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  4. Jogatina com Final Broxante!!

Jogatina com Final Broxante!!

Twilight Imperium (4ª Edição)
  • betoritter
    411 mensagens MD
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    betoritter12/12/23 08:56
    betoritter » 12/12/23 08:56

    Jogatina com final broxante, que rendeu mais de 7 páginas de comentários..

    13
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio12/12/23 09:10
    Raio » 12/12/23 09:10

    Caras, esse é o melhor tópico do ano.

    Um jogador tomou uma invertida monstro no jogo;
    Daí tentaram ganhar no grito, não deu certo e começaram a guardar as pecinhas no maior estilo mimimi;
    Depois criaram um tópico na ludopedia para tornar o choro público;
    E apareceram os outros agentes da dita história tentando justificar seus pontos de vista;
    Debates, sugestões de house-rules, até ÉTICA e MORAL foram quase debatidos aqui.

    Será que continuarão amigos? Haverão mais mesas de TI4 com os envolvidos? Vai rolar dinheiro? Brotheragem? Alianças?

    Tudo isso por causa de um jogo de tabuleiro...

    Isso aqui senhoras e senhores, é ouro!

    28
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal12/12/23 09:16
    Ovatsug Rednal » 12/12/23 09:16

    Rapaz.. Lendo aqui o comentário do autor da jogada.. Só percebi que broxante são os outros rs. 


    Amigo, tu não errou de declarar seu apoio ao trono (afinal é um jogo bem político).. Vc tinha uma estratégia na cabeça e ela passava por desestabilizar o trio. 


    Tanto a estratégia é válida que todos aí assumem que o trio estava fazendo estratégias pra atrasar o jogo de propósito pra que os retardatários pudessem subir..


    Quer dizer, discutir abertamente como prejudicar o jogo de outros pode, mas não pode quando foi você q fez? 


    Eles não assumiram a derrota, falharam pros próprios egos por não ver o golpe vindo.


    Pra mim tu foi o campeão moral da partida. Kkkk


    Edit: guardar pecinha por que ficou chateado com a ação válida de outro jogador é o fim da picada. 

    18
  • thyranicus
    668 mensagens MD
    avatar
    thyranicus12/12/23 10:17
    thyranicus » 12/12/23 10:17

    Raio::Caras, esse é o melhor tópico do ano.

    Um jogador tomou uma invertida monstro no jogo;
    Daí tentaram ganhar no grito, não deu certo e começaram a guardar as pecinhas no maior estilo mimimi;
    Depois criaram um tópico na ludopedia para tornar o choro público;
    E apareceram os outros agentes da dita história tentando justificar seus pontos de vista;
    Debates, sugestões de house-rules, até ÉTICA e MORAL foram quase debatidos aqui.

    Será que continuarão amigos? Haverão mais mesas de TI4 com os envolvidos? Vai rolar dinheiro? Brotheragem? Alianças?

    Tudo isso por causa de um jogo de tabuleiro...

    Isso aqui senhoras e senhores, é ouro!


    Só Twilight Imperium 4 é capaz de gerar 7 páginas de debate sobre Ética e Moral numa partida de joguinho de tabuleiro... PQP!! eu amo esse jogo!! rsrsrs

    PAX MAGNIFICA BELLUM GLORIOSUM

    6
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES12/12/23 10:53
    J. MARQUES » 12/12/23 10:53

    Ninguém está dizendo que a jogada foi ilegal. É uma jogada válida, com certeza. Você pode fazer isso em qualquer jogo, basicamente: tomar ações que não te beneficiam de forma alguma apenas para entregar a vitória a determinado jogador.

    O kingmaking é algo que existe há muito tempo e já foi debatido de muitas formas, mas por que ele incomoda tanto?

    Porque ao se jogar algo com outras pessoas surge a figura do "círculo mágico". É aquele pedacinho de universo que existe à parte da realidade, e o círculo mágico é formado por regras. As explícitas são as regras do jogo conforme o manual define, e as implícitas são aquelas que o grupo concorda do que seria válido ou não.

