Boa tarde pessoal. Estou aqui para divulgar meu terceiro projeto. O segundo Volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! Já está nos finalmentes, agora é só balancear e testar, pois o principal já está pronto. Então já comecei a imaginar meu próximo projeto. Como o nome do post já diz o jogo será sobre as expedições ao centro da terra. Para quem não sabe minha formação é em letras, talvez por isso sou tão atraído pelo mundo literário. Então a premissa é essa, os eventos do livro Viagem ao centro da terra ocorreram e agora várias universidades do mundo todo querem enviar expedições para explorar esse novo ecossistema. Então os jogadores representariam essas expedições. O jogo seria uma alocação de trabalhadores com foco em cooperação e planejamento. A ideia é ter duas fases principais, uma de preparação da expedição e outra da própria expedição. Então os recursos e equipamentos seria adquiridos na preparação, e se algo faltar pelo caminho o jogador não teria como conseguir. Vou postar aqui o texto que já escrevi sobre (tudo ainda muito, muito, inicial) e algumas imagens de como imagino que vão ser as cartas e algumas coisas que já tenho esboçado. Espero que gostem.
Expedições ao centro da terra - Baseado no livro Viagem ao centro da terra
Ambientação
Após ser descoberto que no centro da terra há um ecossistema isolado e completamente novo para a humanidade vários governos começaram a investir em pesquisas com finalidades acadêmicas e financeiras. Os jogadores representam instituições de ensino do mundo que encaminham para o centro da terra expedições para explorar esse novo local em busca de retornos financeiros e conhecimentos acadêmicos.
Mecânicas
Alocação de trabalhadores com o incentivo de cooperação entre os jogadores
Perigos - várias situações podem por as expedições em risco, então os jogadores devem controlar o nível de perigo da expedição
Exploração - novos locais são descobertos conforme o jogo avança liberando mais opções de ações
Aprimoramento dos trabalhadores - pesquisadores com mais expedições vão ficando mais experientes e dando mais recursos aos jogadores.
Como ganhar - No final de cada ano os recursos de conhecimento dinheiro arrecadado são transformados em prestígio. O conhecimento dá prestígio, mas ele também pode ser utilizado para se adquirir melhorias. Já o dinheiro pode ser utilizado para comprar prestígio, porém assim ele terá menos recursos para a expedição do próximo ano.
Jogo se passa em 4 anos, cada ano uma expedição. Entre os anos há a fase de divulgação dos resultados, angariação de recursos e preparação para a próxima expedição.
Locais no tabuleiro terão símbolos que correspondem à: Flora, Fauna, Minérios, segurança e vida marinha. Embaixo de cada ícone um número correspondente ao número de cartas de cada baralho que o jogador irá comprar e escolher para sua pesquisa. Essa carta é colocada no local e a cada turno que aquele trabalhador passa naquele local ele recebe aqueles recursos de conhecimento. Outros trabalhadores podem ir ao local e eles recebem o recurso de conhecimento da sua pesquisa mais um recurso das pesquisas do mesmo local (desde que do mesmo tipo talvez).
Quando o jogador recolhe seu trabalhador ele pega a carta para um set colection que trocará por prestígios no final do ano. Isso seria apresentar uma pesquisa científica.
Ao colocar seu trabalhador num local você compra uma carta escolhendo o tipo disponível no local explorado. Essa carta é colocada no local e você recebe o conhecimento do local. No próximo turno você pode escolher permanecer no local e receber mais conhecimento ou retornar para o acampamento trazendo a carta consigo. Essa carta deixa de gerar conhecimento e será utilizada em um set colection e dará prestígio/fundos no final do ano.
Diferentes trabalhadores
Todos os jogadores começam com trabalhadores comuns, mas eles podem ser especializados nos campos abaixo.
Pesquisadores - Podem vir com alguma especialidade ou ganhar durante o jogo. Melhores para pesquisas de flora, fauna e vida marinha. (a parte de minério pode ser pesquisada também, mas no momento deixar aberto)
Mineradores - Extraem os minerais para financiar a expedição.
Trabalhador comum - Não é especial em nada, mas consegue se especializar
Trabalhador avançado - Ele não precisa ser recolhido, pode pular de um local para o outro.
