CONSERVANDO A COLEÇÃO: DO ARMAZENAMENTO AO COMBATE AO MOFO!
Olá Boardgamers!
Venho compartilhar com vocês algumas impressões e experiências que tenho na “guarda” e conservação de jogos. São cuidados e dicas que podem ser úteis para quem quer manter a “boa forma” da sua coleção.
Mais uma vez Atenção: SOPA NÃO É JANTA!
Isso mesmo...essa é minha opinião, assim como tudo que vocês vão ler aqui. Fiquem à vontade para discordar e manifestar suas próprias ideias, experiências e opiniões.
1-ARMÁRIOS FECHADOS OU PRATELEIRAS ABERTAS:
Aqui a questão é de gosto/preferência. Existem vantagens e desvantagens nos dois tipos, mas em geral as prateleiras abertas são mais usadas.
Armários Fechados:
- Vantagens: Menos poeira, menos exposição ao sol, limpeza menos frequente;
-Desvantagens: Mais risco de mofo, risco de traças, mais risco de esquecer os jogos (o que não é visto não é lembrado).
Prateleiras abertas:
-Vantagens: Mais beleza, coleção mais visível (aumenta a vontade de jogar), menos risco de mofo;
-Desvantagens: Mais exposição à luz, ambiente e sol (com o tempo as caixas podem ficar manchadas ou desbotadas), mais poeira (mais necessidade de limpar).
Eu entendo que a maioria dos Boardgamers gosta de “ver” e “admirar” suas coleções...por isso entendo a preferência por prateleiras abertas. Os meus estão em armários fechados por uma característica da região onde moro, onde havia uma fábrica próxima que espalhava fuligem, que grudava nos boards quando as janelas estavam abertas. Com isso mudei para armários com vidro e depois, mesmo sem a atividade da fábrica, não mudei de volta.
Interessante modelo aberto O que tenho em casa
2-CAIXAS DE JOGOS: HORIZONTAL OU VERTICAL:
Vou contar minhas experiências sobre essa questão: Guardei durante um tempo a maior parte das caixas em pé...a idéia era evitar empilhar jogos...mas não gostei dos resultados. Percebi que alguns inserts ficaram tortos com o tempo...pois o peso dos componentes em alguns jogos ficou todo concentrado em cima de alguns deles. Isso aconteceu com inserts de papelão e até de plástico. Desta forma preferi retornar a usar os jogos na horizontal. Com raras exceções deixo alguns na vertical (para aproveitamento de espaço), de preferência faço isso com os que não tem inserts muito finos e/ou peças muito pesadas.
3-CUIDADO AO EMPILHAR JOGOS:
Aqui um cuidado meio “esquecido”... ao empilhar caixas de jogos, respeite seus pesos (peso físico mesmo). É normal colocarmos os jogos que “mais veem mesa” em cima de outros menos jogados. Mas não dá para colocar as caixas da sua coleção de Zombicide empilhadas sobre a caixa do Catan, com o tempo a caixa do Catan vai ficar mole...pode não parecer...mas vai acontecer. Por isso, coloque os jogos mais pesados em baixo...e vá empilhando caixas por ordem de peso decrescente mais acima.
Não...não é assim!
Alguns colegas colocam uma folha de papel entre os jogos para facilitar tirar/puxar o cada jogo de uma pilha. De fato ajuda...mas acho preciosismo. Por outro lado tem que cuidar do hábito de tirar as caixas com cuidado evitando puxar pelo meio da tampa ou deixar as caixa de cima caírem sobre as de baixo (é básico, mas nem todo mundo tem paciência).
4-PREVENINDO SPLIT CORNERS:
É uma dica óbvia, mas vamos lá: Em jogos mais “velhos” e/ou mais jogados, é comum que com o tempo a borda das caixas comecem a “abrir”. Muitas vezes ocorre de repente, mas, quando é possível antecipar o problema, pode-se reforçar essas bordas com adesivo transparente. Em geral faço isso quando a “quina” da tampa/caixa começa a abrir na ponta da caixa ou quando está tão desgastada, que indica que pode abrir de uma vez. Coloca-se o adesivo transparente internamente e desta forma fica “não visível” reforçando a quina antes que “abra”. A idéia é manter a aparência da caixa (ao menos externamente) íntegra, antes que rasgue. Evite tirar os jogos puxando pela borda das tampas (outra obviedade!). Outra dica para evitar split é colocar os jogos com caixas mais desgastadas por cima de outros (respeitando a regra de peso citada anteriormente) assim você força menos as quinas e “atrasa” os split corners.
Puxadas pela tampa vão abrir e rasgar.
5-SLEEVAR OU NÃO, DÚVIDA ETERNA:
Se pudesse não colocaria sleeves em nada! Sou preguiçoso para esse tipo de coisa. Mas em um hobby tão caro, é preciso ter juízo e bom senso.
