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  4. Porque esse jogo é bom? xD

Porque esse jogo é bom? xD

Clank!: Uma Aventura de Construção de Baralho
  • gustavocruz92
    108 mensagens MD
    avatar
    gustavocruz9205/12/23 12:15
    gustavocruz92 » 05/12/23 12:15

    Marllos Dias::
    gustavocruz92::Eu tenho o clank catacombs e ainda estou a algumas partidas adiante pra decidir se vou ficar com ele ou não.

    O jogo é bacana, mas não é tão leve quanto estão falando. As cartas que você compra vão ter impacto nas jogadas futuras, então vc tem que ter cérebro pra planejar o que vai fazer, além do que são muitas cartas e cada uma tem um efeito específico. Os múltiplos caminhos tbm vão aumentar as possibilidades do que pode ser feito.

    O jogo dá um desesperinho de sair logo do labirinto, pq é comum vc tomar knockout e não conseguir da dungeon e simplesmente fazer zero pontos kkk

    Outra coisa que ñ é tão compatível com um jogo casual é o downtime. Pelo menos no catacombs, eu achei que o jogo pode ficar um pouco demorado, pode ser pq minha cópia seja em inglês, mas eu andei sondando tudo isso com um pessoal no BGG e todo mundo me confirmou que clank não é um deckbuilding tão casual como o pessoal pinta.

    Não é mesmo. Ele pode ser casual pra quem está há anos jogando, mas certamente não é pra quem é completamente cru nesse mundo. Joguei tanto ele (também tenho a versão Catacombs) quanto o The Quest for El Dorado com novatos, e o pessoal pegou a manha do último bem mais rápido que do primeiro. Apesar de ambos divertirem, eu acho Clank muito mais jogo. Mas não é ele que eu uso pra apresentar deckbuilding pra novos jogadores, e sim o El Dorado. A gestão dele é bem mais simples, já que você só tem os símbolos pra se movimentar nos terrenos ou as moedas pra comprar cartas, e os efeitos das cartas são bem mais simples. No Clank há muito mais variedade de cartas, quatro tipos de moeda de transação pra gerir (habilidade, espadas, botas e moedas), o dano dos Clanks e, no caso do Catacombs, as interações com as salas do tabuleiro. É muita coisa pra quem só está acostumado com Uno administrar. Sobre a tensão em si, eu adoro o jogo justamente por conta desse medo e desespero que você falou, como quando você compra cartas da fila pra tentar forçar o ataque do dragão e matar algum adversário que já esteja "no bico do corvo", mas eu entendo que isso pode não ser pra qualquer um. Enfim, tem muita coisa boa de deckbuilding no mercado, e que bom que ele voltou ao catálogo.


    É isso, vc pontuou 100% do que eu queria dizer.
    É, de fato, bem legal isso tudo que você falou, os diferentes efeitos da cartas são bem legais, ao mesmo tempo que podem deixar vc com uma queimação de cachola foda se vc ficar naquela paralisia de análise. Outra coisa é essa tensão de ir clancando pra provocar o ataque do dragão, eu senti tudo isso, meio que um clima hostil de tenho que sair logo daqui, o foda é vc jogar esse jogo com pessoas muito mais inteligentes que você.
    Eu só joguei uma vez com meu irmão e, na minha jogada final, eu vazei com uns 100~115 pontos (não lembro) na esperança de matar meu irmão que tava na pindaíba, mas ele conseguiu fazer uma sequência de jogadas absurdas e saiu do templo com quase 200 pontos. O pessoal do bgg falou que nem sempre isso acontece e que nem sempre o jogador mais inteligente leva a vantagem, eu to levando isso em consideração pra tentar novas rodadas e decidir se vou ficar com o jogo.
    Outra coisa é justamente a questão de apresentar isso pra novas pessoas. Eu fico sinceramente me perguntando se vale apena eu tentar mostrar isso pra minha namorada, por exemplo, ou se vai acabar sendo uma experiência horrenda ou tediosa pra ela. 