    Nessas implícitas, podemos citar, por exemplo, as House Rules que um grupo decide adotar no jogo, e a partir daí ele compõe o círculo mágico.

    Da mesma maneira, temos o kingmaking, ou a marcação. Alguns grupos de jogos não se importam com isso: aquele jogador que sempre joga marcando outro, ou dar o golpe na galera para outro jogador ganhar só para ficar tirando sarro dos demais, etc.

    Se o grupo não liga para isso, ótimo. Isso agora vai fazer parte do círculo mágico daquela partida e todo mundo vai se divertir independentemente do que ocorrer.

    Mas se o grupo tem problema com esse tipo de atitude, e um jogador decide fazer algo que está fora do círculo mágico, isso vai trazer desconforto aos demais jogadores, o que parece muito com o que ocorreu de acordo com o OP.

    Então fica claro que o jogador quebrou o círculo mágico que havia na partida, e aparentemente isso ocorreu mesmo quando os demais jogadores tentaram dissuadi-lo da ação tomada.

    Com certeza terão mesas de jogos que vão achar essa jogada épica e vão se divertir e contarão histórias sobre como fulano fez um mega block e deu de bandeja a vitória para outro e todos vão rir muito. Mas, do relato do OP, acredito que muita gente nessa mesa ficou bem frustrada.

    Lembrem-se, independentemente do resultado de uma partida, o objetivo é todos se divertirem. Se alguém não se divertiu, é preciso avaliar o que está errado.

    5
  • MatosCaio
    487 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio12/12/23 11:08
    MatosCaio » 12/12/23 11:08

    betoritter::Jogatina com final broxante, que rendeu mais de 7 páginas de comentários..

    TI4 é imbroxável :D

    7
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal12/12/23 11:12
    Ovatsug Rednal » 12/12/23 11:12

    J. MARQUES::Ninguém está dizendo que a jogada foi ilegal. É uma jogada válida, com certeza. Você pode fazer isso em qualquer jogo, basicamente: tomar ações que não te beneficiam de forma alguma apenas para entregar a vitória a determinado jogador.

    O kingmaking é algo que existe há muito tempo e já foi debatido de muitas formas, mas por que ele incomoda tanto?

    Porque ao se jogar algo com outras pessoas surge a figura do "círculo mágico". É aquele pedacinho de universo que existe à parte da realidade, e o círculo mágico é formado por regras. As explícitas são as regras do jogo conforme o manual define, e as implícitas são aquelas que o grupo concorda do que seria válido ou não.

    Nessas implícitas, podemos citar, por exemplo, as House Rules que um grupo decide adotar no jogo, e a partir daí ele compõe o círculo mágico.

    Da mesma maneira, temos o kingmaking, ou a marcação. Alguns grupos de jogos não se importam com isso: aquele jogador que sempre joga marcando outro, ou dar o golpe na galera para outro jogador ganhar só para ficar tirando sarro dos demais, etc.

    Se o grupo não liga para isso, ótimo. Isso agora vai fazer parte do círculo mágico daquela partida e todo mundo vai se divertir independentemente do que ocorrer.

    Mas se o grupo tem problema com esse tipo de atitude, e um jogador decide fazer algo que está fora do círculo mágico, isso vai trazer desconforto aos demais jogadores, o que parece muito com o que ocorreu de acordo com o OP.

    Então fica claro que o jogador quebrou o círculo mágico que havia na partida, e aparentemente isso ocorreu mesmo quando os demais jogadores tentaram dissuadi-lo da ação tomada.

    Com certeza terão mesas de jogos que vão achar essa jogada épica e vão se divertir e contarão histórias sobre como fulano fez um mega block e deu de bandeja a vitória para outro e todos vão rir muito. Mas, do relato do OP, acredito que muita gente nessa mesa ficou bem frustrada.