Conferindo o tamanho comprado (O chato!)
Para colocar (ou não) sleeves nas cartas dos jogos levo em consideração alguns critérios, que faço como perguntas para mim mesmo, por ordem de importância, para definir o que fazer:
- É party game? Se sim sleevo as cartas e PONTO.
Razão: – Em geral party games são mais “dinâmicos”, com partidas curtas, mas com muita manipulação e repetições. Muitas vezes jogados em ambientes mais informais, que envolvem (de fato) “festas”, onde as pessoas jogam bebendo ou comendo, muitas delas “não” são do hobby, e por isso não “tem as neuroses” que nós Boardgamers temos.
- A jogabilidade pode ser atrapalhada por cartas “marcadas”? Se sim...sleeve nelas.
Razão: Se no jogo as cartas ficarem marcadas, a jogabilidade ficará prejudicada, desta forma “obviamente” é essencial sleevar as cartas.
- As cartas são de material fino e/ou poroso? Se sim...sleeve!
Razão: Mesmo que não atrapalhe a jogabilidade...cartas finas podem dobrar e ficar marcadas, o que bons sleeves podem evitar. A mesma coisa com cartas com material poroso (em geral com cartas sem verniz) que vão acumulando marcas de sujeira/gordura com o uso. Vamos concordar que “dói na alma” ver as cartas todas sujas e manchadas com o tempo!
- As cartas são muito embaralhadas e/ou tem fundo escuro? Se sim, melhor sleevar.
Razão: A manipulação de cartas (com muito embaralhamento), especialmente com fundo escuro, deixam marcas...algumas perdem tinta, vão ficando foscas. Nesse caso pode valer a pena sleevar para manter a conservação.
Dicas extras:
-Troque os sleeves...sim, até sleeves ficam manchados e foscos! Já que investiu para não estragar as cartas de um jogo...invista de novo para mantê-lo bonito!
-Já vi casos de colegas que “sleevaram” tiles ou moedas. Entendo que em alguns casos pode parecer boa idéia, mas na maioria das vezes fica estranho. Nesse caso há lugares que vendem protetores de moedas que podem servir para essas “necessidades”.
5-COMO PREVENIR O MOFO:
Gostei do Gorgonzola! Vou levar!
O maior inimigo dos Boardgamers/Colecionadores é o MOFO. Abaixo algumas dicas de como preveni-lo:
- Use saquinhos de sílica nos armários: Pode colocar saquinhos de sílica nos armários/prateleiras onde guarda os jogos. Pela minha experiência pessoal isso ajuda, e muito, a reter umidade e assim não afetar os jogos;
- Use saquinhos de sílica nas caixas dos jogos: Pode colocar saquinhos de sílica nas caixas dos jogos para reter umidade. Mas aqui ATENÇÃO: a sílica também fica velha e ”perde” sua capacidade de reter umidade...por isso exige que seja trocada com certa frequência. Já vi saquinhos de sílica ficarem bem amarelados/escuros com menos de 90 dias...e se não forem trocados não tem nenhuma serventia além do “efeito psicológico” pro colecionador.
- Se possível deixe seus jogos em local ventilado. Abra as caixas dos jogos menos “usados” de vez em quando e deixe abertas por algumas horas em local com alguma incidência de sol por algumas horas. Mas atenção! Não é pra “bronzear” o jogo...é só um pouco de sol (30/40 minutos)...eu lhe garanto que seu jogo não está com “anemia”!
- Limpe os jogos (faço uma 1 vez a cada 45 dias). Uso panos quase secos com leves camadas de produtos de limpeza neutros...o ideal é uma mistura quase “rala” de vinagre branco, detergente neutro e água...não suficiente para grudar, deixar cheiro do vinagre, muito menos fazer espuma (é muito mais água e menos vinagre e detergente). Uso o CIF multiuso antimofo (imagem mais abaixo) tem a mistura que considero perfeita para a tarefa (vinagre e agentes de limpeza neutros).
- Use talco. Sim, eu uso talco nos meus board games. Talco seco (não cremoso) e sem perfume. Jogo um pouco no fundo, nas tampas das caixas e nos inserts...tiro o excesso com um pincel largo, e guardo os jogos. Em alguns casos jogo talco até nos tabuleiros e tiles (tirando o excesso, é claro) antes de guardar.
- Não deixe seus jogos muito perto do chão, principalmente se o piso é frio ou concreto. Esse tipo de piso pode reter ou transferir umidade, mantenha seus jogos em locais mais altos. Mantenha seus jogos/prateleiras de jogos longe de paredes que estão contra banheiros...é normal que essas paredes (mesmo não aparentando) tenham alguma umidade o que contribui para o aparecimento de mofo.