    0
  • Iero
    246 mensagens MD
    avatar
    Iero05/12/23 12:29
    Iero » 05/12/23 12:29

    Eu já tive 2 experiências diferentes na hora de apresentar clank a pessoas que não estão acostumadas com bgs modernos. Um grupo simplesmente amou. A mãe de um amigo já queria até comprar o jogo, ela estava no jogo e achou incrível. Outro grupo não gostou e achou muito complexo. Então acho que depende do grupo. Mas pessoalmente eu acho o base um jogo bem tranquilo de apresentar e muito divertido. Atualmente eu e minha esposa estamos jogando o legacy com um casal de amigos e cada partida tem sido épica.
    Clank como deckbuilding me parece bem simples, até porque você é obrigado a jogar todas as cartas da mão. Inclusive, estou querendo muito um jogo de deckbuilding mais estratégico. Se alguém tiver um dica.

    1
  • CaueKO
    137 mensagens MD
    avatar
    CaueKO05/12/23 13:51
    CaueKO » 05/12/23 13:51

    Iero::Eu já tive 2 experiências diferentes na hora de apresentar clank a pessoas que não estão acostumadas com bgs modernos. Um grupo simplesmente amou. A mãe de um amigo já queria até comprar o jogo, ela estava no jogo e achou incrível. Outro grupo não gostou e achou muito complexo. Então acho que depende do grupo. Mas pessoalmente eu acho o base um jogo bem tranquilo de apresentar e muito divertido. Atualmente eu e minha esposa estamos jogando o legacy com um casal de amigos e cada partida tem sido épica.
    Clank como deckbuilding me parece bem simples, até porque você é obrigado a jogar todas as cartas da mão. Inclusive, estou querendo muito um jogo de deckbuilding mais estratégico. Se alguém tiver um dica.

    Se for pra jogar em 2-3 Arnak com certeza, se for jogar em 4 ai compara com o Duna Imperium pra ver qual faz mais seu gosto (lembrando q a Devir ta enrolando pra lançar as exps do Arnak enquanto no caso do Duna a Galápagos ta trazendo td).
    Agora sobre o tópico, o Clank é um ótimo jogo, não acho tão pesado mas tbm não é bobo, diverte muito, partidas rápidas e varia bastante de uma para outra. A última vez q joguei foi quando aluguei e em um final de semana joguei 7 partidas com meu cunhado kkk 
    Obs: veio caro demais, mas não quero perder a oportunidade e vou comprar mesmo assim...

    1
  • fugasx
    91 mensagens MD
    avatar
    fugasx05/12/23 21:26
    fugasx » 05/12/23 21:26

    o jogo é bom, mas é mais pro lado casual, o legacy dele curti demais dá para modificar melhor o deck.

    1
  • tpcordeiro
    1755 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro06/12/23 02:15
    tpcordeiro » 06/12/23 02:15

    lucas_ferra::Bom dia galera, para os amantes de clank, gostaria de entender o que vocês mais gostam no game, confesso que nunca vi nada dele e nem sei a gameplay, mas sempre fico curioso com as notas e reviews dele, esse lançamento novo me fez repensar, vale a pena investir nele?
    Minha mesa é mais puxada para o casual, importante levar em consideração ;D

    Me considero um cara q gosta de jogos médios, médio-pesados. As minhas primeiras 3 ou 4 partidas de Clank foram desastrosas, eu achava incrivelmente irritante a sorte (ou, mais precisamente, a falta dela) durante o jogo, seja nas cartas q apareceriam, nos tokens abertos ou nos clanks sorteados no saquinho. Até q em determinado momento lá pela 5a partida, algo "clicou" (ou seria "clankou"?) para mim: "A ideia é exatamente essa, a sorte faz parte do jogo, a intenção é se divertir! Não se leve tão a sério!"
    A partir daí, o jogo mudou totalmente de perspectiva pra mim. Quando passei a não me preocupar mais em levar a estratégia a ferro e fogo e simplesmente me divertir com oq aparecia, fosse positivo ou negativo, parece até q os deuses dos boardgames começaram a sorrir pra mim.
     
    Acho q o grande diferencial do Clank, fora o fator diversão, se zoar e zoar o amiguinho, é a capacidade q ele tem de criar caminhos totalmente diferentes. Em uma partida pode sair tudo perfeitamente certo e vc vai pegar seus tesouros e sair ileso, em outra partida vc pega o tesouro mas fica pelo castelo, torcendo para q ninguém mais saia e em outra vc simplesmente afunda pela dungeon e não consegue nem pontuar. E se vc encarar o jogo da maneira q ele está esperando q vc encare, todas essas partidas poderão ser igualmente prazerosas pra vc.