    Lembrem-se, independentemente do resultado de uma partida, o objetivo é todos se divertirem. Se alguém não se divertiu, é preciso avaliar o que está errado.

    Falou besteira hein.
    É um jogo de aliança. Onde como no relato, 3 jogadores se uniram pra prejudicar os outros. 
    Detalhe... Esses 3 unidos, um estava na frente e dois em último.. Isso parece união pra vc ou parece um kingmaking feito desde o começo? 

    E aí o jogador na frente dizendo q vai atrasar a vitória pra dar chance dos outros dois subirem de pontos? 

    Quer dizer, jogador A se prejudicar pra fazer outros subirem na pontuacao e prejudicar os jogadores q ele "não gosta" pode, mas um jogador resolver cancelar uma carta não pode? 

    Aí quando um dos prejudicados resolve fazer algo, acabou com o círculo mágico? 

    Detalhe, ele DISSE QUE IA apoiar. Podia nem fazer. Podia estar blefando. O TI 4 inclusive fala que ninguém é obrigado a honrar promessas. 

    E os outros se revoltaram por causa de um blefe. Ou mesmo q não fosse blefe, por algo totalmente legal e dentro do jogo. 

    Lembrando que a jogada que foi atrapalhada, não foi atrapalhada por estratégia por merecimento.. Foi basicamente por sorte de ter UMA carta que calhou ali. 

    E por sorte, outro jogador tinha outra carta que calhava ali também. 
    Ou seja, só vi choro de perdedor

    9
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES12/12/23 11:38
    J. MARQUES » 12/12/23 11:38

    Ovatsug Rednal::
    J. MARQUES::Ninguém está dizendo que a jogada foi ilegal. É uma jogada válida, com certeza. Você pode fazer isso em qualquer jogo, basicamente: tomar ações que não te beneficiam de forma alguma apenas para entregar a vitória a determinado jogador.

    O kingmaking é algo que existe há muito tempo e já foi debatido de muitas formas, mas por que ele incomoda tanto?

    Porque ao se jogar algo com outras pessoas surge a figura do "círculo mágico". É aquele pedacinho de universo que existe à parte da realidade, e o círculo mágico é formado por regras. As explícitas são as regras do jogo conforme o manual define, e as implícitas são aquelas que o grupo concorda do que seria válido ou não.

    Nessas implícitas, podemos citar, por exemplo, as House Rules que um grupo decide adotar no jogo, e a partir daí ele compõe o círculo mágico.

    Da mesma maneira, temos o kingmaking, ou a marcação. Alguns grupos de jogos não se importam com isso: aquele jogador que sempre joga marcando outro, ou dar o golpe na galera para outro jogador ganhar só para ficar tirando sarro dos demais, etc.

    Se o grupo não liga para isso, ótimo. Isso agora vai fazer parte do círculo mágico daquela partida e todo mundo vai se divertir independentemente do que ocorrer.

    Mas se o grupo tem problema com esse tipo de atitude, e um jogador decide fazer algo que está fora do círculo mágico, isso vai trazer desconforto aos demais jogadores, o que parece muito com o que ocorreu de acordo com o OP.

    Então fica claro que o jogador quebrou o círculo mágico que havia na partida, e aparentemente isso ocorreu mesmo quando os demais jogadores tentaram dissuadi-lo da ação tomada.

    Com certeza terão mesas de jogos que vão achar essa jogada épica e vão se divertir e contarão histórias sobre como fulano fez um mega block e deu de bandeja a vitória para outro e todos vão rir muito. Mas, do relato do OP, acredito que muita gente nessa mesa ficou bem frustrada.

    Lembrem-se, independentemente do resultado de uma partida, o objetivo é todos se divertirem. Se alguém não se divertiu, é preciso avaliar o que está errado.

    Falou besteira hein.
    É um jogo de aliança. Onde como no relato, 3 jogadores se uniram pra prejudicar os outros. 
    Detalhe... Esses 3 unidos, um estava na frente e dois em último.. Isso parece união pra vc ou parece um kingmaking feito desde o começo? 

