queria. No fim acabei cunhado a frase eu mesmo. 

    Todavia, por uma questão de honestidade intelectual, eu reconheço que existem incontáveis variações dela, não com as mesmas palavras (pelo menos até onde eu pude pesquisar), mas com o mesmo sentido, que certamente me influenciaram na composição, ao menos em alguma medida.

    Um forte abraço boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio20/12/23 20:50
    iuribuscacio » 20/12/23 20:50

    Odanan::
    Ovatsug Rednal::
    E complementando um pouco.. 


    Eu tive uma partida de agrícola, q me fez pegar trauma do jogo.. Que depois da segunda rodada eu só fiz figuração.. E foi q experiência mais massante que já tive em boards, por que não tinha como se recuperar. Em cada jogada, eu xingava o jogo. Kkk. Até q teve uma hora q caguei pra fome e comecei a fazer qualquer coisa no tabuleiro (eu não construi uma máquina de comida, então durante o jogo tinha q toda rodada usar meus meeples pra pegar comida ou sofrer de fome).. 


    Entao pra eu tentar ter um mínimo de diversão ali, eu simplesmente ignorei parte do jogo e comecei a fazer oq queria. 



    Certa vez estávamos jogando fortune and glory. Quase ao final da partida, um jogador conseguiu uma série insana de sucessos nos testes, fez uma jogada maravilhosa, tipo pilotou um avião entre montanhas, bateu em nazis, entrou numa caverna, escapou das armadilhas e conseguiu pegar a relíquia que o faria ganhar o jogo.. Aí outro jogador puxou uma carta chamada "its a fake" que é piada até hj entre a gente, e dizia q a relíquia era falsa. E o jogo continuou. Foi broxante pro cara q fez os bagulho épicos.



    Mas voltando ao TI, tem também a frustração do jogador que ia ganhar, que vc não levou em consideração..  


    O seu amigo se preparou por algumas rodadas, planejando até a melhor hora de trair os companheiros, deu lá o "golpe de mestre" dele, mostrou todos os planos dele numa jogada arriscada que poderia por todo o jogo a perder caso ele falhasse nos dados...


    E vc impediu tudo com uma carta que existe entre as 200 do jogo e por sinal estava na sua mão. Vc não se preparou, não deixou MR fortificada e ganhou o combate.. Vc só anulou umas duas horas de planejamento do jogo do cara por ter sorte na cartinha que puxou. Isso é bem frustrante tbm. O se acontece cmg, claro q eu manteria o game play, amizade e etc, mas ia sentir uma baita frustração. 


    Exatamente. 

    Qualquer jogo com interação (especialmente Take That) está sujeito a isso: você faz a partida perfeita, está à beira da vitória, e surgem 1 ou mais jogadores para arruinar seus planos. Faz parte. Não aguenta? - Melhor jogar multiplayer solitário então.

    O que chateia é o kingmaker descarado, em que uma pessoa, sem chance mais de ganhar, fica ajudando a outra. Porque aí você não está jogando mais contra um oponente, de igual pra igual, está jogando contra dois. Se é um jogo competitivo, acho o ideal que todos os jogadores dêem o melhor de si para tentar vencer, o tempo todo. Não é contra as regras nem imoral se desviar disso, mas em determinados grupos vai estragar a experiência dos outros.

    Caro Odanan

    Rapaz, eu concordo consigo em parte, porque eu já sofri do mal "un-kingmaking". No kingmaking uma pessoa ajuda outra a vencer, abdicando de suas chances de vitória. No un-kingmaking acontece o contrário, a ideia é não deixar alguém ganhar. Lá pelos idos de 2011, 2012, ou algo assim, havia no meu grupo de jogo um amigo muito competitivo, ao ponto de disputar até quem aperta o botão do elevador primeiro. Eu que não valia um tostão furado, me juntava a um terceiro amigo que valia menos ainda, e a nossa diversão não era ganhar, mas sim impedir que o nosso amigo competitivo ganhasse. Ele ficava uma fera, e reclamava horrores, principalmente quando perdia. Mas quando ele ganhava também, descontava toda a frustração das partidas perdidas, com dancinha da vitória e um mar de zoação de todo o tamanho. Sei que essa postura minha e do meu comparsa não é a mais digna, nem e mais confessável, porém tem três coisas que eu gostaria de pontuar:

    Primeiro que isso ocorria em jogos nada sérios, curtos e com muito Take That!, tais como Guillotine, Love Letter, Coup, King of Tokyo e Munchkin (esse último nós jogávamos com house rules limitando a quantidade de rodadas para não demorar muito, no final de 10 rodadas ganhava quem tinha o nível mais alto). 

    Segundo que isso não ocorria o tempo todo, e com jogos mais sérios, e de longa duração, nós deixávamos a palhaçada de lado e jogávamos todos fazendo o melhor possível para ganhar.