Exploradores - cuidam da segurança da expedição, protegendo e abrindo novos locais de pesquisa.
Trabalhadores comuns ganham somente um recurso por carta. Pesquisadores ganham um a mais baseado em sua especialização. Mineradores ganham um recurso extra de minério. Exploradores exploram gastando menos recursos e são melhores em manter o ambiente seguro. Trabalhadores avançados não precisam ser recolhidos para irem para outro campo de trabalho.
Precisa ser verificado considerando a nova estrutura do turno.
Tabuleiro
Tabuleiro será em sua maioria cartas grandes com os locais explorados.
Para explorar os jogadores primeiro devem superar o perigo do local e esgotar os itens necessários que são pré requisitos da carta explorada. Mais de um explorador pode ser utilizado para liberar um local.
A expedição que participa da exploração recebe prestígio diretamente. Se mais de mais de uma expedição participar da exploração é visto quem foi o maior contribuinte e esse jogador ganhará mais pontos de prestígio.
Como irá funcionar o risco nos locais?
Todos os locais de pesquisa vão ter um nível de perigo. Para cada trabalhador no local ele irá rodar um dado.
Dados brancos possuem somente uma face de perigo.
Dados amarelos possuem duas faces de perigo.
Dados vermelhos possuem três faces de perigo.
Dados Pretos possuem quatro faces de perigo.
Pode aparecer em qualquer Deck uma carta de perigo essa verificação é feita e resolvida imediatamente.
Como é feita a verificação de perigo? A carta de perigo é comprada, ela descreve o evento que está ocorrendo. O jogador que comprou a carta de perigo irá jogar uma quantidade de dados de perigo igual ao número de trabalhadores no local da onde a carta de perigo foi comprada, ou na carta irá informar o local onde isso irá ocorrer. Todos os jogadores sofreram a penalidade caso sai a quantidade de ícones de perigo que pede a carta de perigo no lance de dados.
O nível da penalidade também dependerá do nível de perigo.
Como mitigar o perigo?
Os jogadores podem exaurir um explorador para rerolar um dado. Exploradores avançados podem fazer mais coisas, como mitigar diretamente. Itens talvez possam ser utilizados também.
Como funciona o turno
Uma rodada possui três etapas, manhã, tarde e noite. Isso não representa um dia propriamente dito, mas um resumo dos dias no ano da expedição. O turno começa com o primeiro jogador escolhendo secretamente um trabalhador e colocando ele numa das áreas de pesquisa disponíveis no tabuleiro. Os outros jogadores têm acesso aos tipos de pesquisadores que cada outro jogador tem, mas não podem saber quem foi alocado em determinado local. O segundo jogador coloca seu trabalhador e assim por diante até que todos os trabalhadores tenham sido alocados.
Com todos os trabalhadores alocados é feita a revelação dos trabalhadores. E na ordem de proximidade com o acampamento principal os locais de pesquisas são resolvidos.
Mas quais são as ações? O que você consegue indo aos locais?
Os locais, de forma geral, dão conhecimento, que vai sendo acumulado durante a partida. Ao atingir certos níveis de conhecimento, os jogadores podem comprar melhorias para seus trabalhadores.
O tabuleiro terá as trilhas de conhecimento em cada campo de pesquisa. Os benefícios de cada campo estão em branco e são sorteados no início da partida com tokens.
trilhas - nomes provisórios
Flora terrestre
Fauna terrestre
Minérios
Ecossistema marinho
Exemplos de tokens - Ganhar prestígio, ganhar recursos, ganhar uma melhoria de ajudante
No final do ano todo o conhecimento acumulado é resetado e transformado em prestígio conforme a tabela de conversão.
Exemplos de espaço no tabuleiro
Taxidermista acampamento padrão - Recolhe uma carta de animal de um local onde você tem um trabalhador para ganhar seus benefícios mínimos.
Local de transporte de carga viva acampamento padrão- Recolhe uma carta de animal de um local onde você tem um trabalhador para receber seus recursos completos (gasta dinheiro e é perigoso)
Locais de minério - Aparece em cartas de exploração, aumenta o minério do jogador para ter mais recursos no próximo ano.
Docas - construção de embarcações precisa ter para exploração da vida marinha.
Exemplos de cartas