    E aí o jogador na frente dizendo q vai atrasar a vitória pra dar chance dos outros dois subirem de pontos? 

    Quer dizer, jogador A se prejudicar pra fazer outros subirem na pontuacao e prejudicar os jogadores q ele "não gosta" pode, mas um jogador resolver cancelar uma carta não pode? 

    Aí quando um dos prejudicados resolve fazer algo, acabou com o círculo mágico? 

    Detalhe, ele DISSE QUE IA apoiar. Podia nem fazer. Podia estar blefando. O TI 4 inclusive fala que ninguém é obrigado a honrar promessas. 

    E os outros se revoltaram por causa de um blefe. Ou mesmo q não fosse blefe, por algo totalmente legal e dentro do jogo. 

    Lembrando que a jogada que foi atrapalhada, não foi atrapalhada por estratégia por merecimento.. Foi basicamente por sorte de ter UMA carta que calhou ali. 

    E por sorte, outro jogador tinha outra carta que calhava ali também. 
    Ou seja, só vi choro de perdedor

    Eu nao estava na mesa, nao conheco pessoalmente nenhum dos envolvidos.
    Formaçao de alianças do TI4 eh algo completamente comum e dentro do esperado, mas as alianças sao feitas sabendo que em algum momento elas serao quebradas, porque o jogo so aceita um vencedor (a nao ser eh claro que se jogue com house rules de times), entao elas apenas se sustentam enquanto eh benefica para tds os 'aliados'.
    Mas no caso relatado pelo OP, o jogador que fez o kingmaking nao era parte da aliança citada.
    Kingmaking e aliança sao coisas diferentes. Aliança eh tentar se beneficiar de alguma forma enquanto beneficia o aliado, kingmaking eh simplesmente fazer algo que nao te da nenhum beneficio para outro jogador se beneficiar.

    E novamente digo ue o kingmaking em si nao eh um problema. Ele so eh um problema se tds os envolvidos na aprtida nao o aceitam. Se todo mundo aceitar, maravilha.

    0
  • Eduluiz08
    121 mensagens MD
    avatar
    Eduluiz0812/12/23 11:40
    Eduluiz08 » 12/12/23 11:40

    Ovatsug Rednal::
    J. MARQUES:::Ninguém está dizendo que a jogada foi ilegal. É uma jogada válida, com certeza. Você pode fazer isso em qualquer jogo, basicamente: tomar ações que não te beneficiam de forma alguma apenas para entregar a vitória a determinado jogador.

    O kingmaking é algo que existe há muito tempo e já foi debatido de muitas formas, mas por que ele incomoda tanto?

    Porque ao se jogar algo com outras pessoas surge a figura do "círculo mágico". É aquele pedacinho de universo que existe à parte da realidade, e o círculo mágico é formado por regras. As explícitas são as regras do jogo conforme o manual define, e as implícitas são aquelas que o grupo concorda do que seria válido ou não.

    Nessas implícitas, podemos citar, por exemplo, as House Rules que um grupo decide adotar no jogo, e a partir daí ele compõe o círculo mágico.

    Da mesma maneira, temos o kingmaking, ou a marcação. Alguns grupos de jogos não se importam com isso: aquele jogador que sempre joga marcando outro, ou dar o golpe na galera para outro jogador ganhar só para ficar tirando sarro dos demais, etc.

    Se o grupo não liga para isso, ótimo. Isso agora vai fazer parte do círculo mágico daquela partida e todo mundo vai se divertir independentemente do que ocorrer.

    Mas se o grupo tem problema com esse tipo de atitude, e um jogador decide fazer algo que está fora do círculo mágico, isso vai trazer desconforto aos demais jogadores, o que parece muito com o que ocorreu de acordo com o OP.

    Então fica claro que o jogador quebrou o círculo mágico que havia na partida, e aparentemente isso ocorreu mesmo quando os demais jogadores tentaram dissuadi-lo da ação tomada.