    3
  • Darkmindbr
    34 mensagens MD
    avatar
    Darkmindbr06/12/23 08:09
    Darkmindbr » 06/12/23 08:09

    tpcordeiro::
    Me considero um cara q gosta de jogos médios, médio-pesados. As minhas primeiras 3 ou 4 partidas de Clank foram desastrosas, eu achava incrivelmente irritante a sorte (ou, mais precisamente, a falta dela) durante o jogo, seja nas cartas q apareceriam, nos tokens abertos ou nos clanks sorteados no saquinho. Até q em determinado momento lá pela 5a partida, algo "clicou" (ou seria "clankou"?) para mim: "A ideia é exatamente essa, a sorte faz parte do jogo, a intenção é se divertir! Não se leve tão a sério!"
    A partir daí, o jogo mudou totalmente de perspectiva pra mim. Quando passei a não me preocupar mais em levar a estratégia a ferro e fogo e simplesmente me divertir com oq aparecia, fosse positivo ou negativo, parece até q os deuses dos boardgames começaram a sorrir pra mim.


    Foi exatamente por isso que me arrependi de vender Lords of Waterdeep. Enquanto meu grupo de amigos de longa data e bêbados falava que era um jogo genérico, aplicado à qualquer que seja o tema, foi no descritivo das cartas que encontrei a minha diversão, cada ação proporcionava essa lógica de "pagar" vários cubos pretos ladrões para fundar uma organização de ladrões e etc. Me divirto muito mais jogando com minha esposa e irmão por esse motivo, eles compraram a ideia do jogo e não é sempre que seu grupo vai acatar esse flavor.

    Voltando ao tópico:

    Falando especificamente de Clank, eu só não vendo o meu por ser difícil arrumar outro, comprei quando o preço era 250 lá em 2018-19. As cartas tem uns textos legais de ambientação inerentes à uma aventura de rpg, mas o que eu acho muito repetitivo é o tabuleiro. O caminho é sempre o mesmo, se fosse modular, ou pudesse ser montado e revelado através de tiles daria muito mais fé ao deck que você monta. Me incomoda apresentá-lo a novatos, eles gostam e me julgam por achá-lo enfadonho. Mas é típico de jogos que após umas 10-15 partidas você já manjou (aconteceu cmg o mesmo em Wingspan).

    0
  • guschafer
    152 mensagens MD
    avatar
    guschafer06/12/23 08:15
    guschafer » 06/12/23 08:15

    Clank para mim é um dos melhores jogos de construção de baralho misturado com outras mecânicas. Mas é um jogo que precisa ter as expansões. Apenas o jogo base vai cansar rapidinho.

    Entre os jogos que joguei que misturam construção de baralho com outras mecânicas o Clank e o Few and Cursed para mim são os mais legais. Clank para a galera mais casual e Few and Cursed para a galera mais sangue nos olhos.

    De todos os jogos que peguei com essas mecânicas mescladas, esses dois foram os únicos que permaneceram na coleção.

    Mas o Clank, com expansões.

    Abs

    0
  • eduardoroyer
    107 mensagens MD
    avatar
    eduardoroyer06/12/23 09:16
    eduardoroyer » 06/12/23 09:16

    Darkmindbr::
    tpcordeiro::
    Me considero um cara q gosta de jogos médios, médio-pesados. As minhas primeiras 3 ou 4 partidas de Clank foram desastrosas, eu achava incrivelmente irritante a sorte (ou, mais precisamente, a falta dela) durante o jogo, seja nas cartas q apareceriam, nos tokens abertos ou nos clanks sorteados no saquinho. Até q em determinado momento lá pela 5a partida, algo "clicou" (ou seria "clankou"?) para mim: "A ideia é exatamente essa, a sorte faz parte do jogo, a intenção é se divertir! Não se leve tão a sério!"
    A partir daí, o jogo mudou totalmente de perspectiva pra mim. Quando passei a não me preocupar mais em levar a estratégia a ferro e fogo e simplesmente me divertir com oq aparecia, fosse positivo ou negativo, parece até q os deuses dos boardgames começaram a sorrir pra mim.


    Foi exatamente por isso que me arrependi de vender Lords of Waterdeep. Enquanto meu grupo de amigos de longa data e bêbados falava que era um jogo genérico, aplicado à qualquer que seja o tema, foi no descritivo das cartas que encontrei a minha diversão, cada ação proporcionava essa lógica de "pagar" vários cubos pretos ladrões para fundar uma organização de ladrões e etc. Me divirto muito mais jogando com minha esposa e irmão por esse motivo, eles compraram a ideia do jogo e não é sempre que seu grupo vai acatar esse flavor.