- Usar desumidificadores. Já vi colegas que tem e usam. Dizem que é bom para quem vive em regiões muito úmidas. O uso de ar condicionado (devidamente limpo, evidentemente) também ajuda a diminuir a umidade. Desta forma pode ser ligado no ambiente onde você guarda seus jogos às vezes.
6-COMO TIRAR/COMBATER O MOFO:
Quando o mofo já se instalou começa a árdua tarefa de combater o “mardito”!
Identifique as peças com mofo e passe um dos produtos abaixo:
1)CIF MULTIUSO EVITA MOFO (o mesmo que uso na limpeza): Apesar do nome “evita mofo” ele também tira o mofo...é o que eu mais uso, é eficiente e não abrasivo.
2) SANOL ANTIMOFO : Muito eficiente, mas uso menos, pois é mais abrasivo, deve ser usado com mais cuidado, pois já vi casos em que sai um pouco de verniz ou tinta das peças onde é passado.
3) INSPIRA MULTIUSO ANTIMOFO: Tenho usado esse um pouco mais ultimamente. Tem o mesmo principio ativo do Sanol, com concentração cerca de 3 vezes menor, talvez por isso seja menos abrasivo.
- A forma de usar é a mesma para os qualquer dos produtos: Passe uma camada fina com um pano (não vá encharcar o jogo de produto), deixe secar em local ventilado, e se possível com um pouco de sol.
- Dependendo da resistência do mofo terá que fazer isso várias vezes durante o dia, e deixar o jogo aberto em local seco, mas ventilado, de um dia para o outro, repetindo o processo novamente no dia seguinte.
- Passe o produto também em itens do jogo que não apresentam mofo (de preferência nele todo). Mas por quê Ludovício? Eu respondo Pequeno Gafanhoto: O mofo é um fungo, um organismo vivo, e por ser invisível em alguns níveis, pode não adiantar passar apenas onde você o vê...pois outras partes do jogo também podem estar acumulando o bicho, e depois vão se espalhar de novo, onde você não “tratou”.
- Quando eliminar o mofo (ou acreditar que chegou ao limite do combate) use talco seco e sem perfume na caixa e seus componentes e guarde o jogo (de preferência separado de outros que não apresentaram o problema). Depois de alguns dias (5-7) abra novamente para ver se não voltou ou se espalhou, caso necessário retome a “batalha”. Se não tiver reaparecido, retire o excesso de talco, guarde o jogo, e volte a “visita-lo” daqui a algumas semanas. Existem vários tipos de mofo, alguns são muito resistentes, por isso pode ser necessário retomar o “tratamento” várias vezes... pra ganhar esse “jogo”, muitas vezes, terá que ter paciência!
7- CUIDADOS NA HORA DE JOGAR:
Existe toda a “etiqueta” esperada para uma jogatina...mas não custa relembrar alguns itens mais “importantes” na hora da joga:
- Oriente seus colegas sobre os cuidados com comida e bebida na mesa. Como já citei em outro texto, acidentes com comida podem e (infelizmente) vão acontecer na mesa...o tamanho da “tragédia” é que pode ser diminuído com cuidados e alertas.
Esse não volta mais...
- Converse com seu grupo de jogo, explique os cuidados que você tem com seu jogo, explique que se trata de artigo caro e de coleção. Mas cuidado, não vá ser chato ou parecer esnobe e metódico. Se você orientar bem seus amigos de joga, não haverá constrangimento em pedir para corrigir comportamentos durante as partidas...coisas como colocar cartas/peças na boca, ficar entortando cartas, pegar componentes com dedos sujos, se apoiar nas caixas, etc.
- Use organizadores para colocar os componentes, assim fica mais difícil perder peças na hora de jogar e guardar. Peça para os colegas te ajudarem a guardar os componentes e olhar se não há nada caído no chão. Não tenha vergonha (se necessário) de contar a quantidade de algum componente se você viu que caíram peças no chão durante a jogatina (principalmente se está jogando fora da sua casa);
Organizadores...esse guardo na caixa
- Cuidado com cachorros, gatos e bebês...cachorros comem tudo que cai no chão...gatos adoram deitar dentro de caixas, e crianças “experimentam” tudo que vem na mesa. Não dá para culpa-los por nada nesses casos.
Enzo...devolve a cartinha do tio...ah...obrigado...
Bem pessoal, essas são as dicas que posso dar sobre cuidados na manutenção de uma coleção de board games.
Mas lembrem-se: Não seja o “CHATO DOS JOGUINHOS”...evite as neuroses...se você é um jogador, a prioridade é se divertir, ficar neurótico e sistemático com sua coleção de jogos vai “inevitavelmente” diminuir sua vontade, e dos seus amigos, de jogá-los com você.
Boa jogatina para você!