    Com certeza terão mesas de jogos que vão achar essa jogada épica e vão se divertir e contarão histórias sobre como fulano fez um mega block e deu de bandeja a vitória para outro e todos vão rir muito. Mas, do relato do OP, acredito que muita gente nessa mesa ficou bem frustrada.

    Lembrem-se, independentemente do resultado de uma partida, o objetivo é todos se divertirem. Se alguém não se divertiu, é preciso avaliar o que está errado.


    Falou besteira hein.
    É um jogo de aliança. Onde como no relato, 3 jogadores se uniram pra prejudicar os outros. 
    Detalhe... Esses 3 unidos, um estava na frente e dois em último.. Isso parece união pra vc ou parece um kingmaking feito desde o começo? 

    E aí o jogador na frente dizendo q vai atrasar a vitória pra dar chance dos outros dois subirem de pontos? 

    Quer dizer, jogador A se prejudicar pra fazer outros subirem na pontuacao e prejudicar os jogadores q ele "não gosta" pode, mas um jogador resolver cancelar uma carta não pode? 

    Aí quando um dos prejudicados resolve fazer algo, acabou com o círculo mágico? 

    Detalhe, ele DISSE QUE IA apoiar. Podia nem fazer. Podia estar blefando. O TI 4 inclusive fala que ninguém é obrigado a honrar promessas. 

    E os outros se revoltaram por causa de um blefe. Ou mesmo q não fosse blefe, por algo totalmente legal e dentro do jogo. 

    Lembrando que a jogada que foi atrapalhada, não foi atrapalhada por estratégia por merecimento.. Foi basicamente por sorte de ter UMA carta que calhou ali. 

    E por sorte, outro jogador tinha outra carta que calhava ali também. 
    Ou seja, só vi choro de perdedor

    Concordo em número, gênero e grau. O kingmaking desde o inicio da aliança não foi problema? Aliás, um jogador atrasar o final de jogo pros amigos ficarem em segundo terceirolugar?! Num jogo que já leva de 8 a 12h?! Prefiro ser assimilado pelo necrovírus do que jogar com gente assim. 

    6
  • Iero
    246 mensagens MD
    avatar
    Iero12/12/23 12:09
    Iero » 12/12/23 12:09

    J. MARQUES::
    Ovatsug Rednal::
    J. MARQUES::Ninguém está dizendo que a jogada foi ilegal. É uma jogada válida, com certeza. Você pode fazer isso em qualquer jogo, basicamente: tomar ações que não te beneficiam de forma alguma apenas para entregar a vitória a determinado jogador.

    O kingmaking é algo que existe há muito tempo e já foi debatido de muitas formas, mas por que ele incomoda tanto?

    Porque ao se jogar algo com outras pessoas surge a figura do "círculo mágico". É aquele pedacinho de universo que existe à parte da realidade, e o círculo mágico é formado por regras. As explícitas são as regras do jogo conforme o manual define, e as implícitas são aquelas que o grupo concorda do que seria válido ou não.

    Nessas implícitas, podemos citar, por exemplo, as House Rules que um grupo decide adotar no jogo, e a partir daí ele compõe o círculo mágico.

    Da mesma maneira, temos o kingmaking, ou a marcação. Alguns grupos de jogos não se importam com isso: aquele jogador que sempre joga marcando outro, ou dar o golpe na galera para outro jogador ganhar só para ficar tirando sarro dos demais, etc.

    Se o grupo não liga para isso, ótimo. Isso agora vai fazer parte do círculo mágico daquela partida e todo mundo vai se divertir independentemente do que ocorrer.

    Mas se o grupo tem problema com esse tipo de atitude, e um jogador decide fazer algo que está fora do círculo mágico, isso vai trazer desconforto aos demais jogadores, o que parece muito com o que ocorreu de acordo com o OP.