    Voltando ao tópico:

    Falando especificamente de Clank, eu só não vendo o meu por ser difícil arrumar outro, comprei quando o preço era 250 lá em 2018-19. As cartas tem uns textos legais de ambientação inerentes à uma aventura de rpg, mas o que eu acho muito repetitivo é o tabuleiro. O caminho é sempre o mesmo, se fosse modular, ou pudesse ser montado e revelado através de tiles daria muito mais fé ao deck que você monta. Me incomoda apresentá-lo a novatos, eles gostam e me julgam por achá-lo enfadonho. Mas é típico de jogos que após umas 10-15 partidas você já manjou (aconteceu cmg o mesmo em Wingspan).

    Pensando nisso de ser modular, será que não teve algum abençoado que fez um pnp baseado no catacombs pra adaptar?

    0
  • Wamucy
    279 mensagens MD
    avatar
    Wamucy06/12/23 09:25
    Wamucy » 06/12/23 09:25

    Cara, Clank é incrível pra quem gosta dos mesmos elementos que eu. 
    Pegou uma temática que eu amo, a exploração de masmorra, mas aqui diferente da maioria é cada um por si.
    Existe uma corrida pra ver quem pega primeiro os artefatos, junto com o fato de escolher sua rota da melhor maneira, ao mesmo tempo que decide seu deck. 
    A medida que o jogo avança a emoção só aumenta e rola aquele desespero pra sair da masmorra com vida. 
    Tem sorte? Claro, mas isso trás emoção ao jogo. 
    Eu não trocaria ele pelo Duna jamais, muitoooo menos por Arnak como falaram ai. Em Clank você tem um jogo muitooo mais temático, emocionante e mais fácil de explicar, com downtime muito menor. Agora se você se incomoda com a sorte do Dragão, vá nos euros secos ai e conte seus pontos de vitória kkk. 

    Sobre as comparações: Não trate o Clank somente como um jogo de deck building. Entre alocação de trabalhadores e movimentação no tabuleiro, o Clank te passa muito mais a sensação de estar em na pele de um personagem. 
    Temática muito mais forte, no final em Duna tanto faz a temática ali e Arnak no final é apenas ficar administrando recursos. 
    No quesito sorte, quando você entrar em uma masmorra com um dragão espero que a sorte te acompanhe, se morrer você que caçou tb kkk. O jogo é muito, muiito divertido, no final isso que importa pra mim. 

    Sobre expansões, com certeza quanto mais mapas melhor, mas o deck faz o jogo ser totalmente diferente, pode ficar tranquilo. 

    Se tiver na dúvida, para na frente de uma mesa dele e dos outros e olha nos rostos das pessoas qual delas estará divertindo mais kkk

    1
  • andre_fcl
    439 mensagens MD
    avatar
    andre_fcl06/12/23 09:36
    andre_fcl » 06/12/23 09:36

    Acho Clank um jogo muito divertido e o objetivo principal é testar ate onde vai a ganancia da pessoa. To com 2 expansões que comprei pelo Tiendamia a um preço ótimo.

    O mapa base acaba se tornando repetitivo demais após algumas partidas e as expansões acrescentam uma vida enorme ao jogo, não só pelos mapas diferentes (cada mapa também é frente e verso) como também pelas pequenas novas mecânicas que cada uma acrescenta.

    Uma das coisas que talvez role um ponto de atenção é porque o final de jogo é dado pelos próprios jogadores, ja estive em mesas que ninguém queria sair do mapa porque simplesmente queria coletar um monte de coisa (inclusive eu kkkkk), mas ja estive em outras que alguns se chatearam porque o cidadão pegou o tesouro mais barato e vazou. Existe esses dois extremos hahaha :D.

    Comparar esse jogo com Arnak acho um erro, são jogos completamente diferentes não só em gameplay como também no deckbuilding...o Arnak é focado numa construção de curto prazo, são 5 rodadas, e você, basicamente, tenta construir seu próximo turno da melhor forma que quiser. O baralho não vai ficar girando em sua mão como acontece em Clank ou até mesmo no Duna (que mesmo tendo alocação de trabalhadores ele gira mais que no arnak, mas menos que no Clank)

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