    Terceiro, que era tudo sempre na brincadeira e quando o nosso amigo competitivo perdia ele levava na esportiva (não gostava mas entrava na brincadeira), da mesma forma que nós também mantínhamos o mesmo espírito quando o amigo competitivo ganhava e nos zoava dobrado.

    O importante é que no final, com esse "un-kingmaking", ou sem ele, todos nós nos divertíamos e todo mundo sabia que era apenas uma brincadeira, que terminava após alguma zoação pós-partida. Tanto assim é, que jogamos por anos, até o grupo se desfazer porque perdemos o contato quando um se mudou para o exterior e o outro para outra região do país. Agora fazer isso em um jogo sério, com horas de partida (me parece que foi isso que dois dos jogadores da aliança fizeram, para que o terceiro vencesse), eu não acho legal. E acho menos legal ainda, criticar um outro jogador que fez exatamente o que estes outros dois estavam fazendo desde o início do jogo, mas em apenas uma jogada. 

    Por fim, cada vez me parece mais que esse é mais um daqueles casos "quando eu faço com você não tem nada demais, mas quando você faz comigo, a mesma coisa, aí é broxante, imoral e antiético".

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       

    4
  • Paulo Jr
    184 mensagens MD
    avatar
    Paulo Jr30/12/23 20:41
    Paulo Jr » 30/12/23 20:41

    Rhapsody::
    klizard::
    Rhapsody::Se tá na regra não tá errado.

    Isso aí tá com cara de jogador que não aguentava mais o jogo ou que precisava ir embora, aí acabou jogando pra ajudar quem tiver mais perto de ganhar.

    Opa, nenhum dos jogadores precisava ir embora, foi combinado que reservamos o dia para TI, achavamos que iria durar 12hrs e durou apenas 8hrs, o tempo n mudaria tanto de 6 para 8 jogadores foi o que percebemos, ele fez isso pois ficou frustado com a aliança dos 3 jogadores a esquerda dele e queria broxar eles mas acabou broxando TODA a mesa =(

    Mas ele fez uma jogada que não o ajudou em absolutamente nada, e serviu unicamente pra ajudar outro jogador. Isso se chama anti-jogo.
    Se a jogada dele tivesse o mesmo efeito mas ajudasse ele, e por causa disso o outro jogador acabasse ganhando mesmo assim, não vejo problema nenhum, faz parte.
    Lembre-se que nem toda boa história tem o final que queremos.

    "Mas ele fez uma jogada que não o ajudou em absolutamente nada, e serviu unicamente pra ajudar outro jogador. Isso se chama anti-jogo."
    Isso não se chama "anti-jogo", o nome disso é "king making" e certos jogos possibilitam e até mesmo estimulam isso. Oath, por exemplo, o king making é algo central no jogo. 
    Sim, tem jogador que detesta isso (eu não ligo, e a depender acho até bem divertido). Se o jogo é de tal forma que permite esse tipo de jogada, quem detesta king making deve reavaliar o tempo gasto em algo que pode ser muito irritante.

    5
  • saulofernandes
    3 mensagens MD
    avatar
    saulofernandes23/03/24 03:40
    saulofernandes » 23/03/24 03:40

    Sou jogador experiênte de TI3 e 4, vendo este tópico, para mim o jogador que deu o ponto 9 para o que estava na frente fez uma jogada ruim, dar 9 pontos é arriscado mesmo se vc tem o planeta natal dele, pois ele só não poderá pontuar objetivo publico, o resto ta valendo, mas normal, segue o jogo.

    3 jogadores fazer uma aliança é parte do jogo, eles podem trair a qualquer momento e tem mais 5 jogadores na mesa pra poder impedir isto de acontecer.

    Quem juntou plastico antes do jogo acabar foi babaca, atitude de moleque, você não tem toda a percepção do jogo, o cara que está em ultimo pode ter um plano.

    Depois trocar o apoio só para o jogo acabar também foi babaquice, mas eu acho que o que causou isto foi o pessoal levantar da mesa.

    Já eliminei jogador com 9 pontos em TI, tira todas os plásticos dele do jogo pra ver se ele pontua alguma coisa.

    Você não sabe o que está na mente do outro jogador, não pode prever a estratégia dele, não sabe que carta de ação ele tem. O jogo só acaba quando um faz 10 pontos, levantar antes disso é errado, pq por melhor q você esteja lendo o jogo, Winnu faz 6 pontos em um turno com o herói, e na fase de situação a pontuação é na ordem da iniciativa, não dá pra prever o jogo.

    Não é questão de regra da casa. É questão de sentar com todo mundo e conversar na moral e não apelar em jogada do coleguinha, pq vc n ta na mente dele.

    2
Responder
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12(current)
Twilight Imperium (4ª Edição) - Jogatina com Final Broxante!!
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.