    Então fica claro que o jogador quebrou o círculo mágico que havia na partida, e aparentemente isso ocorreu mesmo quando os demais jogadores tentaram dissuadi-lo da ação tomada.

    Com certeza terão mesas de jogos que vão achar essa jogada épica e vão se divertir e contarão histórias sobre como fulano fez um mega block e deu de bandeja a vitória para outro e todos vão rir muito. Mas, do relato do OP, acredito que muita gente nessa mesa ficou bem frustrada.

    Lembrem-se, independentemente do resultado de uma partida, o objetivo é todos se divertirem. Se alguém não se divertiu, é preciso avaliar o que está errado.

    Falou besteira hein.
    É um jogo de aliança. Onde como no relato, 3 jogadores se uniram pra prejudicar os outros. 
    Detalhe... Esses 3 unidos, um estava na frente e dois em último.. Isso parece união pra vc ou parece um kingmaking feito desde o começo? 

    E aí o jogador na frente dizendo q vai atrasar a vitória pra dar chance dos outros dois subirem de pontos? 

    Quer dizer, jogador A se prejudicar pra fazer outros subirem na pontuacao e prejudicar os jogadores q ele "não gosta" pode, mas um jogador resolver cancelar uma carta não pode? 

    Aí quando um dos prejudicados resolve fazer algo, acabou com o círculo mágico? 

    Detalhe, ele DISSE QUE IA apoiar. Podia nem fazer. Podia estar blefando. O TI 4 inclusive fala que ninguém é obrigado a honrar promessas. 

    E os outros se revoltaram por causa de um blefe. Ou mesmo q não fosse blefe, por algo totalmente legal e dentro do jogo. 

    Lembrando que a jogada que foi atrapalhada, não foi atrapalhada por estratégia por merecimento.. Foi basicamente por sorte de ter UMA carta que calhou ali. 

    E por sorte, outro jogador tinha outra carta que calhava ali também. 
    Ou seja, só vi choro de perdedor

    Eu nao estava na mesa, nao conheco pessoalmente nenhum dos envolvidos.
    Formaçao de alianças do TI4 eh algo completamente comum e dentro do esperado, mas as alianças sao feitas sabendo que em algum momento elas serao quebradas, porque o jogo so aceita um vencedor (a nao ser eh claro que se jogue com house rules de times), entao elas apenas se sustentam enquanto eh benefica para tds os 'aliados'.
    Mas no caso relatado pelo OP, o jogador que fez o kingmaking nao era parte da aliança citada.
    Kingmaking e aliança sao coisas diferentes. Aliança eh tentar se beneficiar de alguma forma enquanto beneficia o aliado, kingmaking eh simplesmente fazer algo que nao te da nenhum beneficio para outro jogador se beneficiar.

    E novamente digo ue o kingmaking em si nao eh um problema. Ele so eh um problema se tds os envolvidos na aprtida nao o aceitam. Se todo mundo aceitar, maravilha.

    Mas aí é que entra o outro lado. Quem não está na aliança acaba sendo prejudicado por ela. O benefício para quem fez o kingmaking no caso relatado é prejudicar os outros que o prejudicaram o jogo inteiro e o impediram de conseguir a vitória. A pessoa foi prejudicada e deu o troco. Se fosse um jogo full competitivo sem possibilidade de aliança eu até entenderia a reclamação, mas se tem uma aliança para mim não faz muito sentido a reclamação. Uma aliança naturalmente requer que em vários momentos você deixe de ganhar um benefício para que outros na aliança se beneficie em seu lugar. No caso um se beneficiou muito mais do que os outros na aliança, fica a pergunta: por que os outros mantiveram uma aliança não tão vantajosa por tanto tempo? Não estou dizendo que eles estejam errados, pode ser que tinham um plano para virar o jogo. Para mim tudo o que aconteceu está conforme o que um jogo desse tipo pode gerar.

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Twilight Imperium (4ª Edição) - Jogatina com Final Broxante!!
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